Linha Defensiva

Testes com adwares em programas P2P

A Linha Defensiva testou vários programas P2P para ver quais possuíam adwares.

Os programas para troca de arquivos baseados em redes P2P se tornaram extremamente populares, principalmente para o download ilegal de arquivos de música. Aproveitando-se desse sucesso, os desenvolvedores dos programas P2P praticamente criaram a indústria dos adwares. Uma coisa que passa pela cabeça de todo internauta quando vai baixar um software P2P é: ele possui adware?

Para responder essa pergunta, a Linha Defensiva testou vários programas P2P para saber quais os adwares que os programas instalavam e se era possível removê-los sem maiores dores de cabeça.

Os programas melhoraram muito desde que iniciou-se a prática de incluir softwares de terceiros como patrocínio. A maioria dos programas de desinstalação funciona bem, e muitos programas que instalavam adwares não instalam mais.

Programas Testados
Programas Limpos e Recomendados

Kazaa

O Kazaa Media Desktop 3.0, da Sharman Networks, modificou recentemente a lista dos adwares incluídos pelo programa.

O Kazaa Media Desktop instalou 4 componentes de adware no computador, além de possuir anúncios internos no próprio programa. Na lista seguinte você confere os adwares instalados pelo programa:

  • The Best Offers
  • InstaFinder
  • RxToolBar
  • Need2Find

Devido a um dos componentes acima, diversas palavras-chave serão sublinhadas nas páginas web contendo links para anunciantes. Esses links, somados aos pop-ups criados pelo The Best Offers e os anúncios internos do Kazaa, farão seu computador ficar bastante lento.

Nos testes feitos pela Linha Defensiva, o programa de desinstalação do Kazaa funcionou perfeitamente, restando apenas o Need2Find. Ele pode ser removido facilmente, também, através do Adicionar/Remover Programas.

Kazaa Lite Ressurection

A nova versão do Kazaa Lite não possui qualquer anúncio ou programa de terceiros. A página principal exibida pelo programa, entretanto, exibe dezenas de anúncios. Mesmo assim esses anúncios não podem ser considerados pertencentes ao programa.

Note que o Kazaa Lite Ressurection, apesar de ser uma alternativa ao Kazaa totalmente sem anúncios, é um software ilegal por violar os direitos autorais da Sharman Networks sobre o Kazaa. Por esse motivo, diversas fontes onde você pode obter o arquivo são pouco confiáveis e podem estar contaminadas com os mais diversos trojans.

Por esse motivo, o software não é recomendado.

Kazaa 2005

O Kazaa 2005 foi testado por ser relativamente popular e ser também uma versão em português do Kazaa.

Por algum motivo que não foi deixado claro em lugar algum no programa de instalação, o programa pede seu E-mail e CEP, dizendo que você conseguirá downloads mais rápidos caso esses dados sejam preenchidos. Como você pode perceber, nenhum outro programa P2P pede seu e-mail e seu CEP, simplesmente porque esses dados não são requeridos para nenhuma atividade comum em redes P2P — muito menos podem deixar seu download mais rápido.

O software não exibe qualquer política de privacidade para explicar ao usuário o que será feito com os dados. O software também diz que você deve desinstalar qualquer outro software P2P e não deixa claro o motivo do pedido.

Depois de instalado, foi constatado que essa é apenas uma versão remarcada do Kazaa Lite Ressurection, que não exibe licença ou política de privacidade durante a instalação, além de ser ilegal.

Devido a isso, o programa não é recomendado.

Warez P2P

O Warez P2P instala dois componentes de adware: C2.lop e new.net domains. Ambos são opcionais e você pode optar por não instalá-los durante o programa de instalação.

Na tela Choose Components, em ‘Extra component Plugins’ deve ser desmarcada a opção “New.net Domain Support” para que não seja instalado o new.net.

O interessante é que se você deixa essa opção marcada e clica em Next, o programa de instalação mostrará uma tela adicional com a licença do new.net e que o Warez P2P é patrocionado somente pelo New.net.

