Linha Defensiva

Como o Babylon Toolbar entra no seu PC (e por que é difícil removê-lo)

Linha Defensiva analisou software que é instalado silenciosamente com outros programas.
Maria Cristina | 02/10/2012 23h42

Babylon Toolbar.

A Babylon Toolbar é o tipo de software que muita gente tem no PC mas não sabe de onde veio. Essa toolbar é instalada durante a instalação de programas parceiros da Babylon Search, que normalmente avisam sobre as modificações que serão feitas nos navegadores, mas colocam esse aviso em letras pequenas, com o texto quase apagado, e sem explicar claramente que um software adicional será instalado, modificando a página inicial, a página da “nova aba” e o motor de busca dos navegadores para a Babylon Search.

Isso porque o Babylon é incluído na  “Instalação Padrão”, que já vem marcada por padrão. Os usuários têm a opção de recusar a instalação da toolbar e da Babylon Search, mas para isso é necessário usar a “Instalação Personalizada” e desmarcar todos os itens desejados.

Veja como remover completamente o BabylonSearch →

Desinstalador ineficaz

A Babylon oferece três desinstaladores, tanto para a barra de ferramentas quanto para a Babylon Search, que podem ser acessados através do Painel de Controle.

Esses desinstaladores são totalmente ineficazes e disfuncionais. Nos testes da Linha Defensiva, eles não restauraram a página inicial do navegador para o padrão e também não restauram o motor de busca.

A página inicial pode ser reconfigurada manualmente, mas não o motor de busca e nem a página que será exibida ao abrir uma nova aba (que vai continuar exibindo a Babylon Search). Qualquer modificação manual feita no motor de busca só é válida para a sessão.

Ao reiniciar qualquer navegador1, o motor de busca voltará configurado para a Babylon Search novamente. Desta forma, a Babylon Search patrocina os seus sites parceiros, ao colocá-los em destaque e nas primeiras posições nos resultados de pesquisa.

Numa tentativa de dificultar um processo já disfuncional, um dos desinstaladores, chamado Browser Manager, apresenta um Captcha (imagem com código) antes de iniciar o processo de desinstalação.

No navegador

A Babylon Toolbar pode passar despercebida, pois ela não contém nenhum ícone, nenhum texto, nenhum atalho. No Internet Explorer, aparece apenas como um vão em branco entre as barras de ferramentas.

Detalhe da Babylon Toolbar no Internet Explorer: barra de ferramentas aparenta não mudar nada no navegador. (Foto: Reprodução)

Essa toolbar não executa nenhuma função, não realiza nenhuma modificação no sistema ou nos navegadores, a não ser visualmente, e pode ser facilmente removida. Porém, a sua remoção não restaura as modificações realizadas pela Babylon Search.

Devido a esse comportamento agressivo e intrusivo de instalação e marketing, em 2010 a Microsoft classificou o software da Babylon como malware. Como a Babylon modificou o software, duas semanas depois a Microsoft anunciou que não a considerava mais como malware.

Apesar da Babylon ter voltado a usar o mesmo comportamento que antes a fez cair na classificação de software malicioso, poucos antivírus a consideram assim.

  1. Os testes da Linha Defensiva foram com três navegadores: Internet Explorer 8, Chrome v.21.0 e Firefox 12.0.
 
imprimir
Compartilhe
Comentar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores

  • http://www.facebook.com/megapetaL Marcelo Tur

    Todos esse software tinha que ser considerados malware funmoods, babylon, ask.com.
    ao mesmo tempo que ele entra de uma maneira facil e sem muita ajuda, beleza tem que ter umjeito facil de tirar, ta demorando muito pra alguem soltar uma ferramenta que tire esssas merdas, a melhor que ue vi ate agora é o pc decrapiefier com ajuda de um editor de regedit ..
    alguem tinha que memorizar as modificações e fazer um script que revertesse… vou fazer mais to sem tempo…

    Eu queria que me deixassem um tempinho trancando com o engenheiro ou programador que faz o babylon ou o funmoods e tambem o ask.. NUNCA TIVE TANTA VONTANDE DE XINGAR E BATER EM ALGUEM NA MINHA VIDA… principalmente quando vc tira todos rastros com o regseeker, desisntala com o revo uninstaller limpa muito lixo, e quando vc abre uma nova aba ela carrega o babylon ou quando vc usa o onmient bar e ele carrega os resultados do mystart ou do babylkon VSF liXO DE SOFTWARE MALDITOS programadores anti eticos  fdsp..
    maior indignação minha veio.. pqp

