Linha Defensiva

Como mudar o endereço IP do computador?

Altieres Rohr | 26/06/2007 07h02

Muitos usuários questionam como é possível mudar o IP do computador; só na semana passada, dois e-mails chegaram até a redação da Linha Defensiva com essa pergunta. Entretanto, como a Linha Defensiva já afirmou na matéria IP do computador ou da conexão?, não há IP “do computador” para ser mudado, e sim da conexão.

Apesar dos “guias de segurança” que falam o contrário, o mais provável é que você não precise mudar seu IP. Mesmo que um possível invasor tenha seu endereço IP em mãos, não é possível invadir seu computador se todos os seus programas e sistema operacional estiverem atualizados. Dizer que alguém vai invadir seu computador porque tem seu IP é tão incorreto quanto dizer que alguém vai roubar sua casa porque sabe seu endereço: é necessário muito mais do que isso, mais ainda no caso da Internet.

Mudando o endereço IP

O que fazer para realmente mudar o IP dependerá exclusivamente da conexão. Se você utiliza ADSL, reiniciar o modem provavelmente resultará em um novo endereço IP. Se sua conexão é discada, você deverá desconectar e discar novamente. Se o provedor aloca um IP fixo ou interno (como na maioria das linhas ADSL empresariais e do acesso via rádio, respectivamente), o IP não poderá ser mudado sem uma consulta ao provedor e uma modificação na configuração do modem e/ou da placa de rede.

Outra maneira de “mudar” o IP é utilizar uma rede ou computador adicional para chegar ao seu destino. Isto pode ser feito com o uso de proxies — computadores que servem de ponte entre você e o destino real — ou redes anônimas como o Tor, que tentam aumentar a privacidade do internauta usando vários redirecionamentos que dificultam o rastreamento da conexão. Qualquer computador/website em que você se conectar conhecerá apenas o IP do proxy ou do último “nó” do Tor a repassar a conexão e não o seu.

Como a velocidade da conexão será equivalente àquela do menor nó da rede, o uso do Tor pode resultar numa visível queda na eficiência da conexão, especialmente para usuários de serviços banda larga. Já no caso dos proxies, o problema é que o tráfego, não sendo codificado, pode acabar sendo interceptado pelo computador que deveria estar lhe protegendo (o proxy).

Em geral os riscos e problemas associados com o uso do Tor e proxies não são superados pelos benefícios e o melhor é simplesmente não usá-los.

Um uso interessante para os proxies, mas que não está relacionado com o objetivo de esconder o IP, é acessar sites que estejam bloqueados ou indisponíveis por restrições ou falhas da rede. Na China, onde o governo restringe acesso aos sites, eles são a única forma de obter certas informações na rede.

Note que o tráfego da rede Tor e o uso de proxies pode ser facilmente identificado por administradores de rede competentes.

Sem razão para mudar

O endereço IP não é uma referência exata do seu endereço real (da sua casa, apartamento) e a grande maioria das invasões automatizadas por pragas digitais irão infectá-lo seja lá qual for o seu endereço. As pragas digitais de rede (worms) varrem todos os endereços e tentam atacar todas as máquinas. Se você está vulnerável, seu computador já foi comprometido há muito tempo.

Não é possível se esconder dos invasores e pragas digitais, porque você precisa de um endereço válido na Internet para que as outras pessoas possam se comunicar com você e as pragas, que varrem todos os endereços, irão encontrá-lo, pois endereços IPs são números contínuos: basta ir testando um a um. Depois que o sistema foi infectado (comprometido), o invasor pode controlar o computador mesmo após a troca do IP.

Modems com função de roteador e provedores de Internet via rádio podem lhe dar uma camada de segurança, pois, nesta configuração, todas as conexões vindas de fora, ou seja, que não foram iniciadas por você, são bloqueadas. Invasões de rede não são iniciadas por você, com exceção daquelas em que você executa um cavalo de tróia, então as configurações de roteador do modem e do provedor de rádio funcionam como uma proteção para diversos ataques.

