Linha Defensiva

Direto do Editor

O preço do “inexistente” vírus de Mac

Altieres Rohr | 02/10/2009 21h12

Se vírus de Mac “não existem”, pelo menos a contaminação já tem preço: aproximadamente 80 centavos de real, segundo um pesquisador da Sophos. Há menos de um mês tentei debater o assunto com o jornalista Philip Elmer-DeWitt, especializado em cobertura da Apple, que havia afirmado a inexistência de vírus para Mac, mas ele não mudou de opinião. Com essa nova informação sobre a comissão paga por infecções de Macs, a realidade volta a bater na porta dos fãs da Apple: não há nada no Mac que o torne desinteressante ou imune a pragas digitais.

Infelizmente, a realidade não tem impedido a Apple de veicular, em 2006, um anúncio que deixa nas entrelinhas a ideia de que Macs simplesmente não pegam vírus. Confira o anúncio abaixo. Este ano, a empresa voltou a falar dos “milhares de vírus” do Windows.

Felizmente, a realidade não tem impedido a Apple de investir na segurança do seu sistema operacional. O OS X Snow Leopard ganhou uma proteção antivírus rudimentar (também para esses vírus que não existem…) e o site do MacOS X tem uma página exclusiva para falar de segurança.

No início do ano, escrevi um post aqui no blog da Linha Defensiva dizendo que sim, existem vírus para Mac. E repito o argumento: quem disser que “não há vírus” para a plataforma da Apple está utilizando uma questão meramente semântica para enganar.

Que o risco de infecção em um Mac é menor, isso não há dúvida. E o interesse dos criminosos também não chega no mesmo nível: um computador Windows infectado pode valer até 20 centavos a mais do que o OS X.

Mas usar isso para dar um salto direto para o “não há vírus” ou para o “não há risco” é desonesto. É um puro e simples desserviço aos internautas e à própria segurança da informação.

 
Sobre o autor

Altieres Rohr é editor-chefe e fundador da Linha Defensiva. Começou a acompanhar o mundo da segurança em 2004, quando se tornou responsável pelas áreas relacionadas ao assunto no Fórum do Clube do Hardware. Além de editor da Linha Defensiva, é atualmente é membro da Aliança dos Profissionais de Análise de Segurança e colunista da editoria de Tecnologia e Games do G1 (Globo.com).

imprimir
Compartilhe
Comentar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores

  • trods

    Ei amigo nao te contrareio mais eu uso hachintosh (mac hackeado) e nunca tive problemas com virus!!!

  • Dama de Verde

    Olá! Eu tenho um mac, maa é bem velhinho e começou a ter problemas….. acabei comprando um pc, estou tentando me acostumar, porque aquele era antigo, ganhei da minha irmã, mas ainda sonho em ter um outro mac, justamente por não ter pego vírus . Estou com um problema no meu blog. Poderia me ajudar a tirar a dúvida? grata! Pode entrar em contato? E também poderia não divulgar esta mensagem? obrigada.

 
 
Boletim informativo Cadastre-se e receba em seu e-mail

Anuncie | Termos de Uso | Politica de Privacidade | WP

Editado por Altieres Rohr. Mantido pelo Staff Linha Defensiva

Contato Geral:

Parceiro
Site Seguro