Antivírus

Índice

Importante: Para testes antivírus, veja o site independente AV-Comparatives

Ferramentas

BankerFIX
Ferramenta da própria Linha Defensiva. Remove cavalos-de-tróia nacionais que roubam senhas de banco, conhecidos como Bankers.Pode ser uma boa idéia tentar utilizá-lo se o seu Orkut ou MSN estão enviando mensagens que você não enviou.

Antivírus

Freewares

Avast!
O Avast costuma ter eficiência semelhante ou superior ao AVG, seu principal concorrente no ramo de produtos gratuitos. No entanto, ele também possui uma taxa considerável de alarmes falsos (falsos positivos).
AVG (Recomendado)
O AVG é um antivírus gratuito para o uso pessoal, o que o deixou muito conhecido. É bastante popular no Brasil.
Windows Defender (incluso no Windows 8) (Recomendado)
O Windows Defender, tal como incluso no Windows 8, é um antivírus simples. Ele é mais notório por seu alto desempenho (baixo uso de recursos) e pequena taxa de falsos positivos (alarmes falsos). A proteção, no entanto, fica abaixo de praticamente todos os demais antivírus. Recomendado para computadores de baixo poder de processamento, como ultrabooks com processadores Atom.

Sharewares

Dr. Web
Respondendo rápido para novos incidentes, o Dr. Web torna-se um antivírus confiável para proteger seus dados das mais novas ameaças da Internet.
F-Secure Anti-Virus 
Antivírus finlandês, notório por ter sido a primeira empresa a alertar sobre o vírus Sasser e criar o primeiro blog mantido por uma empresa antivírus.
G-DATA Antivirus
O G-DATA Antivirus (antigo AVK) utiliza duas engines, tornando ele um antivírus com boa taxa de detecção e ao mesmo tempo pesado. Ideal apenas para sistemas que precisam de alta proteção.
Kaspersky Anti-Virus (Recomendado)
Teve importantes mudanças na interface da sua última versão, o que o tornou mais fácil de configurar. Sua taxa de reconhecimento de vírus é quase sempre a melhor indústria. Foi o primeiro antivírus a analisar e corrigir arquivos .PAC usado em golpes brasileiros. Para uso doméstico no Brasil, ele pode ser encontrado por cerca de R$ 30, o que também o torna um dos produtos mais baratos.
McAfee (Intel)
O McAfee é o segundo antivírus mais popular do mercado, especial por suas funções para uso em empresas. A companhia pertence à Intel.
ESET
Velocidade no scan, pouco consumo de recursos e reconhecimento da maioria dos vírus o fazem um dos melhores antivírus disponíveis atualmente.Requer o preenchimento de um pequeno formulário para que o download possa ser efetuado.
Panda Anti-Virus
O Panda Anti-Virus da Panda Software é um antivírus conhecido pelo scan online ActiveScan. Inclui também proteção contra spywares.
Trend Micro
A japonesa Trend Micro é a terceira maior empresa do ramo e uma das líderes em pesquisa na área.
Sophos Anti-Virus
Com a página de definições de vírus mais completa existente, a Sophos é notável por sua boa comunicação com o público. O anti-vírus, apesar de conhecido, deixa a desejar.

Scanners Online

Online

Esses antivírus fazem uma análise completa do seu disco. A maioria funciona apenas no Internet Explorer ou requer instalação de plugins. Note que antivírus online são extremamente limitados e não possuem os mesmos recursos que soluções comums de antivírus. Por esse motivo, não se baseie no desempenho dos serviços online para escolher sua solução definitiva.

Um arquivo

Esses scanners funcionam em qualquer navegador. Examinam apenas 1 arquivo por vez. O Jotti Malware Scan e o VirusTotal examinam em diversos antivírus diferentes.