  • Sergiorodriguex

    Obrigado pelas sugestões. Segui o procedimento indicado  neste site, 03 de outubro de 2012, para eliminar o Babylon do  Firefox 15.01. O resultado da eliminação foi parcial. O Babylon continua aparecendo como browse de busca ao abrir uma aba adicional com o sinal (+) em vez dos icones dos sites favoritos, que é o padrão. O sofware “adwcleaner” faz o Babylon desaparecer por um dia mas, ao reiniciar o computdor, no outro dia, o Babylon aparece  na página adicional do Firefox inclusive o   Babylon também  reativa   todos os comandos que eu havia restaurado do do about:config. Desisti! Vou reinstalar  o Firefox! Só espero que o Babylon não tenha se instalado como um virus externo ao Firefox.

    • Maria Cristina

      O comportamento do software da Babylon pode ser diferente, conforme a versão instalada, e conforme o programa parceiro que a instalou.
      Procure por um arquivo chamado user.js, na raiz da unidade de instalação do Windows (normalmente é C:) e delete-o.
      Tenha o cuidado de desinstalar o Browser Manager, através do adicionar/remover programas do Windows e repita o procedimento no about:config do Firefox, resetando todas entradas que apontarem para a palavra “babylon”.
      Procure também se o Browser Manager não está instalado como componente no Firefox. Se estiver, remova-o.
      Se mesmo assim o BabylonSearch continuar persistente, procure ajuda em nosso forum.

      Abraços.

    • Hábner

      about:config, busque Babylon e passe fogo.

      • Vinislak

        BOA VALEU FOI MUITO UTIL .

  • Matusquelo

     Uma solução seria a “Restauração do sistema” para uma data anterior a da instalação! ou remover os arquivos do babylon no diretório: C:WINDOWSPrefetch e após limpar os valores no REGEDIT.

  • Matheus

    Meu pai tinha instalado esse software uma vez sem querer, eu o removi utilizando o IObit Uninstaller. O Revo Uninstaller também remove esse software.

  • Vana

    Ok, mesmo que eu tenha aceito essas modificações, de forma imperceptível, que talvez não causem danos ao meu pc, a forma enganosa como essa “praga” chamada BABYLON se instala e desconfigura meu computador e de tantas pessoas, já que vejo infinitas raclamações, deveria levar a punição dessa empresa. Não há como dar um basta nessa praga??? Aliás quem nunca foi vítima dessa porcaria e perdeu tempo (hoje precioso) desinstalando o tal!!!! Quem me assegura que ele não vai danificar meu pc…….Quem poderá terminar com isso??????

  • http://www.facebook.com/alberto.leal.7773 Alberto Leal

    Executei o SpyBot Search and Destroy e parece que sumiu com esta praga. Teria como processar esta empresa e suas associadas?

  • Marcos

    Para os que ainda não conseguiram remover o babylon toolbar do firefox, digitem about:config e procurem pela palavra “babylon”, e removam suas entradas em nova aba, etc.

  • Júlio Cézar Arboleda Quevedo

    Essa praga é foda Já deletei keys ,ja resetei firefox já apaguei pastas de extensão já fiz de tudo e essa porcaria não sai.

    foda se babilon seu lixo malware do demonio!

  • Eric ok

    Legal, bela explicação e obrigado pelos tutorial de como remover completamente. Na pressa as vezes vc nem percebe q esta instalando.

  • http://www.facebook.com/aparecido.lima.779 Aparecido Lima

    Sabe o que devia ser feito? Detonar esses tumores malignos que infectam a internet cortando o sangue que os alimentam: os anunciantes!!! Se não é fácil acabar com essas empresas, torná-las um mal negócio para os anunciantes é uma boa estratégia. Podemos ligar, reclamar, denunciar nas redes sociais, etc!!

  • Henrique

    Sem contar que esses toolbars além de encher o saco, abrem portas para atualizações ou seja diminuem a segurança do seu S.O. E alguns são spywares, que monitoram o que você está acessando para que através dessas informações seja alterado o tipo de publicidade na página inicial do toolbar no navegador. Considero todos como malware e bloqueio no meu proxy !

 
 
Boletim informativo Cadastre-se e receba em seu e-mail

Anuncie | Termos de Uso | Politica de Privacidade | WP

Editado por Altieres Rohr. Mantido pelo Staff Linha Defensiva

Contato Geral:

Parceiro
Site Seguro