Alertas | 25/03/2013 15h13 - Atualizado em 03/06/2013 19h07

Alerta da Linha: ‘instalador Baixaki’ e outros sites de download

Instaladores podem instalar softwares desnecessários e indesejados.
Link direto ou site do desenvolvedor deve ser procurado.

Diversos sites de download na internet, que catalogam programas para eles serem encontrados mais facilmente, estão adotando uma prática que não contribui com os internautas: o uso de “instaladores” personalizados. Esses instaladores colocam no computador, além do software escolhido, outros aplicativos de terceiros – frequentemente indesejados.

O Baixaki, maior site de downloads do Brasil, também está distribuindo seu próprio “instalador”. O botão para usar o instalador fica em destaque na página de download dos programas: “clique para baixar” e abaixo, em fonte menor, “com instalador Baixaki”.

Download do Skype no Baixaki. Botão em destaque leva para instalador. (Reprodução)

Download do Skype no Baixaki. Botão em destaque leva para instalador. (Reprodução)

O Superdownloads, que também pertence à No Zebra Network (NZN), dona do Baixaki, usa um “instalador Superdownloads” da mesma forma. Outros grandes sites de download, como o Download.com, fazem uso do mesmo recurso (CNET Secure Download).

Riscos

Os instaladores são oferecidos ao internauta como forma de garantir um download seguro, fácil e livre de vírus e spywares. Na prática, o que acontece é o contrário.

Além do programa escolhido, o instalador copia para o computador softwares indesejados, como barras de ferramentas de navegadores, que também alteram a página inicial e o motor de busca no navegador. O objetivo desses softwares é monitorar a navegação (espioná-la) e fornecer anúncios publicitários direcionados.

Instalador Baixaki oferecendo DealPly.

Instalador Baixaki oferecendo DealPly.

Muitos programas são patrocinados por programas desse tipo. A diferença entre o patrocínio de um software e o instalador de um site de downloads é que o ganho com esses softwares patrocinados do instalador não serão repassados ao desenvolvedor do software. O usuário também tem a opção de baixar o programa diretamente do site do desenvolvedor, sem o software adicional imposto pelo site de download.

Ou seja, não há ganho nenhum para o internauta no uso dos instaladores.

Recomendação

Imagem fornecida pelo Baixaki para destacar link direto. (NZN)

Imagem fornecida pelo Baixaki para destacar link direto. (NZN)

Os sites brasileiros Superdownloads e Baixaki oferecem a opção de baixar o programa sem o instalador. O link está logo abaixo do botão maior. Alguns softwares (como a maioria dos antivírus) são oferecidos livres do instalador. A Linha Defensiva conversou com responsáveis pelo Baixaki, que solicitaram destaque a esta possibilidade.

Em outros sites pode ser mais difícil localizar o link para fazer o download sem o instalador. Nesse caso, recomenda-se consultar diretamente o site do desenvolvedor.

Softwares instalados

A instalação de softwares de terceiros nos instaladores obedece regras que não são de conhecimento da Linha Defensiva. Por esse motivo, não é possível listar os softwares que são instalados por esses serviços.

É importante lembrar também que, além dos instaladores dos sites de downloads, os próprios softwares também colocam softwares de pouca utilidade no PC. Se a instalação for realizada sem a devida atenção, pode não ser possível distinguir o que foi instalado pelo site e o que foi instalado pelo próprio software. Em vários testes da Linha Defensiva, o instalador Baixaki não ofereceu nenhum software de terceiros.

Independentemente do software instalado ou da origem, da Linha Defensiva recomenda sempre atenção em todas as telas do instalador para certificar que nenhum software indesejado acabe se alojando no sistema.

Leia mais

 

Comentários 52

Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores

  • koko

    bom dia , “baixaki” simplesmente não se importa com os conteúdos que disponibiliza , ( abreviando: falo de programas que ao instalar podem trazer malwares, virus… enfim, sem falar nos programas que pedem para instalar simultaneamente … (mas esses dão para negar mesmo que seja chato entendesse que essas propagandas são o que mantem o site em “pé”)) e o mais engraçado é que filtram todos os comentários que possam vir a referenciar tais queixas … (sem darem qualquer resposta), o que significa que pessoas sem uma proteçao adequada no computador possam vir a ser prejudicadas …

  • William Fernando Lucio

    isso aconteceu comigo também baixei um software pelo baixaki mesmo demarcando as caixas de terceiros o instalador instalou alguns software indesejaveis estou com a maior dór de cabeça para excluir eles do meu pc,ao meu ponto de vista acho isso anti etico empurrar essas porcarias se que vc queira falta de consideraçao com os internautas que buscam baixar seus software em sites seguro sempre baixei no baixaki e quando nao tinha essa porcaria de instaldor era bem melhor é um apena um site com tantas deversidades de software faz uma porcaria dessas.

Alertas no Twitter

 
Parceiro
Site Seguro

Anuncie | Termos de Uso | Politica de Privacidade | WP

Editado por Altieres Rohr. Mantido pelo Staff Linha Defensiva

Contato Geral:

English ©2004-2015 Linha Defensiva. Todos os Direitos Reservados.