Alertas | 25/03/2013 15h13 - Atualizado em 03/06/2013 19h07

Alerta da Linha: ‘instalador Baixaki’ e outros sites de download

Instaladores podem instalar softwares desnecessários e indesejados.
Link direto ou site do desenvolvedor deve ser procurado.

Diversos sites de download na internet, que catalogam programas para eles serem encontrados mais facilmente, estão adotando uma prática que não contribui com os internautas: o uso de “instaladores” personalizados. Esses instaladores colocam no computador, além do software escolhido, outros aplicativos de terceiros – frequentemente indesejados.

O Baixaki, maior site de downloads do Brasil, também está distribuindo seu próprio “instalador”. O botão para usar o instalador fica em destaque na página de download dos programas: “clique para baixar” e abaixo, em fonte menor, “com instalador Baixaki”.

Download do Skype no Baixaki. Botão em destaque leva para instalador. (Reprodução)

Download do Skype no Baixaki. Botão em destaque leva para instalador. (Reprodução)

O Superdownloads, que também pertence à No Zebra Network (NZN), dona do Baixaki, usa um “instalador Superdownloads” da mesma forma. Outros grandes sites de download, como o Download.com, fazem uso do mesmo recurso (CNET Secure Download).

Riscos

Os instaladores são oferecidos ao internauta como forma de garantir um download seguro, fácil e livre de vírus e spywares. Na prática, o que acontece é o contrário.

Além do programa escolhido, o instalador copia para o computador softwares indesejados, como barras de ferramentas de navegadores, que também alteram a página inicial e o motor de busca no navegador. O objetivo desses softwares é monitorar a navegação (espioná-la) e fornecer anúncios publicitários direcionados.

Instalador Baixaki oferecendo DealPly.

Instalador Baixaki oferecendo DealPly.

Muitos programas são patrocinados por programas desse tipo. A diferença entre o patrocínio de um software e o instalador de um site de downloads é que o ganho com esses softwares patrocinados do instalador não serão repassados ao desenvolvedor do software. O usuário também tem a opção de baixar o programa diretamente do site do desenvolvedor, sem o software adicional imposto pelo site de download.

Ou seja, não há ganho nenhum para o internauta no uso dos instaladores.

Recomendação

Imagem fornecida pelo Baixaki para destacar link direto. (NZN)

Imagem fornecida pelo Baixaki para destacar link direto. (NZN)

Os sites brasileiros Superdownloads e Baixaki oferecem a opção de baixar o programa sem o instalador. O link está logo abaixo do botão maior. Alguns softwares (como a maioria dos antivírus) são oferecidos livres do instalador. A Linha Defensiva conversou com responsáveis pelo Baixaki, que solicitaram destaque a esta possibilidade.

Em outros sites pode ser mais difícil localizar o link para fazer o download sem o instalador. Nesse caso, recomenda-se consultar diretamente o site do desenvolvedor.

Softwares instalados

A instalação de softwares de terceiros nos instaladores obedece regras que não são de conhecimento da Linha Defensiva. Por esse motivo, não é possível listar os softwares que são instalados por esses serviços.

É importante lembrar também que, além dos instaladores dos sites de downloads, os próprios softwares também colocam softwares de pouca utilidade no PC. Se a instalação for realizada sem a devida atenção, pode não ser possível distinguir o que foi instalado pelo site e o que foi instalado pelo próprio software. Em vários testes da Linha Defensiva, o instalador Baixaki não ofereceu nenhum software de terceiros.

Independentemente do software instalado ou da origem, da Linha Defensiva recomenda sempre atenção em todas as telas do instalador para certificar que nenhum software indesejado acabe se alojando no sistema.

Leia mais

 

Comentários 44

Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores

  • thiago

    Oxe, como é que fazem uma matéria dessas (muito boa por sinal), e permitem que apareçam banners do PSafe na lateral da página???? É para exemplificar????

  • Wesley Ornelas

    Sempre desconfiei do Baixaki.

  • josehrio

    Esse baixaaqui é o pior de todos, ele simplesmente infecta o PC com programas inúteis e de propagandas.,.. muda as páginas iniciais, e é dificil tirar… tá uma verdadeira invasão de adwares, virus, barras de ferramentas, e de pesquisas, e vários programas sem utilidade…
    para quem quer se livrar de barras de ferramentas, existe umn programa chamado ADW CLEANNER… ele é fera… e outra boa opção é usar o Avira, um ótimo antivirus…
    mas o melhor mesmo é não ficar baixando nada, pois a maioria dos programas da internet não servem para nada…
    a gente só precisa de

    1 compactador
    1 leitor de PDF
    1 Soft com planilha e editor de texto
    1 Java
    1 Visualizador e editor de imagens
    1 visualizador de Flash

    e mais nada , o resto é perda de tempo…

  • RenatoDias

    Recomendo que todos baixem softwares APENAS pelo site oficial dos mesmos.

  • Daniel Campos

    Super verdade isso. A gente vai querendo um programa e quando vê já instalaram uns 10 que a gente nem sabe a procedência. :/

  • Gabriel

    Parei de usar esses sites pois mesmo utilizando o link menor, o instalador mal intencionado vem igual!

  • André

    Isso é única e exclusivamente para “enxertar” softwares patrocinados nos micros dos usuários desavisados… pior, há alguns dias minha esposa instalou uma barra de ferramenta que vem junto com esse instalador do Baixaqui e foi o bicho pra desinstalar a danada 100%… além disso, instalou um antivírus chinês que deu conflito com meu antivírus e com o spybot… pelo menos esse tinha desinstalador… resumindo, SACANAGEM e nada além disso!!!!

  • Antonio Caser

    São verdadeiros lixos na internet essas pragas que chamam de aplicativos, ao invés deles estarem captando admiradores estão colecionando ódio.

  • M. Muniz

    Baixaki …nunca mais !

  • Rodrigo

    Esses sites deveriam ser denunciados!!!

  • José

    Não dá para baixar nada do baixaki, no superdownload, nem no softonic. Mesmo optando para baixar sem o instalador, vem om monte de porcaria, uma delas é o baidu antivirus, bloqueou meu pendriver para gravação, não slava mais nada nele.

  • Gilmar Pacheco Rezende

    Comprei um programa para a proteção de minha máquina, e fiz um teste bem exaustivo: Entrei no fantástico baixaki e instalei uns dez programas neste esquema. No primeiro ele instalou a merda do baidu programa escravizador e espião chinês. No segundo veio o HAO123 que faz o mesmo. No terceiro veio o tal do pcsafe que é a mesma merda do baidu, inclusive o fabricante. No quarto ele instalou uma joça que abre uma cacetada de janelas pop up no corpo do html visitado, fazendo propagandas insistentes, aproveitando vazios no documento ou sobrepondo o conteúdo do HTML. os outros cinco instalaram outras barras de ferramentas que eu ainda nunca tinha visto, a janela do navegador praticamente se fechou de tantas barras. Enquanto isso, a incidência de tarefas que rodam junto co o windows pulou de 18 para 86, e é claro que a máquina já estava se arrastando. Não aguentando a curiosidade, tentei instalar mais um, mas a máquina travou e eu não soube oque foi instalado. Quando reiniciei a máquina, para meu alívio, a virtualização do programa que comprei funcionou perfeitamente e minha máquina iniciou limpa e funcional como antes.E tem gente que acha o máximo entrar destas arapucas.

  • Humano Apenas

    O baixaki tornou-se fonte de vírus e golpes. a NZN parece ter se associado a hackers. Meu computador esta infectado por intencional ato criminoso da NZN.
    No que depender de mim, baixaki, techmundo e nzn nunca mais.

  • Rafael Sanches

    Por este motivo vou criar um site de downloads de programas para baixar sem esses instaladores automáticos, alguém ajuda? O que preciso para fazer o negócio legalmente sem problemas futuros com os donos dos programas.

  • Pedro Augusto

    Já parei de ter esse problema com sites que disponibilizam download de programas. Alguns, além de ter seu instalador, colocam “programas surpresa” sem você perceber junto na instalação. Hoje em dia eu uso o PSafe Internet, e dentro dele tem uma loja de programas. Baixo direto de lá e todos eles são testados e sem nenhuma surpresa desagradável, como as barras de pesquisa que grudam nos navegadores e não saem mais.

Alertas no Twitter

 
Parceiro
Site Seguro

Anuncie | Termos de Uso | Politica de Privacidade | WP

Editado por Altieres Rohr. Mantido pelo Staff Linha Defensiva

Contato Geral:

English ©2004-2015 Linha Defensiva. Todos os Direitos Reservados.