O que é dito nessa tela é uma grande mentira, já que na próxima tela (“Chosse additional features and settings”) a opção do meio (“Run Contextual Based Supported ads while browsing”) é na verdade a opção para instalar o outro adware: o C2.lop. Essa opção (marcada por padrão) deve ser desmarcada para que não sejam instalados os componentes do C2.lop.

O modo que o programa de instalação foi feito deixa claro que o objetivo é enganar o usuário e fazer com que os adwares sejam instalados. Indiferentemente das opções selecionadas, anúncios internos serão exibidos no programa.

O programa de desinstalação do Warez P2P não remove os softwares adicionais. É necessário que o “Search Plugin” (C2.lop) e o new.net domains sejam desinstalados manualmente no Adicionar/Remover Programas.

Morpheus

O Morpheus sofreu uma reformulação. O programa sempre foi conhecido por instalar os mais diversos tipos de adware, sendo considerado pior do que o Kazaa em questão de adwares antes da sua reformulação. Depois que a C|Net Download.com removeu todos os softwares que incluíam spywares, o programa removeu os componentes de terceiros.

Os únicos anúncios exibidos pelo Morpheus se encontram dentro do programa.

iMesh

Além de possuir os anúncios internos (anúncios exibidos dentro do programa), o iMesh instala uma barra chamada “iMeshBar”, que na verdade é uma versão remarcada da barra MySearchBar, que é detectada como spyware por alguns anti-spywares.

A Barra pode ser removida no Adicionar/Remover Programas separadamente e o programa continuará funcionando da mesma forma (sem a barra), apenas com os anúncios internos.

Por outro lado, desinstalar o iMesh não remove a iMeshBar, que deve ser desinstalada separadamente de qualquer forma.

eDonkey2000

O eDonkey2000, na versão suportada por adwares, obriga o usuário a instalar o Save!, da WhenU. O programa exibe uma tela dizendo que o programa foi certificado pela Aluria Corporation como Spyware-Free (sem spywares).

Isso se deve ao fato que a Aluria fechou um negócio com a WhenU onde a Aluria removeria o Save! da base de dados para que a WhenU disponibilizasse uma versão do antispyware da Aluria junto com o Save!. O resultado foi o WhenUControl: um antispyware que é suportado por um adware.

De qualquer forma, além do WhenU Save!, o programa ainda oferece opções para que o usuário instale outros dois adwares: Accoona Toolbar e New.net Domains. Para que esses adwares não sejam instalados, basta desmarcar as caixas nos últimos passos da instalação.

Nos testes da Linha Defensiva, o Save! desinstalou-se automaticamente logo depois que o programa foi instalado. Isso aconteceu porque o Save! possui um mecanismo para detectar se o software (eDonkey2000) está instalado no computador. Caso o programa não esteja no computador, ele se desinstala automaticamente.

Esse mecanismo é falho. O simples fato de o programa estar na pasta Arquivos de Programas ao invés da Program Files fez com que o Save! ativasse sua rotina de desinstalação por ser incapaz de detectar a presença do eDonkey2000.

Mesmo que você instale ele na pasta Arquivos de Programas e remova o Save! devido ao seu bug e não instale os adwares adicionais, o programa ainda exibe adwares internos.

Programas Recomendados

SoulSeek

O programa SoulSeek, distribuído pelo portal slsknet.org, é totalmente livre de qualquer adware ou spywares. Na verdade, o SoulSeek é o programa P2P mais simples testado. O programa funciona como uma “comunidade” e, diferente dos outros programas, o download é feito de apenas uma única fonte.

O foco do programa é a distribuição de músicas de bandas independentes ou pouco conhecidas.

eMule

O eMule é, sem dúvida alguma, o melhor programa para a rede eDonkey2000.

