A radio online Pandora, seguindo determinações legais e por motivos financeiros, fecha as portas para ouvintes internacionais.
Segundo e-mail enviado a todos os ouvintes não-americanos da rádio, a empresa Pandora tem a legalidade e liberdade dos seus serviços previstas dentro do estatuto americano, mas o mesmo não ocorre em outros países, o que força a rádio a pagar royalties aos autores e bandas pelas músicas tocadas. Segundo o mesmo e-mail, o custo para manter a rádio fora dos EUA se tornou muito alto, e a Pandora Radio decidiu bloquear o serviço para ouvintes não-americanos.
Contudo, o bloqueio é baseado no IP do ouvinte, portanto se uma conta for acessada de um pc nos Estados Unidos ela funcionará normalmente. Esse método de bloqueio gera brechas para burlar o sistema (funciona do mesmo modo que o bloqueio ao youtube pedido judicialmente pela modelo e apresentadora Daniela Cicarelli).
Em resposta à notificação enviei um e-mail perguntando se a empresa achava realmente efetiva a medida, e o que ela pretendia fazer em relação aos casos de ouvintes que usassem a rede TOR ou qualquer outra forma de proxy para mascarar o IP. No entanto ainda não obtive resposta.
A empresa ainda se compromete a manter em registro as estações criadas pelos ouvintes agora barrados, para o caso de algum dia seus serviços voltarem a contemplar outros países. Para o caso de ouvintes que mantinham uma conta paga, a Radio Pandora pede que os mesmos entrem em contato para serem reembolsados via cartão de crédito.
Segue uma cópia do e-mail recebido (omiti meu IP, mas o resto do e-mail está integralmente abaixo):