Ir para conteúdo

Foto

Aumente sua segurança na Internet

• Por favor, faça o login para responder
111 respostas neste tópico

Astromech

Astromech

Moderador

• Moderador
  • 2.047 posts
  • Local:Porto Alegre - RS
A segurança é um tema importante quando se fala em internet e computadores.Existem diversos mecanismos de seguranças que ajudam os usuários na prevenção de ataques de vírus e Crackers. Os famosos antivírus, anti-spywares são a forma de prevenção mais utilizada pelos usuários, mas há também o Sandbox (caixa de areia), pouco conhecido, mas muito eficaz.

Sempre que algum programa é instalado e executado no computador, ficam gravados logs (caminhos e ações tomadas pelo programa durante sua execução). Esses logs podem ser perigosos, pois alguns vírus procuram por eles para encontrar falhas na execução dos programas e utilizar-se delas para invadir e danificar o computador.

O Sandbox é a espécie de um quartel general para o computador, ele cria um ambiente virtual onde você trabalha com qualquer tipo de programa sem deixar rastro algum. Isso é possível porque o Sandbox apaga qualquer vestígio quando o computador é reiniciado.

Imagem Postada

Pode-se por exemplo, baixar programas que tornam o computador lento ou podendo infectar a máquina e executá-los neste ambiente virtual sem problemas algum. Caso algo inesperado aconteça, é só reiniciar o computador que todas as informações geradas pelos programas serão apagadas e tudo volta ao seu funcionamento normal (Isso se exclui quando for um File Infector)

Os métodos de segurança originais estão ficando obsoletos, e cada vez mais é preciso se achar formas de se navegar seguramente na rede, o Sandbox é uma grande ajuda no quesito de segurança na internet, mas além dele não podemos esquecer dos métodos mais simples de segurança, tais como sempre manter o computador atualizado, não entrar em sites duvidosos, entre outros.

"Quem quiser ter um Sandbox em seu PC, eu recomendo o programa Sandboxie <(link)"

O programa é extremamente leve e de fácil utilização, o Sandboixe é totalmente freeware e pode ajuda-lo a melhorar a utilização de seu pc através de um ambientes "mais seguro".

Imagem Postada

Clique aqui e veja um vídeo do funcionamento do Sandboxie em relação a arquivos maliciosos. (Por seumicroseguro.com)

Imagem Postada
Nem Sandbox's nem Máquinas Virtuais são 100% confiáveis, portanto tenha consciência naquilo que você clica, testa ou executa em seu computador

Astromech | Linha Defensiva

Editado para acrescentar informação/imagem/link para You Tube

Editado por Astromech, 09 março 2012 - 12:42.

Pedro Quigo

Pedro Quigo

Membro Avançado

• Membro
  • PipPipPip
  • 749 posts
Olá meu caro Astromech, bom dia.

Parabéns pelo seu excelente tópico, mas algumas coisas não ficaram claras para mim: o sandbox é uma espécie de máquina virtual como o Virtual PC?

latcho

latcho

Membro

• Membro
  • PipPipPip
  • 791 posts
  • Local:São Paulo - SP

Olá meu caro Astromech, bom dia.

Parabéns pelo seu excelente tópico, mas algumas coisas não ficaram claras para mim: o sandbox é uma espécie de máquina virtual como o Virtual PC?

Exato, Pedro Quigo.

Porém, você não precisa instalar um sistema operacional e configurá-lo para que funcione em sua VM. O software utiliza o seu próprio sistema operacional, e cria uma "caixa de areia" (:P), um local protegido e isolado, que não altera nenhuma chave de registrou ou programa instalado em seu sistema operacional.

O Sandboxie é fantástico. Parabéns pelo tópico Astromech!

Astromech

Astromech

Moderador

• Moderador
  • 2.047 posts
Obrigado latcho e Pedro Quigo :D

É sempre bom relembrar os usuários que existem outros métodos de se manterem seguros ;)

Abraço :legal:

Tosemtroco

Tosemtroco

Novato

• Novato
  • Pip
  • 11 posts
Já li sobre o Sandbox, mas nunca testei. Sempre achei que uma máquina virtual seria mais segura. Achava até ver esse tópico.

