Linha Defensiva

Falsa notificação da PF: Investigação de crimes de informática

Fraude: E-mail falso tenta se passar pela Polícia Federal para espalhar trojan.
Fabio Assolini | 23/05/2008 00h13

Screenshot do falso e-mail
Imagem — clique para ampliar

Esse e-mail falso tenta se passar por uma notificação da Polícia Federal e acusa o usuário de ter cometido um crime informático. O arquivo oferecido, se executado, irá instalar um vírus banker — ladrão de senhas bancárias — no computador.

Se você recebeu este e-mail, ignore-o.

Conteúdo da mensagem

Delegacia de Polícia Federal

Departamento de Investigação a Crimes de Informática

Prezado Sr.(a):

Através do novo sistema de investigação e monitoramento virtual, verificamos que, o endereço IP, utilizado por sua máquina, acessou um site de conteúdo ilegal, segundo a nossa Constituição Federal, através do nosso Código Civil.

Através de um rastreamento investigativo, efetuado por nosso sistema, foi verificado também o acesso dessa conta de e-mail, no mesmo dia, onde, em contato com seu provedor de internet/e-mail, conseguimos seus dados pessoais. Por isso, estamos encaminhando a V. S.ª este e-mail, com o intuito de esclarecimento sobre a investigação aberta sobre tal acesso.

Solicitamos a V. S.ª que efetue a confirmação dos seus dados pessoais, informando no Formulário Eletrônico, bem como respondendo as questões solicitadas, para efeito comprobatório de tal esclarecimento solicitado, através do link fornecido abaixo.

O não preenchimento no prazo de 48 horas, implicará na intimação de seu comparecimento em uma Unidade da Delegacia de Polícia Federal de sua região, através de um de nossos agentes.

Atenção para este comunicado!

FORMULÁRIO.zip (260k)

 
imprimir
Compartilhe
Comentar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores

  • Cris_maforte

    me mandaram isso 

  • Deuzimarc

    também recebir esta email e acabei tentando abrir para ver do que se tratava mas meu sistema de antivírus me alertou , nem li oconteudo, procureo a pagina da policia federal aqui e descobrir estes depoimentos agora estou tranquilo, na hora a gente não sabe o que fazer com tanta curiosidade, mesmo num país democratico precisamos tomar cuidado.

  • lavilad

    Recebi e abri, é mole? Mané, pra caramba! Imediatamente alterei minhas senhas bancárias. Será que isso resolve?

    • MariaCristina

      lavilad,
      Se a máquina foi infectada, trocar as senhas através da máquina infectada não vai resolver. Você precisa usar uma máquina segura para trocar as senhas, e não usar o internet banking e nem logar em redes sociais e e-mails enquanto a máquina estiver infectada.

 
 
Boletim informativo Cadastre-se e receba em seu e-mail

Anuncie | Termos de Uso | Politica de Privacidade | WP

Editado por Altieres Rohr. Mantido pelo Staff Linha Defensiva

Contato Geral:

Parceiro
Site Seguro