Direto do Editor

Direto do Editor | 28/04/2015 12h00

Com discurso de ‘mudança’, Baidu continua ‘empurrando’ antivírus

Baidu

Baidu

A empresa chinesa Baidu é responsável pelo site de buscas mais popular na China. Aqui na Linha Defensiva, a marca é infelizmente mais conhecida por empurrar goela abaixo programas indesejados aos usuários, entre eles o hao123 e o agora icônico Baidu Antivírus.

Em janeiro, reconhecendo a insatisfação de quem recebia algum software da empresa como “presente surpresa”, o Baidu contratou o ator Rafael Infante, do Porta dos Fundos, e prometeu mudar, como conta uma reportagem  um post patrocinado do Gizmodo:

Ao baixar um programa de sua escolha, como um navegador ou um software de videoconferência, por exemplo, muitas vezes os produtos Baidu eram oferecidos por meio da mensagem “deseja instalar também?”. Como muitos usuários apenas clicavam em “prosseguir” e “finalizar”, também instalavam o Baidu sem notar que haviam dado permissão para que isso acontecesse.

Por isso, depois de muita reclamação em função dessas instalações acidentais, o Baidu estreia uma campanha de comunicação para alcançar usuários insatisfeitos. Com a participação do ator Rafael Infante, um dos integrantes do Porta dos Fundos, a empresa abriu canais como chat online e linha telefônica para conversar com seus usuários.

Grifo meu. Eram. Entendido.

Ontem, então, atualizando o programa de backup que eu utilizo — o FreeFileSync –, me deparo com o seguinte:

Instalação patrocinada do Baidu precisa de dois cliques para ser cancelada.

Instalação patrocinada do Baidu precisa de dois cliques para ser cancelada.

Vamos reparar bem o seguinte: para que o Baidu Antivírus não seja instalado, você precisa marcar o “Avançado” (o padrão é o “Básico”) e em seguida desmarcar a caixa minúscula, e até então invisível, que diz “Instale Baidu Antivírus”.

Quem sabe se fosse mais fácil optar por instalar (ou não instalar) o Baidu Antivírus, a empresa não teria que lidar com clientes insatisfeitos e abrir um callcenter só para ajudar as pessoas a desinstalarem o programa.

Está muito claro que o intuito da empresa não é dar escolha aos usuários, mas gerar o maior número possível de instalações do programa, sabe-se lá por qual motivo.

Do anúncio de “mudança” até hoje já se passaram três meses. Tempo suficiente para arrumar a casa. Não dá para alegar nenhuma mudança enquanto a “escolha” nessas instalações for tão confusa e, pior, automática.

Briga ‘Made in China’

Já que estamos no assunto–

A maior concorrente do Baidu na China é a Qihoo 360. E onde está a Qihoo 360 no Brasil?

A Qihoo 360 investiu US$ 30 milhões no antivírus brasileiro PSafe em dezembro de 2013 (reportagem aqui, do TechCrunch). Hoje, para todos os fins, a presença brasileira da Qihoo 360 se dá pelo antivírus PSafe que, aliás, adotava as mesmíssimas táticas do Baidu, com instalações forçadas. Para mim, até hoje a PSafe não tem boa reputação por causa do passado.

Mas a concorrência lá da China espirrou aqui no Brasil. O Baidu resolveu detectar o antivírus da PSafe para Android como malicioso em janeiro no seu programa “DU Speed Booster”. E não foi mero equívoco: a PSafe teve de entrar na Justiça para obrigar a concorrente a retirar o programa da lista, como contou em seu blog. Por enquanto, a vitória tem sido da PSafe.

Nos bastidores a briga já acontecia muito antes do drama ser escancarado nos tribunais — com o detalhe de que todo mundo pode detectar os programas do Baidu alegando que seus clientes tiveram o programa instalado sem autorização e que ele é, por isso, realmente indesejado.

Infelizmente, o Baidu parece não compreender essa diferença.

Pelo menos a PSafe realmente cumpriu a promessa de parar as instalações patrocinadas. Mostrou que tem palavra — o mínimo que se espera de uma empresa cujo produto deve inspirar confiança.

Já o Baidu pretende dizer uma coisa na nossa frente e sair de fininho… pela porta dos fundos e posts patrocinados.

