Ajuda - Pesquisa - Usuários - Calendário
Versão Completa Um roteador substitui um firewall?

Fórum Linha Defensiva > Firewalls e Filtros
Pedro Quigo
Um roteador é um modem que divide a conexão em dois ou mais computadores, portanto vigila as conexões.

Sendo assim, se ele recebe uma conexão que não conhece (um trojan) ele não saberá pra onde direcionar a conexão e assim a invasão não terá sucesso.

Me pergunto se um roteador pode substituir um firewall, mesmo se for físico. Agradeço.

Tenham um bom dia.
Astromech
Olá Pedro Quigo,

Leia essa parte da matéria do baixaki que eu postei na área de Firewall:

Devo usar firewall por hardware ou por software?

A resposta para essa pergunta é polêmica, pois muitos têm a opinião de que só um dos dois já é suficiente, mais que isso é exagero, mas o ideal é possuir um firewall por hardware E um por software. Se você tiver somente um firewall por software e executar um programa malicioso que baixou da internet, tal programa poderá ser capaz de automaticamente reconfigurar seu firewall para aceitar as conexões maliciosas.

Já com o firewall por hardware isso não é possível, pois mesmo que sua máquina esteja contaminada, será impossível que o software do computador afete um hardware externo a ele e de funcionamento independente — como os roteadores e modems de banda larga.

O firewall por hardware é mais seguro que o por software (que pode ser modificado), então o roteador "protege" a sua conexão, mas segurança nunca é demais, então é bom ter um firewall no pc também biggrin.gif

Abraço. thumbsup.gif
Sayane
Desculpa-me invadir seu tópico Pedro Quigo

É que eu estava com a mesma duvida que você.

Eu tenho um modem do speed e um roteador, e agora que coloquei está rede em casa, meu firewall parou de mostrar os pacotes enviados e recebidos, mas ele está ativo e detecta qualquer arquivo que queria se instalar ou mudar algo no pc.

Queria saber se estou segura mesmo com o Pc Tools Firewall não mostrando a atividade do tráfico de rede?

Obrigada pela atenção thumbsup.gif
Astromech
Olá Sayane,

Bem se ler no post que escrevi em resposta ao amigo Pedro Quigo verá que um roteador e o modem da banda larga possuem firewall (se não estou enganado para funcionar o routeador tem que estar na opção router) biggrin.gif, mas não entendo o por que de seu software de Firewall não mostrar tráfico de rede blink.gif

Aconselho você baixar outro software e ver como ele se comporta, baixe o Zone Alarm <(LINK)

Abraço.
Pedro Quigo
Meu caro Sayane, problema nenhum meu caro happy.gif

Astromech, muito obrigado. Eu irei futuramente possuir um firewall por software, e como li a matéria no Baixaki, queria saber se um roteador substituia um firewall por software.

Tenham um bom dia.
Astromech
Astromech, muito obrigado. Eu irei futuramente possuir um firewall por software, e como li a matéria no Baixaki, queria saber se um roteador substituia um firewall por software.

Digamos que "substitui" o firewall por software, até por ser mais seguro em relação à modificações thumbsup.gif

Abraço.
goo1202
QUOTE (Sayane @ 22/01/2010, 05:46 PM)
Desculpa-me invadir seu tópico Pedro Quigo

É que eu estava com a mesma duvida que você.

Eu tenho um modem do speed e um roteador, e agora que coloquei está rede em casa, meu firewall parou de mostrar os pacotes  enviados e recebidos, mas ele está ativo e detecta qualquer arquivo que queria se instalar ou mudar algo no pc.

Queria saber se estou segura mesmo com o Pc Tools Firewall não mostrando a atividade do tráfico de rede?

Obrigada pela atenção  thumbsup.gif

QUOTE (Astromech @ 22/01/2010, 09:26PM)
Olá Sayane,

Bem se ler no post que escrevi em resposta ao amigo Pedro Quigo verá que um roteador e o modem da banda larga possuem firewall (se não estou enganado para funcionar o routeador tem que estar na opção router) , mas não entendo o por que de seu software de Firewall não mostrar tráfico de rede

Aconselho você baixar outro software e ver como ele se comporta, baixe o Zone Alarm <(LINK)

Abraço.

Olá, desculpem a intromissão na conversa, mas acho que isso depende, pois temos alguns modems com roteador e firewall embutidos que não tem muitas opções de configuração e segurança, acredito que o firewall por sofware deve ser usado como complementação ao do roteador.

E pessoal, espero que não se ofendam pela correção, mas é "tráfego" de trafegar, transitar e não "tráfico" que é ilegal e crime previsto em lei, a confusão vem da palavra traffic, do inglês, que além de lembrar, tem como um dos seus significados "tráfico".

substantivo
tráfico
trânsito
tráfego
movimento
comércio
compra e venda
intercâmbio comercial

por exemplo, drug traffic (tráfico de drogas) e air traffic (tráfego aéreo).

Abraços. thumbsup.gif
Astromech
QUOTE (goo1202 @ 08/04/2010, 01:00 PM)
Olá, desculpem a intromissão na conversa, mas acho que isso depende, pois temos alguns modems com roteador e firewall embutidos que não tem muitas opções de configuração e segurança, acredito que o firewall por sofware deve ser usado como complementação ao do roteador.

Veja o que eu escrevi no primeiro post:

QUOTE (Astromech @ 22/01/2010, 05:25 PM)
O firewall por hardware é mais seguro que o por software (que pode ser modificado), então o roteador "protege" a sua conexão, mas segurança nunca é demais, então é bom ter um firewall no pc também biggrin.gif

QUOTE (goo1202 @ 08/04/2010, 01:00 PM)
E pessoal, espero que não se ofendam pela correção, mas é "tráfego" de trafegar, transitar e não "tráfico" que é ilegal e crime previsto em lei, a confusão vem da palavra traffic, do inglês, que além de lembrar, tem como um dos seus significados "tráfico".

Por descuido eu escrevi errado, obrigado thumbsup.gif
cleitonbueno
No meu ponto de vista que trabalho a 6 anos em um WISP, NÃO!

Acho um firewall baseado em software mais seguro, mais potente do que um roteador, no roteador normalmente você derruba requisições em portas, um roteador mais sofisticado você habilita Proteção contra DoS, poderá filtrar as ICMP que passarão coisas assim, já é diferente se tratando de um Firewall baseado em hardware, ou seja, hardware dedicado só para esta função.

Neste caso, um Comodo bem configurado, se tratando de Windows seria melhor opção.

Esse é meu ponto de vista!
Esta é uma versão "lo-fi" do conteúdo. Para acessar a versão completa com mais informações, formatação e imagens, por favor clique aqui .
©2005-2008 Linha Defensiva. Todos os Direitos Reservados.
Invision Power Board © 2001-2010 Invision Power Services, Inc.
Adaptado por Shaun Harrison
Traduzido e modificado por Fantome e David, Lafter