- Linha Defensiva - http://www.linhadefensiva.org -

Piratas virtuais tiram proveito da ativação OEM do Vista

Posted By Altieres Rohr On 05/03/2007 @ 07h46 In DRM e Pirataria | 12 Comments

Uma funcionalidade do Windows Vista, criada para que o sistema fosse ativado automaticamente em computadores OEM, está sendo utilizada por piratas virtuais para burlar o sistema de ativação. O método era inicialmente arriscado, pois necessitava de uma alteração na placa-mãe do computador, que, se feita incorretamente, poderia danificar o equipamento. Ferramentas automatizadas para fazer o serviço sem a necessidade alterações permanentes na BIOS já podem ser facilmente encontradas na web.

Um computador OEM é uma máquina vendida por marcas como Dell, Positivo e HP. Como estas empresas vendem milhares de computadores, ativar cada sistema individualmente seria um transtorno para os usuários e poderia resultar em custos maiores para a Microsoft. Para resolver isto, um recurso do Vista permite que estas empresas vendam computadores pré-ativados, com a informação de licença inserida na BIOS (Sistema Básico de Entrada e Saída).

Somente os piratas mais determinados podiam fazer uso deste sistema para ativar ilegalmente sua cópia do Vista, pois era necessária uma modificação na BIOS da placa-mãe. Alterar a BIOS é arriscado e pode tornar o sistema inoperante. Mais tarde, surgiram na web BIOS modificadas para vários modelos de placas diferentes e, apesar de ainda arriscado, o processo era consideravelmente mais simples.

Uma nova ferramenta, com pouco menos de 500KB, foi criada por um grupo especializado na quebra de proteções e permite que qualquer usuário valide sua cópia do Windows Vista. A ferramenta não requer que nenhuma alteração seja feita na BIOS, pois é capaz de emular, ou seja, falsificar a licença OEM somente para o mecanismo de proteção do Vista.

Os piratas virtuais afirmam, em fóruns de discussão online, que a Microsoft pode detectar e bloquear isto no futuro, mas que qualquer novo mecanismo de proteção pdoe ser novamente quebrado, inutilizando as tentativas da empresa de Bill Gates.

Métodos alternativos

Existem outros métodos para ativar as cópias do Vista ilegalmente. Um deles é o ataque de força bruta, que tenta repetidamente encontrar uma chave válida. São necessários vários dias até que o programa consiga uma chave legítima e mesmo assim não há garantia. Outro método consiste na instalação de um servidor KMS (Key Management Service) que valida a cópia do Windows sem verificar sua autenticidade.

Um usuário ilegal conta que conseguiu ativar sa cópia do Vista por telefone, enganando um funcionário da Microsoft e convencendo-o a fornecer-lhe uma chave legítima para a ativação do sistema.

Outro método mais comum tenta parar o relógio da ativação do sistema, mas alguns usuários dizem que as atualizações da Microsoft já estão tornando este método obsoleto. “Cracks” para o WGA que possibilitam a instalação de qualquer atualização da Microsoft também estão circulando junto com as ferramentas de ativação.

Apesar do novo método de ativação OEM sem alteração na BIOS funcionar, alguns piratas disseram que seus sistemas começaram a exibir erros de tela azul após sua aplicação. Alguns usuários ilegais acreditam que uma alteração permanente na BIOS é mais difícil de detectar e pode durar por mais tempo.

Mesmo com o Vista disponível há somente pouco mais de um mês no mercado, piratas virtuais possuem tantas opções para ativar o sistema ilegalmente que a questão não parece mais ser “qual funciona”, mas sim “qual funcionará melhor por mais tempo”. Enquanto isso, o usuário legítimo é punido com os sistemas de ativação, licenças restritas e erros de identificação do WGA. Você concorda com isto? Confira a enquete no Fórum » [1]


Article printed from Linha Defensiva: http://www.linhadefensiva.org

URL to article: http://www.linhadefensiva.org/2007/03/vista-oem/

URLs in this post:

[1] Confira a enquete no Fórum »: http://linhadefensiva.uol.com.br/forum/index.php?showtopic=11532

© 2008 Linha Defensiva. Todos os Direitos Reservados.