 

Comentários 20

Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores

  • Fábio Nascimento

    A Baidu faz práticas que considero desleais com o usuário. Eu uso um Moto G e tenho clean master, du speed e Psafe para ‘limpar’ o cel. Mas depois que comecei a ver que o Du Speed detectava o PSafe como vírus deletei. Não confio nessa empresa. Não recomendo pra ngm.

  • Clara Amorim

    Só de ler essa matéria, Baidu instalou no meu pc hahah tá doido, negócio que instala sozinho no PC e é quase IMPOSSÍVEL desinstalar! Lixo.

  • Os comentários do “Fábio” e da “Clara” foram realizados a partir do mesmo endereço IP. E em horário semelhante. Deixo a conclusão aos leitores.

    • Olha, podem ser casados, namorados, amigos, podem estar no mesmo Cyber Café, Lan House, podem usar um mesmo fornecedor de internet via (rádio) como tem em locais com infra-estrutura limitada onde revendem internet, podem trabalhar na mesma empresa e pode de fato ser um fake do outro. Tem inúmeros fatores a se considerar.

  • Jaime Aranha

    Mudança de ruim pra pior??? huauhsuhaush… Não dá pra entender como uma empresa sem vergonha como essa Baidu vem com esse discurso depois de ferrar milhões de usuários que NÃO escolheram ter o seu produto instalado no computador…

  • Rafael Barbosa

    Sempre as mesmas piadas, nunca usaram e falam isso. Uso a muito tempo e sempre protegeu meu computador, faço compras online sem medo!

    • Val Machado

      OI, Rafael!

      Pode me passar seu email, por favor? Muito obrigada!

  • Alice Menda

    eu tenho o antivírus do Baidu há mais de um ano (baixei porque quis) e não tenho do que reclamar! é um ótimo programa!

  • Os dois comentários a favor do Baidu (Rafael e Alice) também vieram do mesmo IP.

    • oce711

      depois disto e dificil acreditar que qq comentario positivo ou negativo kkk

    • E um deu like no comentário do outro. Masoq.

  • Vou citar o Aurélio “Baboo”:
    http://www.baboo.com.br/seguranca/antivirus-qihoo-360-total-security-trapaceava-em-testes/

    Empresas chinesas contratam internautas brasileiros para postarem comentários em blogs de tecnologia que os produtos concorrentes são ruins e têm problemas, enquanto o produto delas é ótimo. Diariamente bloqueamos vários spammers disfarçados de usuários que elogiam esses produtos no BABOO. Isso apenas confirma a “seriedade” delas. Lamentável.

  • Kelvin Mandriaza

    Uso o Antivírus e o PC Faster do Baidu, não tive problema algum com eles nos últimos três meses (tempo que os tenho instalado na minha máquina), só é questionável a forma que eles “empurram” os seus softwares para o usuário final.

  • Michel

    Esse Baidu é um programa espião isso sim. Empresa chinesa puxa saco do governo de lá

  • César Damaceno

    Tive acidentalmente instalado o baidu no meu note, depois notei que os produtos que costumava pesquisar na internet apareciam como oferta em determinados sites ou recebia de empresas de venda online ofertas por e-mail exatamente daqueles produtos que estava pesquisando…. estranho não?

  • Kayo Sampaio

    Esse Du Speed é mais uma armadilha da maldição da Baidu kkkkk. Já tive o desprazer de ter no meu cel e perdi ele

  • Daniel Andreoli

    Eu já arranquei em mais de 30 computadores essa praga de Baidu instalada sem permissão de usuários, só no último ano. Digo isso porque eles mesmos não conseguiram fazê-lo por conta própria. Quem defende não tem a mínima noção do que ele realmente faz.

  • Juliano Neves

    Eu acho a cara de pau deles absurda. Eu não confio em um ntivírus que entra escondido do computador e precisa de uma equipe de atendimento para ajudar os usuários a tirarem essa praga do pc deles. Voltem pra China!

  • Olivia Bergala

    Eu só não entendo como a gente nunca consegue desinstalar esse antivírus da Baidu sem formatar.

  • Kayo Sampaio

    Mudou onde? Qualquer app q vc vai baixar aparece aquela praga do Du Speed da baidu.

Alertas no Twitter

 
Parceiro
Site Seguro

Anuncie | Termos de Uso | Politica de Privacidade | WP

Editado por Altieres Rohr. Mantido pelo Staff Linha Defensiva

Contato Geral:

English ©2004-2015 Linha Defensiva. Todos os Direitos Reservados.