Alertas | 05/04/2006 00h45

Bankers utilizam Orkut para se espalhar

Bankers exploram a confiança nos amigos em redes sociais para se espalhar.

A confiança dos usuários em seus amigos está sendo explorada por Bankers — cavalos-de-tróia que roubam senhas de banco — para infectar um maior número de usuários. Scraps (“Recados”) maliciosos estão sendo enviados para diversos perfis, prometendo desde fotos sensuais até pacotes de segurança. Todos eles, no entanto, possuem um cavalo-de-tróia ao invés do conteúdo prometido.

Os criminosos estão usando softwares que permitem o envio de recados em massa para enviar o mesmo recado malicioso para diversos usuários utilizando contas roubadas. Como a conta é roubada, o usuário não desconfia que o link possa ser malicioso, pois a mensagem parece vir de um amigo ou conhecido.

Tudo indica que as contas são roubadas pelos mesmos cavalos-de-tróia que também roubam as senhas de banco. O único motivo por trás da captura da senha de uma conta Orkut é explorar a relação de confiança que o usuário tem com os demais usuários da rede social. Com o crescimento da popularidade dos serviços de redes sociais, especialmente o Orkut, não é supreendente que eles sejam utilizados de forma maliciosa.

A Linha Defensiva está examinando o funcionamento dos cavalos-de-tróia espalhados via Orkut para confirmar se as mensagens maliciosas são enviadas através de ferramentas de mensagem em massa ou de forma automatizada pelo próprio vírus. Poucos “Bankers” incluem componentes de worm para enviar e-mails infectados de forma automática, então é possível que os trojans via Orkut também sejam enviados de forma manual.

Alguns dos links encontrados no Orkut instalam o Banker “system32″, que é uma das infecções mais comuns no fórum. Bankers também são geralmente distribuídos via e-mails falsos tentando se passar por cartões virtuais, fotos, geradores de crédito para celular e diversos outros assuntos.

A Linha Defensiva recomenda extremo cuidado ao clicar em qualquer link na web, e isso também vale para o Orkut e qualquer outro site. Mesmo que um link pareça ter sido enviado por um amigo seu, desconfie, pois seu amigo pode ter tido a conta do Orkut/email/MSN roubada.

Se você encontrar algum usuário enviando recados malicisos no Orkut, avise-o. Peça para que ele troque a senha e verifique a integridade no sistema, fazendo uma checagem por códigos maliciosos e instalando um firewall, que avisará caso qualquer programa tente uma conexão com a Internet (para, por exemplo, enviar sua senha).

Caso tenha clicado em um link malicioso no Orkut, veja o nosso passo-a-passo para obter assistência na remoção de vírus. A maioria dos vírus encontrados no Orkut podem ser removido facilmente. Se você encontrar links maliciosos no Orkut, entre em contato e envie qualquer link suspeito para o AntiVirus Safe, aqui da Linha Defensiva.

A Linha Defensiva agradece antecipadamente qualquer colaboração.

 

Alertas no Twitter

 
Parceiro
Site Seguro

Anuncie | Termos de Uso | Politica de Privacidade | WP

Editado por Altieres Rohr. Mantido pelo Staff Linha Defensiva

Contato Geral:

English ©2004-2015 Linha Defensiva. Todos os Direitos Reservados.