Ajuda - Pesquisa - Usuários - Calendário
Versão Completa Ciberguerra: O futuro dos embates entre nações

Fórum Linha Defensiva > Notícias
Dyego Bustorff
Olá povo,

Eu estava lendo esta notcicia e gostaria que o amigos comentasse sobre o que acham em relação ao titulo e também deixo as mesmas perguntas que tem na noticia aqui para discutirmos.

Por que as guerras também estão migrando para o mundo online? E qual é o alcance deste cenário virtual no real?

Analisando os argumentos apresentados, qual é a sua opinião sobre as questões levantadas sobre o futuro das guerras?

Fonte para a noticia completa para vocês ler-> http://www.baixaki.com.br/info/2535-ciberg...era-online-.htm

lobo.de.mibu
Qual é o futuro das guerras eu não sei, mas com certeza não estamos de fora dos ataques cibernéticos.

Notícia >>> http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2009/08...aques-por-hora/

E aqui a transcrição da audiência pública onde o Diretor de Segurança da Informação e Comunicação, R. Mandarino Júnior, faz uma exposição dos ataques sofridos pelas redes do país (a partir da página 22).
>>> http://www2.camara.gov.br/comissoes/cspcco.../NT07072009.pdf

Vale a pena dar uma lida.
lobo.de.mibu
"A guerra cibernética deixou de ser ficção e se tornou realidade, segundo um relatório da empresa de segurança em informática McAfee."

>>> Guerra cibernética deixou de ser ficção, diz empresa de segurança
ELTM
Boa Tarde ! Dyego Bustorff

Sim, eu creio muito em guerras cibernéticas; ainda mais com tantas tecnologias ( embora eu goste de technology ); muitas delas são para isto mesmo:

Estudo>ataque>defesa

Nos E.U.A já existe a disciplina hacker em universidades e faculdade para a/de formação deles/hackismo .

Cito aqui 3 relações com este assunto :

Este Dr. GEORGE LEDIN seria professor de ataque>defesa, vamos dizer assim para os hackers/empresas ( alunos dele já saem de lá com colocação em T.I para empresas de segurança da informação/fabricantes de softwares ) .

http://translate.google.com.br/translate?h...Dpt-BR%26sa%3DG

A trama do filme Duro de matar 4 se relaciona e muito .

Apagão .

Abraços thumbsup.gif
Mortyus
Tem um livro que eu adoro que se chama "Admirável mundo novo" - Citação de shakespeare - este livro foi escrito em 1930 e o assunto trata da continuação das nossas vidas após uma pós-guerra mundial, onde os sobreviventes organizaram e criaram um mundo "perfeito" - veja que perfeito está entre aspas, literalmente - e nesse mundo já havia a manipulação genética dos seres (que eram criados como se fossem peças em linhas de produção, pois a procriação feminina foi abolida), clonagem, tecnologia e manipulação de dados/informações.

O autor obteve uma visão futurística muito avançada para seu tempo, hoje podemos ver grande parte disso se realizando, uma possível guerra pode surgir a qualquer momento, onde "hackers" poderão ativar mísseis (entre outras armas bélicas) com um simples clique de um simples celular em qualquer ponto do planeta.

A guerra cibernética hoje existe!

Outro livro muito interessante que pode dar uma super visão sobre este assunto é "Inalterado por mãos humanas".

thumbsup.gif
Mortyus
Lendo uma matéria agora mesmo não pude deixar de postá-la:

Sociedade deve decidir rumos da relação humano-robô >>> http://www1.folha.uol.com.br/folha/informa...24u654475.shtml

thumbsup.gif
visotaky
QUOTE (Mortyus @ 19/11/2009, 08:11 AM)
Tem um livro que eu adoro que se chama "Admirável mundo novo" - Citação de shakespeare - este livro foi escrito em 1930 e o assunto trata da continuação das nossas vidas após uma pós-guerra mundial, onde os sobreviventes organizaram e criaram um mundo "perfeito" - veja que perfeito está entre aspas, literalmente(...)

O autor obteve uma visão futurística muito avançada para seu tempo, hoje podemos ver grande parte disso se realizando, uma possível guerra pode surgir a qualquer momento, onde "hackers" poderão ativar mísseis (entre outras armas bélicas) com um simples clique de um simples celular em qualquer ponto do planeta.

