Alertas | 14/12/2008 16h38 - Atualizado em 04/11/2012 21h24

E-mail da NET tenta educar usuários, mas dá mau exemplo

E-mail pede que cliente atualize o Windows, mas utiliza linguajar e layout suspeitos. Empresa tinha meios melhores para dar o aviso.
Comunicado Importante Virtua
Reprodução

O e-mail reproduzido ao lado foi enviado pela NET a um cliente Virtua que o encaminhou à Linha Defensiva. Ele diz que alguns usuários podem enfrentar problemas de desconexão devido a um vírus e encoraja o leitor a fazer a atualização do Windows por meio do Microsoft Update. O “diagnóstico”1 é a instabilidade da conexão, que cairia poucos minutos após ser iniciada.

Com a mensagem, a NET busca encorajar os usuários a atualizarem o Windows. O link realmente leva o internauta para o site do Microsoft Update — não se trata de um e-mail malicioso. Mas o problema com essa iniciativa são vários:

  1. E-mails fraudulentos usam exatamente o mesmo tema de infecção por vírus para enganar os internautas. O link, como neste caso da NET, leva o usuário para a ‘correção’.
  2. Considerando-se que o Windows Update é um recurso do próprio sistema operacional, é desnecessário enviar um link. Bastaria dar instruções para configurar as atualizações automáticas no Painel de Controle ou mesmo acessar a opção presente no menu iniciar
  3. A NET inseriu dados pessoais no início da mensagem (código de assinante e parte do CPF) para facilitar a identificação da mesma como um e-mail legítimo – atitude louvável. Porém, ao final, ela contém a assinatura de um tal de “Bruno Raposo”, que muito provavelmente o destinatário nem conhece. E-mails fraudulentos também carregam assinaturas deste gênero e usar qualquer mecanismo que pode ser reproduzido por criminosos para dar um ar de autenticidade é uma má idéia.
  4. Os usuários que receberem essa mensagem vão entender que estão infectados, quando na verdade este pode não ser o caso
  5. O sintoma descrito (desconexão) é extremamente genérico. Muitos usuários têm problemas do gênero por razões variadas, nem sempre relacionadas a códigos maliciosos. Malfeitores poderiam criar uma cópia exata da mensagem e apenas trocar o link para um cavalo de tróia
  6. A mesma informação poderia ter sido colocada junto ao boleto de cobrança enviado por correio normal, não havendo necessidade de enviar um “comunicado importante” por e-mail

É desejável não ter clientes infectados por vírus, porque o tráfego gerado por pragas digitais é agressivo e afeta a rede do provedor. Além disso, com a mudança de planos com limite de tráfego, os provedores terão problemas com usuários que excederão seu tráfego devido a infecções.

Os internautas, é claro, também não querem ser infectados, então a educação é bom para os dois lados.

Então é importante que os provedores eduquem seus usuários, porém é preciso fazer isso com cuidado. Tentativas pensadas pela metade podem ter o efeito contrário ao que se deseja, como é o caso aqui. No mínimo, além de dispensar o link e a assinatura do Sr. Raposo, a mensagem deveria ter dado mais ênfase aos dados presentes no início. Preferencialmente, o meio de comunicação usado nem deveria ter sido o e-mail.

  1. Copiaram as fraudes até nos erros de português, visto que a palavra correta seria ‘sintoma’.
 

Comentários 6

Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores

  • Fabio

    Minha esposa recebeu este e-mail, por coincidencia a net na minha residencia é bem instável e eu tinha acabado de instalar o service pack3. Inicialmente achei que fosse mais um virus e já ia reportar mas depois de verificar o link vi que não era virus, mas com certeza muitos irão clicar no link sem verificar se necessitam ou não de ter seu sistema atualizado.

  • Allexandre

    Concordo, a NET deveria encorajar seus clientes a utilizarem um sistema operacional de verdade e não enviar este tipo de e-mail, afinal, usuários deste sistema pouco se preocupam com segurança mesmo!!!

  • 0800

    Também recebi o e-mail da Net. Não pensei 2 vezes, EXCLUIR !

  • Junior

    Também recebi o nefasto email.

    Eu sou usuário da vivax internet que agora pertence a net e mudou o nome e tem meu email particular e o vivax mail, entendo que deveria ser mandado para os dois. Mas só foi para o particular. na época da vivax era enviado para a vivax e meu particular se cadastrado com eles.

    Entendo se é um assunto relevante segundo a net deveria ter um link no seu site explicando tal fato. E também poderia ter o nome da ameaça ou quais sistemas operacionais e navegadores são afetados ou se com a conexão em si e só fornece o número deles que já vem no boleto

    Como fala na matéria da linha defensiva muito corretamente no item 2 deveria dar instruções para configurar as atualizações automáticas no Painel de Controle ou mesmo acessar a opção presente no menu iniciar ou fornecer o link da microsoft em português brasileiro com essas instruções ou o site principal da microsoft.

    E também deveria colocar o link dos demais sistemas operacionais como apple e linux.

    O ideal mesmo era as instruções serem fornecidas personalizadas para os clientes de 3 formas conforme com seu sistema operacional pois só existem 03 sistemas (linux, windows e apple).

    Pois eles fornecem acesso também a quem tem esses sistemas operacionais.

    Não tem nenhum link da net neste email (somente o link da net nas imagens das palavras “comunicado importante” “net” [no cabeçalho] e o telefone [no rodapé] mas para isso a pessoa tem que ver no navegador o item propriedades das páginas (sendo que os mais leigos talvez não saberiam identificar).

    Só tem link da sender4click.mailsender.com.br (não dando credibilidade de ser um email criado pela net pois o link indica o site da mailsender) isso sim é fácil é só apontar para o link e ver no rodapé clique aqui e fale conosco.

    E deveria mesmo ser informado por correio normal, e não poderia ser alegado aumento de custo na impressão bastaria diminuir o anúncio de 02 páginas de para compra de big brother por pay per view (ou de qualquer outro produto por esse aviso) já que é um único aviso pois foi um único email, pois várias tem praxe/costume de alegar tal fato para não fazer comunicações impressas.

    E ainda no site da net na parte de boleto online poderia ter esse aviso.

    Não sou da área de informática mas espero ter me feito entender.
    Abraços

  • http://www.privacidadeonline.com.br/ Thiago Fagundes

    A pergunta é: alguém lê algum e-mail da NET? :-P

  • Lucas

    E eu lendo isto em 2013 kkkkk mas não pude deixar de comentar… minha mente vai longe… proposital, confiança, credibilidade, “educa”, acredita, planeja, fatura!

Alertas no Twitter

 
Parceiro
Site Seguro

Anuncie | Termos de Uso | Politica de Privacidade | WP

Editado por Altieres Rohr. Mantido pelo Staff Linha Defensiva

Contato Geral:

English ©2004-2015 Linha Defensiva. Todos os Direitos Reservados.