Linha Defensiva

Teste mostra incompatibilidade de atualização com plugin bancário

Atualização KB2823324 começou a ser distribuída na terça-feira (9).
Microsoft ainda não se manifestou sobre a causa do problema.
Erro em sistema após aplicação da atualização. (Foto: Luciana Leme/LD)

Erro em sistema após aplicação da atualização. (Foto: Luciana Leme/LD)

A Linha Defensiva realizou nesta quinta-feira (11) um teste para verificar uma das causas do problema que está impedindo usuários de iniciarem o computador após instalar uma atualização da Microsoft lançada na terça-feira (9). O teste foi realizado com o plugin bancário G-Buster, usado por diversos bancos brasileiros. O teste demonstrou que o plugin é incompatível com a atualização.

Teste 1 – Atualização

  1. Um Windows 7 32-bit, há um ano sem atualizações, instalou a atualização problemática  KB2823324 e foi reiniciado.
  2. O sistema iniciou sem dificuldade

Teste 2 – G-Buster > atualização

  1. A máquina de testes foi restaurada ao estado anterior
  2. O site da Caixa Econômica Federal, um dos bancos que distribui o G-Buster, foi acessado. O software de proteção foi instalado.
  3. A atualização  KB2823324 foi instalada
  4. O sistema foi reiniciado
  5. O sistema falhou ao iniciar e exigiu o uso de reparo

Teste 3 – Atualização > G-Buster

  1. A máquina de testes foi restaurada ao estado de funcionamento e sem a atualização e o G-Buster
  2. A atualização  KB2823324 foi instalada
  3. O sistema foi reiniciado sem problema
  4. O G-Buster foi instalado
  5. O sistema deixou de iniciar

Pelos testes, não há dúvida de que o software G-Buster, desenvolvido pela GAS Tecnologia, é uma peça-chave, embora talvez não a única, na incompatibilidade de um sistema com a atualização da Microsoft.

Os testes foram realizados pela colaboradora Maria Cristina, da equipe do ARIS-LD. A GAS Tecnologia não se manifestou até o momento.

Outras incompatibilidades

O software da GAS não é o único software a apresentar erro depois da aplicação da atualização.

Um documento de suporte publicado pela Kaspersky Lab afirma que a versão empresarial do software antivírus da empresa pode gerar um erro de “licença inválida” no Windows 7, Vista e 2008, 32 e 64-bit, após a instalação do KB2823324.

No site Internet Storm Center, um comentarista afirma que a atualização também causou problemas em um sistema 64-bit protegido por um software da Kaspersky.

Ações da Microsoft

A atualização não está mais sendo distribuída pela Microsoft no Brasil. Fora isso, não há confirmação da empresa sobre as causas do problema, nem uma solução oficial para os sistemas que deixaram de iniciar após a instalação da atualização.

Atualizado 11/04 – 20h49 — A Microsoft publicou um documento com soluções oficiais para o problema. O documento menciona incompatibilidades com antivírus da Kaspersky e possui um link para uma página que descreve o G-Buster Plugin (GBPlugin). São os únicos softwares que aparecem mencionados no texto.1

Soluções

Confira as dicas do G1 para resolver o problema 

  1. A Microsoft removeu a menção ao GBPlugin. Ela estava presente na revisão 2.0 do documento. Veja uma captura de tela da página.
 
imprimir
Compartilhe
Comentar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores

  • Darlan

    fiz testes com windows 7 x86 e x64, apos o formatação e reinstalação do sistema logo fiz a atualização, ambos os sistemas apresentaram problema apos a instalação da atualização KB2823324.
    (Chip Intel)

    • http://www.linhadefensiva.org/ Altieres Rohr

      Existem vários chips Intel. Tem duas máquinas Intel aqui funcionando sem problema nenhum. Simplesmente dizer que é um chip Intel infelizmente não ajuda a descobrir uma incompatibilidade.

  • Alberto

    Possuo Windows 7 64 com o g-buster instalado e atualização feita nao tive problema nenhum ja no computador da minha esposa windows 7 32 ele travou.

    • Jacsoni Roskowski

      O Problema só afeta o Windows 7 32 bits e também somente no Brasil…

  • http://www.facebook.com/perfil.desatiivado Junio Vilanova

    Eu instalei um plugin pra acessar o internet bank do Banco do Brasil uns dias antes do meu pc atualizar e não iniciar mais, então o problema não é somente com o plugin da Caixa.