Mas ainda não tenho uma idéia clara sobre o funcioanamento do programa. Por exemplo, eu poderia instalar um jogo para testar sem medo do mesmo ter um maware e danificar meu pc? E mesmo que tenha uma malware, é possivel ir lá na pasta e abrir o jogo por ele, sem precisar ficar instalando o game e manter o pc 100% protegido?

Essa parte eu achei muito interessante:

Esses logs podem ser perigosos, pois alguns vírus procuram por eles para encontrar falhas na execução dos programas e utilizar-se delas para invadir e danificar o computador.

Astromech

Astromech

Moderador

• Moderador
  • 2.047 posts
Olá Tosemtroco, respondendo sua dúvida:

Mas ainda não tenho uma idéia clara sobre o funcionamento do programa. Por exemplo, eu poderia instalar um jogo para testar sem medo do mesmo ter um malware e danificar meu pc? E mesmo que tenha uma malware, é possível ir lá na pasta e abrir o jogo por ele, sem precisar ficar instalando o game e manter o pc 100% protegido?

Você pode rodar, instalar ou mesmo baixar programas por uma Sandbox, pois como uma maquina virtual, ela não altera seu PC, mantendo ele intacto em relação a ameças. Como o colega latcho disse, uma Sandbox é como uma maquina virtual, a diferença é que você não precisa instalar um sistema operacional para roda-lá, deixando assim o sistema mais instável, pois irá pedir menos da sua cpu :D

Se você instalar um programa que esteja infectado, você poderá ter acesso a ele, mas se depois que o testou não quiser te-lo mais em sua máquina é só deletalo do ambiente virtual que está beleza :legal:

A única coisa que uma Sandbox tem de ruim é sua incompatibilidade com alguns programas, diferente de uma Maquina Virtual com OS instalado que você terá todos os recursos disponiveis ;)

Espero ter ajudado em sua dúvida.

Abraço.

Editado por Astromech, 30 janeiro 2010 - 00:19.

Tosemtroco

Tosemtroco

Novato

• Novato
  • Pip
  • 11 posts
Muito obrigado Astromech!

Então agora temos além das máquinas virtuais outra opção tão segura, porém usando menos recursos do PC. Já perdi muito tempo tendo que atualizar tudo duas vezes devido as máquinas virtuais (antivirus, firewall, atualizações automáticas e outros).

Muito esclarecedor! Está na minha lista para baixar e testar!

:legal:

Psych

Psych

Novato

• Novato
  • Pip
  • 28 posts
Para ter o SAndBox preciso instalar todos meus programas nele?

Astromech

Astromech

Moderador

• Moderador
  • 2.047 posts
Olá Psych,

Para ter o SandBox preciso instalar todos meus programas nele?

Não! Você só precisa instalar a SandBox no seu sistema, ai você irá utilizá -lá para navegar em sites suspeitos, testar programas que você suspeite que estejam infectados entre outros.

Então não é necessário instalar todos seus programas nela, apenas aqueles suspeitos ;)

Pedro Quigo

Pedro Quigo

Membro Avançado

• Membro
  • PipPipPip
  • 749 posts
Olá Atromech, boa tarde!

Tenho que lhe agradeçer. Acabo de instalar o sandboxie, admito que fiquei com receio, pura bobagem.

Instalação rápida, depois de instalado, seus processos não somam nem 10.000kb de memória. Usei o FF nele e não notei diferença em velocidade. Sinto-me muito mais seguro.

Astromech

Astromech

Moderador

• Moderador
  • 2.047 posts
Olá Pedro Quigo,

Instalação rápida, depois de instalado, seus processos não somam nem 10.000kb de memória. Usei o FF nele e não notei diferença em velocidade. Sinto-me muito mais seguro.

