- Linha Defensiva - http://www.linhadefensiva.org -

O preço do “inexistente” vírus de Mac

Posted By Altieres Rohr On 02/10/2009 @ 21h12 In Direto do Editor | 2 Comments

Se vírus de Mac “não existem”, pelo menos a contaminação já tem preço: aproximadamente 80 centavos de real [1], segundo um pesquisador da Sophos. Há menos de um mês tentei debater o assunto com o jornalista Philip Elmer-DeWitt, especializado em cobertura da Apple, que havia afirmado a inexistência de vírus para Mac [2], mas ele não mudou de opinião. Com essa nova informação sobre a comissão paga por infecções de Macs, a realidade volta a bater na porta dos fãs da Apple: não há nada no Mac que o torne desinteressante ou imune a pragas digitais.

Infelizmente, a realidade não tem impedido a Apple de veicular, em 2006, um anúncio que deixa nas entrelinhas a ideia de que Macs simplesmente não pegam vírus. Confira o anúncio abaixo. Este ano, a empresa voltou a falar dos “milhares de vírus” do Windows.

Felizmente, a realidade não tem impedido a Apple de investir na segurança do seu sistema operacional. O OS X Snow Leopard ganhou uma proteção antivírus rudimentar [3] (também para esses vírus que não existem… [4]) e o site do MacOS X tem uma página exclusiva para falar de segurança [5].

No início do ano, escrevi um post aqui no blog da Linha Defensiva dizendo que sim, existem vírus para Mac [6]. E repito o argumento: quem disser que “não há vírus” para a plataforma da Apple está utilizando uma questão meramente semântica para enganar.

Que o risco de infecção em um Mac é menor, isso não há dúvida. E o interesse dos criminosos também não chega no mesmo nível: um computador Windows infectado pode valer até 20 centavos a mais do que o OS X.

Mas usar isso para dar um salto direto para o “não há vírus” ou para o “não há risco” é desonesto. É um puro e simples desserviço aos internautas e à própria segurança da informação.


Article printed from Linha Defensiva: http://www.linhadefensiva.org

URL to article: http://www.linhadefensiva.org/2009/10/o-preco-do-inexistente-virus-de-mac/

URLs in this post:

[1] aproximadamente 80 centavos de real: http://www.linhadefensiva.org/2009/09/criminosos-pagam-comissao-por-macs-infectados/

[2] afirmado a inexistência de vírus para Mac: http://brainstormtech.blogs.fortune.cnn.com/2009/09/02/why-are-there-no-mac-viruses/

[3] proteção antivírus rudimentar: http://www.linhadefensiva.org/2009/08/nova-versao-do-mac-os-x-inclui-antivirus/

[4] vírus que não existem…: http://applemania.info/?p=4660

[5] página exclusiva para falar de segurança: http://www.apple.com/macosx/security/

[6] sim, existem vírus para Mac: http://www.linhadefensiva.org/2009/01/sim-existem-virus-para-mac/

© 2008 Linha Defensiva. Todos os Direitos Reservados.