    • http://www.linhadefensiva.org/ Altieres Rohr

      BB também é cliente da GAS Tecnologia.

      • Gedias Machado

        Este G-Buster, é um absurdo o que ele faz com a máquina. Existem inúmeros relatos de problemas causados pelo G-Buster na internet e, ainda assim nossos bancos nos obrigam a instalar ele.

        Será que só os nossos bancos têm tanto problema que precisam tanto assim da proteção do G-Buster, ou será que é pura preguiça bancária?

        O resto do mundo não precisa de G-Buster…

  • Prova Digital

    A Microsoft removeu a informação da página do G-Buster por lá ensinar a tirar o plugin… e se um curioso olhar o site um pouco mais, achará como fazer download de streamer da própria MS ;)

  • SkipperGS

    I never trusted MS automatic installations of updates. I made them need my permission which at least allows some sort of basic control. Even this small delay has saved my own company PC systems now.

    I would recommend that everyone restricts automatic MS updates in some form or another. This delay allowed me to shut down any type of update when I heard of this problem. When they fix it I will return to receiving notices.

  • paulo

    a unica forma que consegui resolver este problema foi dar Boot com o Ubuntu e ir na pasta windowssystem32drivers e substituir o arquivo NTFS.SYS porem vc tem de copiar este arquivo de um sistema que não sofreu alteração desta atualização, reinicie e de boot pelo windows, vá em painel de controle e procure pela opção Windows Update. Clique nas atualizações e desmarque a caixa referente à atualização KB2823324. reinicie e pronto vc esta livre e nem precisou formatar a máquina!

  • Frank

    Tenho um note 64 bits – windows 7 – a referida atualização (KB2823324) foi instalada. Notei que ao acessar a internet (não de inicialização) passou a travar algumas vezes. Seria o caso de desinstala-la.

  • Lucas

    A forma que fui afetado pelo vírus foi bem peculiar:
    Na tela de boot com a animação do Windows, o sistema travava, o computador ficava congelado. Depois de muito reiniciar, tentar reparar/restaurar o sistema, eu tentei desativar os periféricos do meu notebook pelo setup da BIOS, e voltou a funcionar, aí constatei ativando um a um a estranha falha: Por eu ter coincidentemente desativado a placa Wireless pelo atalho de teclado quando eu reiniciava ele dava algum tipo de conflito com os dispositivos Wifi e Bluetooth, que ficam na mesma placa periférica conectada à Motherboard (pois só funcionava quando um dos dois estava desligado). Eu reiniciei com um deles desligado desativei-o pelo atalho, em seguida fiz o mesmo para o outro, aí sim pude ativar ambos e voltar a iniciar o sistema normalmente e ativando-os (esqueci de mencionar que no meu notebook LG o atalho é o mesmo parao Wifi e parao Bluetooth, e quando um deles estava desativado na BIOS, apenas um deles era desativado pelo atalho de teclado).

  • Rodrigo73

    Que outros bancos usam essa g-bomba, achei que fosse só o banco do Brasil…

  • Acdc

    Se a culpa fosse do G-Buster a Microsoft ja teria acusado formalmente a empresa que fabrica o software. O fato dele ser impactado pela atualizacao nao significa que ele é o causador, e sim a vítima de um bug que a Microsoft introduziu. Tanto que a Microsoft já soltou uma nova versão do patch.

    • http://www.linhadefensiva.org/ Altieres Rohr

      A Microsoft em geral não acusa ninguém. Para a Microsoft, o mais importante é que os programas funcionem. Fato que fica claro com todos os métodos de compatibilidade que o Windows dispõe. E, caso não saiba, a Microsoft ainda tem uma lista especial de regras de compatibilidade que vem pré-configurada no Windows. E mesmo assim a Microsoft não “acusa” ninguém.

      Isso não quer dizer que a Microsoft não seja culpada. Não vamos saber. Mas ela também não admitiu ter criado um bug.

 
 
Boletim informativo Cadastre-se e receba em seu e-mail

Anuncie | Termos de Uso | Politica de Privacidade | WP

Editado por Altieres Rohr. Mantido pelo Staff Linha Defensiva

Contato Geral:

Parceiro
Site Seguro