Com certeza :D o SandBoxie se sai muito melhor que uma VM em relação ao desempenho, mas lembrando mesmo utilizando a caixa você sempre tem que estar com o sistema atualizado (windows, av, firewall) ;)

Sentinel

Sentinel

Membro

• Membro
  • PipPipPip
  • 427 posts
Estou testando e tenho achado uma excelente alternativa as máquinas virtuais:

Não precisa ficar atualizando tudo ( antivirus, antispy, SO ...) duas vezes como nas máquinas virtuais;

Roda IE, Windows Media Player e outros programas numa velocidade muito superior as Máquinas virtuais! Na verdade parece que você está executando esses aplicativos normalmente!

Recomendo testarem!

One United

One United

Membro

• Membro
  • PipPip
  • 92 posts
Excelente tópico;

Já conhecia o método "Caixa de Areia", e com certeza o Sandboxie é um dos grandes softwares nesse ramo. É uma excelente opção à máquina virtual se a situação é navegar com segurança, testar algum programa etc. A máquina virtual é mais complexa, você pode estudar um S.O, configurações, etc...

Astromech

Astromech

Moderador

• Moderador
  • 2.047 posts
Outra SandBox interessante, porém seu rendimento é inferior ao SandBoxie.

Se quiserem testar também o SAFESPACE <(LINK)

planetario

planetario

Membro

• Membro
  • PipPip
  • 131 posts
Excelente dica essa, do Sandboxie. Não conhecia até então. Já baixei e estou utilizando muito. Testo programas, navegadores e todas as novidades que me interessam antes de instalar em definitivo no micro. Muito bom mesmo. Como sempre digo: vivendo e aprendendo aqui no Fórum, que para mim é uma das melhores casas da internet. :rolleyes: :legal:

latcho

latcho

Membro

• Membro
  • PipPipPip
  • 791 posts
  • Local:São Paulo - SP

Outra SandBox interessante, porém seu rendimento é inferior ao SandBoxie.

Se quiserem testar também o SAFESPACE <(LINK)

Eu acho o Sandboxie muito pobre visualmente. Pelo que vi de algumas screenshots, o SafeSpace, neste aspecto, parece ser melhor.

Porém o Sandboxie é muito eficiente no que se propõe. Veremos se o SS também será! :legal: :legal:

Astromech

Astromech

Moderador

• Moderador
  • 2.047 posts

Eu acho o Sandboxie muito pobre visualmente. Pelo que vi de algumas screenshots, o SafeSpace, neste aspecto, parece ser melhor.

Porém o Sandboxie é muito eficiente no que se propõe. Veremos se o SS também será! :legal: :legal:

Mas aparência não vale nada quando o que se tem em mente é confiabilidade caro latcho :)

Eu utilizei o SafeSpace e achei um bom programa, bonito e tudo mais, mas ainda assim não troco pela "simplicidade" do SandBoxie :D

Pedro Quigo

Pedro Quigo

Membro Avançado

• Membro
  • PipPipPip
  • 749 posts
Testei o SafeSpace aqui e o Firefox teve uma queda no desempenho, além de alguns instaladores não funcionarem corretamente nele. Portanto, ainda fico com o Sandboxie.

Caro latcho, eu prefiro perder em aparência e ganhar em desempenho. Tanto que meu computador tem o estilo clássico do Windows, sem papel de parede. Além disso, o Sandboxie é menos complicado. ;)

Abraços :legal:

Alesssandro

Alesssandro

Novato

• Novato
  • Pip
  • 3 posts
Meu pc é um pouco antigo e não possuo um conhecimento sobre maquinas virtuais, porém estou mt interessado em proteger meu pc! vocês me indicam a instalação do sandboxie?

Astromech

Astromech

Moderador

• Moderador
  • 2.047 posts
Primeiramente Alesssandro, seja bem vindo ao fórum ! :)

Com certeza recomodadíssimo a instalação do SandBoxie.

É um programa leve, e creio que irá rodar em seu computador.

Imagem Postada
Mas lembre-se, sempre deixe seu computador com as ultimas atualizações, tanto de Antivírus, como de Sistema Operacional :legal:

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos