Alertas | 25/03/2013 15h13 - Atualizado em 03/06/2013 19h07

Alerta da Linha: ‘instalador Baixaki’ e outros sites de download

Instaladores podem instalar softwares desnecessários e indesejados.
Link direto ou site do desenvolvedor deve ser procurado.

Diversos sites de download na internet, que catalogam programas para eles serem encontrados mais facilmente, estão adotando uma prática que não contribui com os internautas: o uso de “instaladores” personalizados. Esses instaladores colocam no computador, além do software escolhido, outros aplicativos de terceiros – frequentemente indesejados.

O Baixaki, maior site de downloads do Brasil, também está distribuindo seu próprio “instalador”. O botão para usar o instalador fica em destaque na página de download dos programas: “clique para baixar” e abaixo, em fonte menor, “com instalador Baixaki”.

Download do Skype no Baixaki. Botão em destaque leva para instalador. (Reprodução)

Download do Skype no Baixaki. Botão em destaque leva para instalador. (Reprodução)

O Superdownloads, que também pertence à No Zebra Network (NZN), dona do Baixaki, usa um “instalador Superdownloads” da mesma forma. Outros grandes sites de download, como o Download.com, fazem uso do mesmo recurso (CNET Secure Download).

Riscos

Os instaladores são oferecidos ao internauta como forma de garantir um download seguro, fácil e livre de vírus e spywares. Na prática, o que acontece é o contrário.

Além do programa escolhido, o instalador copia para o computador softwares indesejados, como barras de ferramentas de navegadores, que também alteram a página inicial e o motor de busca no navegador. O objetivo desses softwares é monitorar a navegação (espioná-la) e fornecer anúncios publicitários direcionados.

Instalador Baixaki oferecendo DealPly.

Instalador Baixaki oferecendo DealPly.

Muitos programas são patrocinados por programas desse tipo. A diferença entre o patrocínio de um software e o instalador de um site de downloads é que o ganho com esses softwares patrocinados do instalador não serão repassados ao desenvolvedor do software. O usuário também tem a opção de baixar o programa diretamente do site do desenvolvedor, sem o software adicional imposto pelo site de download.

Ou seja, não há ganho nenhum para o internauta no uso dos instaladores.

Recomendação

Imagem fornecida pelo Baixaki para destacar link direto. (NZN)

Imagem fornecida pelo Baixaki para destacar link direto. (NZN)

Os sites brasileiros Superdownloads e Baixaki oferecem a opção de baixar o programa sem o instalador. O link está logo abaixo do botão maior. Alguns softwares (como a maioria dos antivírus) são oferecidos livres do instalador. A Linha Defensiva conversou com responsáveis pelo Baixaki, que solicitaram destaque a esta possibilidade.

Em outros sites pode ser mais difícil localizar o link para fazer o download sem o instalador. Nesse caso, recomenda-se consultar diretamente o site do desenvolvedor.

Softwares instalados

A instalação de softwares de terceiros nos instaladores obedece regras que não são de conhecimento da Linha Defensiva. Por esse motivo, não é possível listar os softwares que são instalados por esses serviços.

É importante lembrar também que, além dos instaladores dos sites de downloads, os próprios softwares também colocam softwares de pouca utilidade no PC. Se a instalação for realizada sem a devida atenção, pode não ser possível distinguir o que foi instalado pelo site e o que foi instalado pelo próprio software. Em vários testes da Linha Defensiva, o instalador Baixaki não ofereceu nenhum software de terceiros.

Independentemente do software instalado ou da origem, da Linha Defensiva recomenda sempre atenção em todas as telas do instalador para certificar que nenhum software indesejado acabe se alojando no sistema.

Leia mais

 

Comentários 60

Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores

  • Leandro Giovitta

    simples, procurem o programa no baixaki e baixem direto do site do desenvolvedor, boicotem esses sites lixos que só querem lucro e ferrar com o usuario

  • koko

    bom dia , “baixaki” simplesmente não se importa com os conteúdos que disponibiliza , ( abreviando: falo de programas que ao instalar podem trazer malwares, virus… enfim, sem falar nos programas que pedem para instalar simultaneamente … (mas esses dão para negar mesmo que seja chato entendesse que essas propagandas são o que mantem o site em “pé”)) e o mais engraçado é que filtram todos os comentários que possam vir a referenciar tais queixas … (sem darem qualquer resposta), o que significa que pessoas sem uma proteçao adequada no computador possam vir a ser prejudicadas …