Mantenha seu sistema operacional, navegador web e demais programas atualizados; procure ter alguma proteção de rede (firewall, modem ADSL em modo roteador) e evite executar programas desconhecidos (pois estes podem conter cavalos de tróia). Com dicas simples como estas, você pode manter um computador seguro. Mudar o IP não é só mais difícil, é na grande maioria das vezes desnecessário e ineficaz.

E pode ter certeza: quem ameaça com frases como “Sei seu IP” é provavelmente do tipo de “invasor” com que menos você precisa se preocupar.

Veja também

 

Esta matéria foi feita para responder uma dúvida de um leitor. Envie também a sua dúvida.

imprimir
Compartilhe
Comentar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores

  • nyllo

    Com esse tipo de afirmação: “Mesmo que um possível invasor tenha seu endereço IP em mãos, NÃO é possível invadir seu computador se todos os seus programas e sistema operacional estiverem atualizados…” vejo e acredito cada vez mais que as informações passadas aos usuários são confusas e enganosas. Não sei se fazem isso justamente para confundí-los ou dilubriá-los da pura e simples verdade: qualquer um pode invadir, infectar, atacar seu pc tendo seu IP e isso de maneira fácil e até mesmo rápida dependendo do conhecimento do atacante. E mesmo que seu sistema e softwares estiverem actualizados eles continuam sendo vulneráveis acredite!

  • http://linhadefensiva.uol.com.br Altieres Rohr

    nyllo

    A maior prova da minha afirmação é que todos os websites na Internet precisam revelar seu IP verdadeiro, da mesma forma que você precisa dar seu número de telefone para alguém se você quiser receber ligações.

    Se ter o IP fosse algum grande feito, não haveria site na Internet que não estivesse invadido. Mas não é isso que acontece e você sabe disso. É verdade que novas brechas são encontradas de vez em quando, algumas até dia zero, mas é por isso que é preciso ter um firewall ou usar uma configuração de roteador (NAT) além de manter o sistema atualizado.

    Quem engana os usuários é quem diz o contrário. Mentiras que só assustam e de nada servem pra proteger. Mudar o IP protege tanto contra invasão como mudar seu número de telefone te protege de um roubo.

  • Luís Andrade

    O jogo second life solicita aos usuários que se desabilite o firewall para se ter uma jogabilidade maior.
    Posso fazer isso com segurança, ou corro maior risco em jogar second life sem ter um firewall habilitado.

  • http://linhadefensiva.uol.com.br Altieres Rohr

    Luís Andrade

    Realmente não conheço o Second Life, mas em geral games não necessitam de modificação na configuração do firewall.

    Deve ser possível modificar a configuração do Second Life ou do firewall e jogar mesmo com o firewall habilitado.

  • Daniel

    Já comparei vários sites que disponibizam automaticamente o meu IP e nenhum deles trouxe o nº correto, por quê?

  • http://linhadefensiva.uol.com.br Altieres Rohr

    Daniel

    Deve haver algo entre você e o computador de destino. Pode ser um proxy configurado por você ou algum proxy transparente do seu provedor.

  • Everaldomarques

    meu pc está mostrando cavalo de troia bloqueado ,pelo avast
    oq eu faço?

    • Dustin

      arruma um domador de cavalos

  • Yury walter yury

    eu recomendo para quem tem um ip fixo o sumrando que geralmente te desban dos jogos exempo: transformice,DDtank,Habbo mas tem que faser uma outra conta no jogo pois vc so vai conseguir jogar com uma conta diferente

 
 
Boletim informativo Cadastre-se e receba em seu e-mail

Anuncie | Termos de Uso | Politica de Privacidade | WP

Editado por Altieres Rohr. Mantido pelo Staff Linha Defensiva

Contato Geral:

Parceiro
Site Seguro