Direto do Editor

Direto do Editor | 31/05/2012 15h51 - Atualizado em 03/06/2013 19h07

Site falso que rouba usuário e senha traz selo de privacidade válido

Essa notícia é da semana passada, mas só vi ela agora: especialistas da fabricante de antivírus Sophos descobriram uma página falsa da Comcast (provedor de internet dos Estados Unidos) que traz um selo válido da TRUSTe.

Página clonada da Comcast com selo válido de privacidade. (Foto: Sophos)

A TRUSTe é uma organização que vende selos de privacidade que garantem que o site segue a política de privacidade que ele publica. Ou seja, ela não garante privacidade, apenas garante que o site não está mentindo para você.

O selo de privacidade da TRUSTe era um preferido entre as empresas que desenvolviam adware e spyware, ou seja, aquelas que mais capturavam informações sobre seus usuários. Já em 2005 a Linha Defensiva alertou que esses selos não são garantia de nada.

E, claro, a Linha Defensiva também tem a campanha “Selo site seguro” sobre a falsa percepção de segurança trazida pelos selos que prometem segurança (que são diferentes dos selos de privacidade, mas igualmente irrelevantes).

Selos são mais ou menos a versão on-line do “todo mundo me conhece” ou “você me conhece”. Como na vida real, você normalmente não sabe nada sobre quem diz isso, e o selo não ajuda muito, porque cada site certificado é uma venda e, para essas organizações, quanto mais vender, melhor.

Que um site de phishing conseguiu usar uma certificação válida — aparentemente devido a um erro na página da TRUSTe — é só mais uma prova da má ideia de confiar em um selo.

Ao Zdnet, a TRUSTe enviou um enorme blá-blá-blá, basicamente deixando claro que sites exibem selos sem autorização com frequência. Ou seja, além de o selo significar quase nada, é muito difícil saber se ele é real.

 

Comentários 1

Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores

  • Carolinavillacreces

    Precisamos entrevistar um personagem que já teve problemas ao acessar um anúncio postado nas redes sociais Facebook, Twitter, etc e que esta pessoa tenha percebido que o anúncio era falso, travou o computador, teve problemas na senha, vírus, etc.

    É para gravarmos amanhã, quarta-feira, dia 01/08, no período da tarde. vamos até o local: trabalho, residência, etc.

    Muito obrigada pela ajuda.

    Segue meus contatos: carolinavillacreces@gmail.com

Alertas no Twitter

 
Parceiro
Site Seguro

Anuncie | Termos de Uso | Politica de Privacidade | WP

Editado por Altieres Rohr. Mantido pelo Staff Linha Defensiva

Contato Geral:

English ©2004-2015 Linha Defensiva. Todos os Direitos Reservados.