Altieres Rohr | 08/08/2006 - 02h41
O provedor de internet e serviços web AOL está sofrendo mudanças para começar a oferecer serviços antes pagos gratuitamente, utilizando anúncios publicitários como fonte de lucro. As mudanças e a notícia de que a empresa faria 5 mil demissões colocaram a empresa nas manchetes. Não poderia haver uma pior hora para que a empresa tivesse que se desculpar pelo “pequeno” erro que cometeu ao liberar o histórico de buscas na web de mais de 650 mil usuários do seu serviço. Apesar de que a página onde o arquivo estava hospedado foi retirada do ar, ainda é possível encontrar o histórico em outros sites na web.
O histórico, que contém 2GB de dados quando descompactado, inclui 20 milhões de termos utilizados nas buscas de mais de 650 000 usuários em um período de 3 meses. O pacote também inclui dados sobre a interação dos usuários com os resultados, como qual foi o resultado clicado e onde ele estava. O nome de tela (screen name) dos usuários não é revelado.
Diversas notícias sobre vazamento de dados e informações têm surgido ultimamente, e o caso da AOL é só mais uma página nesse livro. Em todo momento preenchemos formulários com dados como nome, telefone e endereço e, como esses casos mostram, sempre existe a possibilidade de que aas informações acabem em mãos de um desconhecido qualquer, o que definitivamente não é algo interessante.
Em uma nota mais ou menos relacionada, a AOL está oferecendo um antivírus gratuito chamado Active Virus Shield, que utiliza tecnologia da russa Kaspersky. Aparentemente, você receberá um pouco de spam (e-mails pubilicitários) para poder utilizar o software gratuitamente, o que seguiria com o atual rumo que a empresa está tomando.