Mas como sempre acontece quando aparece algum sistema operacional "novo", os fabricantes de software demoram um pouco a oferecer suporte, especialmente no caso de software que lida em mais "baixo nível", como é o caso de firewalls e antivírus. No caso do Vista, lembro-me que isso demorou um bom tempo, mesmo com o sistema já à venda. Por exemplo, o Online Armor só passou a dar suporte ao Windows Vista nos últimos meses, praticamente dois anos depois do lançamento comercial do sistema.
Então, para quem, como eu, não resistiu a dar uma olhadinha no novo Windows (e não me arrependi até agora de ter feito isto, estou adorando!), é uma busca cansativa para achar software de segurança que já funcione.
No caso dos firewalls, já experimentei, na ordem:
- Kaspersky Internet Security 2009, que uso no XP. A instalação ocorreu sem problemas e o produto aparentava funcionar perfeitamente. Mas meu "desconfiômetro" ficou alarmado quando percebeu que o programa não estava registrando nenhum ataque ao meu IP. É um triste fato da vida que basta ter um IP ativo na Internet que você será atacado centenas de vezes por dia. Como não dava para saber se o KIS 2009 simplesmente não estava registrando esses ataques ou não os estava bloqueando (embora eu ache a primeira hipótese bem mais provável), fiquei com medo e tratei de tirá-lo.
Os "camaradas" do Kaspersky Lab dizem que não oferecem suporte ao Windows 7 agora, só o farão quando o produto for lançado (mas foram bastante rápidos ao fazer isto quando o Vista foi lançado) e não recomendam sua instalação. Há um beta disponível apenas para o antivírus (não para a suíte completa com o firewall), mas alguém aí se arrisca a usar um antivírus beta?
- Agnitum Outpost Firewall Pro 6.5.2358.316.0607 - se eu gostasse, estaria disposto a pagar pela versão full, sim, mas deu erro antes do final da instalação.
- Comodo Internet Security 3.9.95478.509 (atenção, esta versão específica é a primeira que funciona no Windows 7!) - funcionou maravilhosamente bem e adorei o produto, mas depois desinstalei-o por causa dos problemas com a reputação da Comodo de que fiquei sabendo (vejam a discussão específica em outro tópico deste fórum). Hmmmm...
- PC Tools Firewall Plus Free 5.0.0.38 - também funcionou perfeitamente, mas achei o produto muito pobre e resolvi continuar procurando coisa melhor.
- ESET Smart Security 4.0.314 - eu estava experimentando o NOD32, então por que não experimentar a suíte completa? Resposta: porque ela não funciona em modo de experiência, ao contrário do antivírus simples. Pague primeiro antes de usar. Mas ela é tida como compatível com o Windows 7 em várias referências que encontrei no Google, embora não tenha suporte oficial. Depois, porém, fiquei sabendo que ao contrário do sempre elogiadíssimo NOD32, o teste da Matousec deu uma nota baixíssima ao firewall da ESET. Com isto, e ainda tendo que pagar antes de experimentar, sinto muito, mas tchau...
- Online Armor Free 3.5.0.14 - eu já tinha lido que não era compatível, mas muitas vezes isto quer dizer apenas que não há suporte oficial e você vai por sua conta e risco. Com tantos elogios de que é o melhor firewall do mundo atualmente, valia a pena arriscar. A instalação chegou ao fim sem problemas, mas na hora de acionar o programa, já houve de cara um erro: "OBJECT EXPECTED = 1", e fim de papo. Infelizmente, não é mesmo compatível, e considerando que o Online Armor só agora é compatível com o Windows Vista, e mesmo assim não funciona em 64 bits, acho que não posso contar com ele...
- Sphinx Vista Firewall Control (versão não especificada) - apesar do "Vista" no nome, também funciona no Windows 7. E perfeitamente. Só que ele não é um firewall de verdade. Ele é exatamente o que seu nome diz: um front-end para dar ao firewall do Windows uma interface e alguns recursos interativos (e em tempo real) mais decentes do que ter que entrar no Painel de Controle toda hora. Mas na verdade você está usando é o firewall do Windows, mesmo - é como o Maxthon para o Internet Explorer, entende? Achei chatinho, e também não queria ficar à mercê só do firewall do Windows. Desinstalei.
- Privacyware Privatefirewall 6.0.20.14 - nunca tinha ouvido falar dele, e é pago. Mas recebeu boas notas no teste da Matousec e o site diz explicitamente que ele é compatível com o Windows 7. E de fato é. Roda perfeitamente. Mas é absolutamente irritante. Não tem modo interativo, aquela coisa de perguntar no primeiro acesso se aquele aplicativo pode acessar a Internet.
"Modo interativo"? Não seria "de treinamento"? Nos outros firewalls, seria, mas para ele, "modo de treinamento" significa que tudo pode passar durante tantos dias (configuráveis), durante os quais ele presume que tudo está acessando a rede de boa fé e deve ser permitido daí para a frente. Ou seja, se eu já fosse um zumbi numa botnet e instalasse este produto, maravilha, não?
Se você desativar o dito "modo de treinamento" (o que, alarmado, fiz imediatamente quando descobri), ele proíbe tudo até que você configure manualmente regras específicas para cada programa. E configurar essas regras não é nada fácil - um monte de parâmetros obscuros que você não sabe se vão impedir o acesso legítimo do programa ou abrir buracos de segurança, conforme estejam autorizados ou não. Desinstalei menos de meia hora depois de instalar. E morrendo de raiva!
O teste da Matousec também deu boas notas para o Jetico Personal Firewall, mas pesquisei e achei comentários unânimes de que ele era muito chato de usar. Quando fui pesquisar sobre o Malware Defender, o Google me mostrou de cara uma página inteira de gente desesperada perguntando nos fóruns como desinstalá-lo. E o tal de Netchina, como o nome indica, é só mesmo em chinês - e de qualquer modo, a julgar pela reputação do governo de lá, se eu digitar "Falun Gong" ou "Tibet" no Google, é capaz dele censurar e mandar um aviso para Pequim... Uma versão portátil do Great Firewall of China? Não, obrigado...
Resultado: por enquanto, estou de volta ao PC Tools Firewall Plus Free. É bem fraquinho, mas pelo menos tem modo de treinamento de verdade e não me impede o acesso à Internet.
Mas vou continuar de olho até alguma coisa realmente boa ter uma versão compatível... E vamos acompanhando o andamento das coisas por aqui, espero...