Olá Mortyus! Como você disse, a guerra cibernética é uma realidade cada vez mais comum. Respondendo ao autor do tópico: "Por que?" ---> hoje, cada vez mais os países dependem da tecnologia, da internet e do mundo virtual e um dos princípios da guerra é atacar as bases de sustentação do inimigo. Em outros tempos, atacavam as plantações e celeiros. Depois, as indústrias, usinas e sub-estações. Agora é a vez da internet.

Pense em um país como o Brasil, onde uma pane na Telefonica parou todo o Estado de SP... imagine então os EUA, União Européia ou Japão, países 1000x mais dependentes da internet que o Brasil. Depois de pensar nisso fica fácil saber a razão dos ataques virtuais.

Agora, em um Afeganistão ou Iraque, tente saber se os EUA atacaram a estrutura cibernética deles (se é que existe uma blink.gif ). Enfim, em uma guerra os países tentam afetar a capacidade combativa do inimigo, seja destruindo exércitos, cidades, a produção industrial ou as comunicações.

Mortyus, sobre controlar ICBMs (mísseis intercontinentais) pelo celular, estamos um pouco longe disso. Os mísseis russos e chineses geralmente tem uma "configuração da morte", que impede que a trajetória do míssel seja alterada ou desativada DEPOIS do seu lançamento. Eles fizeram isso justamente por medo dos hackers americanos mandarem os mísseis deles de volta.

Mas que a guerra cibernética vai se tornando um dos principais campos de batalha, isso é.
Astromech
http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,...73-6174,00.html

Em 2003 os EUA ja tinha um "começo" da ciberguerra.

Acho que do mesmo modo que a tecnologia trás mudanças para nossas vidas, também trás maleficios, um exemplo antigo, é a evolução da internet com a propagação de virús.

Acho que uma ciberguerra pode estar proxima de acontecer, por que do mesmo modo que esses hackers atacam computadores pessoais e impresas, por que eles não poderiam atacar sistemas de países, prejudicando suas telecomunicações?

Isso é um assunto realmente polemico.

shootist.gif
Mortyus
Mortyus, sobre controlar ICBMs (mísseis intercontinentais) pelo celular, estamos um pouco longe disso. Os mísseis russos e chineses geralmente tem uma "configuração da morte", que impede que a trajetória do míssel seja alterada ou desativada DEPOIS do seu lançamento. Eles fizeram isso justamente por medo dos hackers americanos mandarem os mísseis deles de volta.

visotaky,

Eu sei disso, não leve essa minha citação ao pé da letra, foi apenas uma metáfora (Matrix).

Olá Mortyus! Como você disse, a guerra cibernética é uma realidade cada vez mais comum. Respondendo ao autor do tópico: "Por que?" ---> hoje, cada vez mais os países dependem da tecnologia, da internet e do mundo virtual e um dos princípios da guerra é atacar as bases de sustentação do inimigo. Em outros tempos, atacavam as plantações e celeiros. Depois, as indústrias, usinas e sub-estações. Agora é a vez da internet.

Pense em um país como o Brasil, onde uma pane na Telefonica parou todo o Estado de SP... imagine então os EUA, União Européia ou Japão, países 1000x mais dependentes da internet que o Brasil. Depois de pensar nisso fica fácil saber a razão dos ataques virtuais.

Agora, em um Afeganistão ou Iraque, tente saber se os EUA atacaram a estrutura cibernética deles (se é que existe uma  ). Enfim, em uma guerra os países tentam afetar a capacidade combativa do inimigo, seja destruindo exércitos, cidades, a produção industrial ou as comunicações.

Ótimo comentário.

thumbsup.gif
Astromech
Argentina invade Ilhas Malvinas, dessa vez na internet

Pode não ser uma "ciberguerra" mas está dentro do assunto wink.gif

EUA seriam vencidos em caso de ciberguerra

Nem sempre eles podem ganhar todas huh.gif

Abraço thumbsup.gif
Esta é uma versão "lo-fi" do conteúdo. Para acessar a versão completa com mais informações, formatação e imagens, por favor clique aqui .
©2005-2008 Linha Defensiva. Todos os Direitos Reservados.
Invision Power Board © 2001-2010 Invision Power Services, Inc.
Adaptado por Shaun Harrison
Traduzido e modificado por Fantome e David, Lafter