Internet | 17/10/2012 03h54 - Atualizado em 03/06/2013 19h07

Confusão no Facebook revela número de celular cadastrado na rede social

Usuários que usam 'Aprovação de Login' não podem ser encontrados.
Outros internautas precisam remover o celular do cadastro.

Facebook não permite limitar quem pode encontrar internauta por celular ou e-mail. (Foto: Reprodução)

O Facebook anunciou nesta segunda-feira (15) que os usuários que tiverem habilitado a Aprovação de Logins não poderão ser encontrados através de pesquisa pelo número do celular. No entanto, a mudança só é aplicada aos números de celulares que estão associados à Aprovação de Logins, e não para todo número que o usuário adiciona nas “Informações de Contato”.

Se o celular não for usado para esse recurso, mesmo que o celular cadastrado na conta seja configurado como apenas “visível para mim”, outros participantes da rede social podem encontrar o internauta pelo número. Testando vários números, pode ser possível descobrir o celular, apesar de essa informação ser privada.

A Aprovação de Logins é o recurso do Facebook para a autenticação de dois fatores, um sistema que exige que o usuário informe um código que é enviado via SMS para o celular cadastrado ao tentar logar através de um novo dispositivo (por exemplo, um tablet ou smartphone).

Esse método foi desenvolvido para impedir o acesso não autorizado ou abuso da conta, nos casos em que a senha do usuário foi comprometida.

Normalmente, usuários não são obrigados a fornecerem um número celular para o Facebook, exceto se quiserem utilizar a autenticação de dois fatores. O internauta pode escolher entre as opções de compartilhar esse número com o público, com seus amigos, amigos de amigos, ou “visível apenas para mim”.

A única opção disponível atualmente, para quem não quer ser encontrado pelo número de celular nem ativar a Aprovação de Login é descadastrar o número da conta. No entanto, isso também reduz as opções para a recuperação da senha.

Segundo o Facebook, a medida é “temporária” até que recursos melhores para controlar as pesquisas sejam criados.

O que influencia a privacidade do seu celular no Facebook

  1. Privacidade do número cadastrado
    Se o celular não estiver visível para “somente eu”, o número irá aparecer em resultados de busca de amigos ou do público, dependendo da configuração.
  2. Quem pode encontrar você pelo endereço de e-mail ou telefone
    Não existe maneira de impedir que pessoas encontrem um perfil pelo telefone, mas é possível limitar somente aos amigos. A busca por número celulares não está disponível na interface do Facebook, mas é realizada pelo app de celular e pode ser simulada com ferramentas específicas.
  3. Aprovação de Login
    Se a Aprovação de Login estiver ativada e o compartilhamento do número estiver configurado para ser visível somente para você, o telefone celular não aparecerá nos resultados de pesquisa, nem poderá ser usado para localizar seu perfil, ou seja, a configuração inexistente no segundo item passa a ser possível.
Mesmo que o celular esteja visível para “somente eu” e a busca limitada aos amigos, ainda é possível encontrar uma conta publicamente pelo número de celular usando o recurso de recuperação de senhas. Se a Aprovação de Login estiver ativada, o número também não será visível nesse recurso.

Compartilhamento do número de celular

Quem não quiser ter o seu número compartilhado, basta utilizar a opção “visível apenas para mim” e o seu número não aparecerá nos resultados das buscas. Isso significa que se alguém souber o seu nome ou o nome do seu perfil, essa pessoa poderá lhe encontrar nas pesquisas do Facebook, mas não terá acesso ao número do seu telefone. Porém, se alguém souber o número do seu telefone e não souber o nome do seu perfil, ainda assim ela poderia lhe encontrar através da pesquisa do Facebook, mesmo que o o número esteja configurado como “visível apenas para mim”.

Os usuários podem associar vários celulares às suas contas, e podem definir se os seus números podem ficar visíveis ao público ou não, mas para impedir que seus perfis sejam localizados através do número do celular, a configuração deve ser feita nas “Configurações de Privacidade > Como você se conecta > Quem pode localizá-lo usando seu endereço de email ou número de telefone”. (Clique aqui para acessar essa tela de configuração.)

Histórico do caso

O problema foi revelado pelo pesquisador de segurança indiano Suriya Prakash. Prakash afirmou o limite do Facebook para pesquisa automatizada dentro do site é muito baixo e praticamente inexistente.

Na semana passada, o especialista conseguiu obter uma extensa lista de contatos realizando uma pesquisa automática no site através do número do celular, incluindo usuários cujos números não estavam visíveis ao público, provando que a pesquisa inversa do Facebook continha características que poderiam ser abusadas através de pesquisas automáticas por números sequenciais de telefone, de forma a encontrar qualquer perfil associado à eles.

Dois dias depois, o Facebook anunciou as mudanças. O Facebook também anunciou que essa decisão é temporária e que eles estão trabalhando em um sistema que permitirá aos usuários decidirem se querem ou não serem localizados através dos seus números de celulares.

 

Comentários 2

Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores

  • sara

    kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • sara

    kotimooooooooooooooo

Alertas no Twitter

 
Parceiro
Site Seguro

Anuncie | Termos de Uso | Politica de Privacidade | WP

Editado por Altieres Rohr. Mantido pelo Staff Linha Defensiva

Contato Geral:

English ©2004-2015 Linha Defensiva. Todos os Direitos Reservados.