Sete boletins e onze vulnerabilidades são os números de segurança da Microsoft em dezembro.
Sete boletins da Microsoft corrigem onze brechas presentes em softwares Microsoft. As duas vulnerabilidades encontradas no Word ficaram sem correção, como já era esperado, enquanto a falha do Windows Media Player divulgada recentemente, mas pública desde o dia 22 de novembro, recebeu sua correção.
Como não há patches para o Office, as correções podem ser obtidas no site do Windows Update.
- MS06-072: Publica um patch cumulativo que contém correções críticas para o Internet Explorer 6. A versão 7 do navegador não possui os problemas discutidos no boletim.
- MS06-073: Explica que uma falha em componente do Microsoft Visual Studio 2005 pode ser explorada via web para a instalação de código malicioso no computador. Caso você tenha a versão vulnerável do Visual Studio instalada, o patch é indispensável.
- MS06-074: Trata de uma vulnerabilidade no serviço de SNMP (Simple Network Management Protocol) pode permitir que um invasor execute remotamente códigos de sua escolha em um computador afetado. A maioria dos usuários domésticos não deve possuir o SNMP instalado, então, a não ser que você gerencie uma rede que utilize o serviço, esta falha não vai lhe afetar. A Microsoft classificou o patch como “Importante”.
- MS06-075: Descreve uma falha de elevação de privilégio presente nos Windows XP e 2003. A vulnerabilidade permite que um usuário com acesso ao sistema obtenha permissões maiores para a execução de aplicativos e alterações no sistema de arquivos. Classificação: Importante.
- MS06-076: Lança um patch cumulativo para o Outlook Expres que corrige uma falha presente no processamento de arquivos de catálogo de endereços. A brecha pode permitir que um invasor obtenha o controle do sistema caso consiga convencer um usuário a abrir um arquivo de catálogo de endereços malicioso.
- MS06-077: É ultimo boletim que trata de um patch “Importante”. Ele corrige uma brecha criada pelo RIS (Serviço de Instalação Remota) na versão de servidor do Windows 2000. O RIS habilita um serviço de TFTP que pode permitir que usuários remotos sobreescrevam arquivos do sistema e obtenham o controle do mesmo.
- MS06-078: Revela informações sobre duas falhas do Windows Media Player presentes no processamento de arquivos ASX. O Windows Media Player pode ser utilizado para reproduzir vídeos online, o que significa que a brecha pode ser explorada por sites na web, tornando a correção importante para qualquer usuário que ainda não esteja usando a versão 11 do WMP, que não é afetada.