Diferentemente do eDonkey2000, o eMule não possui nenhum spyware, adware ou programas de terceiros incluídos e é um programa de código aberto, distribuído pelo emule-project.net. O programa é totalmente em português e tem como o foco a distribuição de arquivos grandes (com mais de 50 MB). Como é necessário ficar um bom tempo conectado para fazer o download dos arquivos devido a existência de enormes filas, o programa é recomendado para todos que fazem o uso de programas P2P com freqüencia.

É um dos programas para compartilhamento de arquivos mais usados atualmente.

Shareaza

Distribuído pelo Shareaza-SF.net, o Shareaza é um ótimo programa P2P que integra as redes Gnutella1, Gnutella2, eDonkey2000 e BitTorrent. O cliente BitTorrent, apesar de funcionar, tem poucos recursos. O suporte à rede eDonkey2000 também é precário.

O Shareaza é um programa recomendado como alternativa ao Kazaa para a troca casual de arquivos usando as redes Gnutella1 e Gnutella2.

BitTorrent

Para a rede BitTorrent, existem vários clientes sem qualquer spyware ou adware. O cliente oficial do BitTorrent, por exemplo, não possui qualquer spywares/adwares, porém não tem as funcionalidades que outros clientes possuem.

A Linha Defensiva recomenda o programa Azureus. Além de ser em Java e suportar várias plataformas, o programa tem suporte a plugins, links magnet e também permite selecionar quais arquivos você quer baixar de um torrent. A interface do programa também é amigável e de fácil uso e configuração.

O único problema do Azureus é o consumo de recursos do sistema: o programa é um verdadeiro devorador de memória RAM e consome facilmente quantias maiores de 60MB.

Próxima página

Na próxima página você poderá conferir dicas para se proteger dos trojans que existem em redes P2P.

 
imprimir
Compartilhe
  • Kazaa modifica lista de adwares
    O famoso programa de troca de arquivos Kazaa mudou a lista de adwares instalada nos computadores dos usuários. 03/10/2005
  • Vírus brasileiro se espalha por programas P2P
    Vírus copia a si mesmo para pastas de programas de troca de arquivo usando três nomes diferentes. 27/11/2007
  • Site do MMG é pichado
    O site do Marketing Metrix Group (MMG), grupo responsável pela distribuição do adware Aurora através de torrents, foi pichado por um membro do grupo de defacers brasileiros Fatal Error. O MMG se especializa na distribuição de conteúdo através de redes Peer to Peer (P2P), tais como KaZaA (FastTrack), eMule (eDonkey2000), Gnutella e BitTorrent. A rede BitTorrent 17/06/2005
  • Justiça paranaense considera programas P2P ilegais
    Divulgar programas de trocas de arquivos em páginas com banners pode caracterizar crime, segundo decisão do TJ/PR 15/09/2009

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores

  • http://linhadefensiva.uol.com.br Altieres R.

    Tercio de Melo

    Você obteve o programa através do BitTorrent.com? Qual seu antivírus? Qual o vírus detectado?

    Verificamos um falso-positivo (detecção incorreta do arquivo) por parte do Kaspersky no cliente original. Antivírus também erram (e com freqüencia), portanto tome cuidado antes de fazer uma acusação. O BitTorrent não está infectado, a não ser que você tenha obtido ele através de terceiros.

    Note também que alguns clientes de BitTorrent possuem vírus/spyware, o que não é o caso do cliente original nem do Azureus.

  • Ademir Gomes

    Hoje eu uso o Emule, mas eu ja usei o Shareazza (uma versão mais antiga do que a que esta no site da Shareazza, pois acho que essa versão nova so consome recursos) e a mesma coisa se aplica para o Kazaa, eu tenho a versão 2.4 do Kazaa, que peguei bem antes da luta judicial entre os Kazaa, essa versão não tem Spyware nem Adware, bem o que eu gostaria de dizer que que o Emule é excelente para baixar arquivos grandes, mas tem que ficar conectado sempre e disponibilizar uma grande quantidade de arquivos na rede, so assim vc tera uma grande pontuação e consequentemente vc podera fazer Dowloads muito mais rápidos. Agora para baixar arquivos menores eu recomendo o Kazza (a versão 2.4) que é bem simples, consome poucos recursos e é em portugues….

