Linha Defensiva

Windows Vista sofre 62% menos infecções que o XP

Segundo relatório da Microsoft, qualquer versão do Windows Vista é mais segura que seu predecessor
Leonardo Brito | 06/11/2009 11h17

Em seu Security Intelligence Report 7, relatório semestral de segurança referente ao primeiro semestre de 2009, a Microsoft constatou que, mesmo sem a instalação de qualquer service pack, o Windows Vista é menos vulnerável a malware do que qualquer versão do Windows XP.

A Microsoft destacou, na seção referente a tendências em sistemas operacionais, que a taxa de infecção do Vista atualizado (com o último service pack) foi 61,9% menor que a do XP atualizado, enquanto entre as versões de lançamento (RTM), desatualizadas, o Vista levou vantagem de 85,3%. O relatório destaca ainda que, apesar da crescente adesão ao Vista, suas taxas de infecção se mantiveram estáveis ao longo dos meses, demonstrando que o sistema é menos suscetível a malwares que o seu predecessor.

O relatório usa como medida de infecção o CCM (cleaned per thousand, com o “M” referente ao latim para mil, “mille”) referente ao uso do Malicious Software Removal Tool (MSRT), ferramenta disponibilizada pela Microsoft e atualizada mensalmente, que procura e remove os malwares mais comuns. Dessa forma, o número total de computadores com certo sistema operacional instalado não distorce o resultado final.

Veja o relatório »

 
imprimir
Compartilhe
Comentar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores

  • http://www.ubuntugames.org/ Blacklinux

    Pensam em tudo na hora de dart essas notícias mintirosas. Como que um S.O que bem dizer nem é usado vai conseguir ser o menos vulnerável então se é por isso se eu inventar um Sistema operacional hoje e só eu ter a cópia ele vai ser o mais seguro pois ninguém usa só eu. Que palhaçada essa notícia.

  • Leonardo Brito

    Olá Blacklinux,

    Na verdade a base instalada do SO não interfere no resultado final.

    Como descrito pela reportagem, usa-se uma medida relativa, CCM, que é simplesmente uma porcentagem, eliminando as distorções que seriam causadas pela diferença da quantidade de usuários entre os SOs. Esse tipo de estatística é usada em todos os campos do conhecimento – geografia (nascimentos/mil hab), biologia etc.

  • erik nordstrom

    Ainda assim, prefiro o xp, é leve e roda bem todos os jogos, tanto os antigos quanto os novos. Nunca tive problemas com virus, malwares, spywares, pra mim tomar cuidado por onde “pisa” ainda é um remédio melhor do que sofwares de segurança.

  • orlando

    Isso é claro, quem é louco de ter o Vista no seu computador??? Menos Vista instalado, menos virus! Simples

 
 
Boletim informativo Cadastre-se e receba em seu e-mail

Anuncie | Termos de Uso | Politica de Privacidade | WP

Editado por Altieres Rohr. Mantido pelo Staff Linha Defensiva

Contato Geral:

Parceiro
Site Seguro