  • William Fernando Lucio

    isso aconteceu comigo também baixei um software pelo baixaki mesmo demarcando as caixas de terceiros o instalador instalou alguns software indesejaveis estou com a maior dór de cabeça para excluir eles do meu pc,ao meu ponto de vista acho isso anti etico empurrar essas porcarias se que vc queira falta de consideraçao com os internautas que buscam baixar seus software em sites seguro sempre baixei no baixaki e quando nao tinha essa porcaria de instaldor era bem melhor é um apena um site com tantas deversidades de software faz uma porcaria dessas.

  • 420IluminateConfirm420

    Baixaki hipócritas de merda! Avisam para que nos prestemos atenção no instalador de tal programa pra evitar virus sendo que eles fazem o mesmo, cambada de fdp.

  • Tiago Tato

    O Baixaki já foi uma das fontes mais seguras da internet para baixar coisas. Hoje, é valido
    a pesquisa no portal deles mas baixar programas lá é chato. Eles sempre estão mudando o formato do instalador para induzir as pessoas a baixa-lo. Não sei até quando essa prática incomoda é necessária para a sobrevivência da empresa visto que todo mundo usa bloqueadores de propaganda hoje e isso danifica a receita de alguns sites. Eu, sempre desligo o ABP no linhadefensiva e em sites que considero dignos de meu auxílio. O Baixaki era um deles, mas como eles estão investindo muito no atualizador eu estou começando a bloquear as propagandas deles. O que se precisa é educar as pessoas para desligarem o bloqueio de propagandas em sites como o linhadefensiva e aqueles que facilitam as práticas seguras de internet. Dessa forma estimula o aumento de sites assim. Tudo é uma questão de estimulo ou desestimulo.

  • Lord Dark Walkers

    a 4 dias atrás baixei um programa no baixaki e ele veio infectado com o cerber ransomware, este começou a criptografar todo o meus sistema operacional inteiro, até não restar nada visível, apenas uma ordem de pagamento no valor de $ 500 dólares, e se não o fise-se todo o resto seria permanentemente apagado, este vírus pelo que eu pesquisei logo que apaguei eu mesmo todos os 7 discos rígidos da minha maquina, era de origem russa.

    AVISO: se querem que seu computador permaneça intacto e sem precisar comprar peças, nunca baixem arquivos pelo Baixaki, suspeitamos que este site esteja com o seu endereço ip de dns spoofado, ou seja o servidor foi alvo de ataque cracker do tipo Dos (Denial of Service) Ataque de negação de serviços, o verdadeiro endereço ip do Baixaki talvez esteja também comprometido pois até agora não voltou ao ar. Obs: o ip do servidor não e o mesmo de 8 anos atrás, o site provavelmente foi clonado. CUIDADO.

  • Lord Dark Walkers

    Este vírus e um tipo de worms de rápida disseminação por todos os tipos de transmissão, ftp, e-mail, ele se utiliza vários tipos de extensão de arquivos para proliferar, ele pode matar literalmente seu computador.

  • Antonio Caser

    NÃO baixem esses MALDITOS INSTALADORES destes sites, vai estragar seu windows. São LIXOS que oferecem e em muitos casos nem instala o que você queria, só os LIXOS DESSES PILANTRAS.

  • Antonio Caser

    Desconecte de sua rede, quando baixarem um arquivo e vocês não sabem se é o MALDITO INSTALADOR ou o próprio aplicativo que procuram, antes de instalar desconecte sua rede, porque se for o instalador ele não conseguirá instalar.

  • Mateus

    Maior parte dos Windows “com defeito” que vejo por aí, que travam toda hora e não rodam nada, estão cheios de taskbars invasivas e outros lixos que vieram junto com programas do Baixaki. Lembrem-se, ao instalar um programa você dá permissão total para ele instalar o que quiser no computador e mudar todas as configurações possíveis. Tem que ter certeza que o instalador é bom antes de dar permissões de administrador.

Alertas no Twitter

 
Parceiro
Site Seguro

Anuncie | Termos de Uso | Politica de Privacidade | WP

Editado por Altieres Rohr. Mantido pelo Staff Linha Defensiva

Contato Geral:

English ©2004-2015 Linha Defensiva. Todos os Direitos Reservados.