  • eduardo

    Gostei dessa análise feita pelo site linha defensiva, sobre tudo porque sei que estou utilisando um programa confiavel (emule).

  • Seizi Miyahara

    Gostei muito da análise, parabéns.
    Eu uso o eMule, antigamente por falta de configuração nunca havia conseguido nada nele, todavia, após acertar a configuração do modem(bandalarga) com id alta ficou ótimo.

  • Arthur da Silva Gonçalves

    Gostaria de dizer que achei muito boa a análise do Linha Defensiva. Antes eu usava vários programas que continham ad-wares (Imesh e Kazaa), mas agora eu estou usando o Shareaza. Gostaria também de firsar um problema do eMule, que não deixa ele ser tão bom: com a minha conexao ADSL, as taixas de download de arquivos não passam de 5 KB/s, taxa de internet discada. Por isso é que não acho ele tão bom…

  • Pedro

    Já foi pedido, mas como vocês não atenderam, eu também gostaria de pedir a análise do Ares. Obrigado.

  • David

    Parabéns pela matéria!!! Com importante conteúdo para quem usufrui de rede P2P na internet.
    Um grande software que sinto falta hoje em dia é do velho AudioGalaxy, o que quisesse encontrava-se nele, velhos tempos.

  • http://linhadefensiva.uol.com.br Altieres R.

    Tanto o Limewire quanto o Ares já foram verificados.

    Vejam na lista do AVS.

    Ambos estão limpos.

  • mauro

    olá , amigos da linha defensiva . finalmente uma matéria séria e confiável sobre os programas p2p . eu li toda a matéria e todos os comentários atentamente e ficou uma dúvida .
    e o programa winmx vocês não falaram ,dele ele existe ainda , será que é bom ?
    desde já um brande abraço e parabéns pela excelente matéria .

  • rodrigo borges

    já testei alguns programas p2p, mas o melhor mesmo é o ARES E ARES GALAXY, o emule é bom e sem adware e spyware, porem, muito demorado pra começar um download
    o shareaza tb é bom, porem , tem uma interface umpouco pesada pra carregar …

  • Bruno PM

    Gostei muito do WinMX. O programa é leve, fácil de usar e, aparentemente sem spyware. Ainda tem a vantagem de numerar a fila para download. Gostaria de saber a opinião dos nossos pilotos de teste.
    Obrigado.
    Abraços,
    Bruno

  • http://www.demolidor.20m.com Demolidor

    E ai galera eu queria alertar aos utilizadores do Limeware que existem palavras chave nas buscas tal como ‘play boy’ na busca de videos que servem de porta de entrada para virus,spywares e outros.
    Como pegar virus pelo Limeware:
    1°Digite “play boy” na busca de videos
    2°Com certeza alguns videos do resultado como o da Pamela Anderson estarão infectados.
    Como assim infectados?
    Você baixa ele e tenta abrir no Media Player e ele pede para baixar uma liçença, ela na verdade é um Active X que abrirá as portas de seu sistema para a entrada de dezenas de virus e spywares e outras pragas da qual não me recordo o nome.
    Eu fiz o upload do video assassino no endereço Tomem cuidado com os Active X , eles servem de porta para diversas pragas digitais !

  • http://linhadefensiva.uol.com.br Altieres R.

    Demolidor

    Esse problema existe em qualquer programa P2P. A recomendação é evitar vídeos WMV ou usar o Windows Media Player 10.

 
 
Boletim informativo Cadastre-se e receba em seu e-mail

Anuncie | Termos de Uso | Politica de Privacidade | WP

Editado por Altieres Rohr. Mantido pelo Staff Linha Defensiva

Contato Geral:

Parceiro
Site Seguro