Ir para conteúdo

Foto

Como esconder código fonte?

• Por favor, faça o login para responder
6 respostas neste tópico

cis

cis

Membro

• Membro
  • PipPip
  • 91 posts
Como esconder o código de um programa? Criar executável serve?

Abraços :legal:

netcriptus

netcriptus

Colaborador Emérito

• Emérito
  • 1.847 posts
  • Local:Curitiba, PR
Nem tudo dá pra criar executável.

O código que você quer esconder foi escrito em que?
Linha Defensiva no Twitter!
Imagem Postada
Sorria, você está sendo Googlado.

cis

cis

Membro

• Membro
  • PipPip
  • 91 posts
Batch
Mas em geral um executável esconde um código?

dstter

dstter

Novato

• Novato
  • Pip
  • 13 posts

Batch
Mas em geral um executável esconde um código?

batch, batch, esses bat do ms-dos?

Se for, você pode criar um executavel com esse programa

http://www.baixaki.c...e-converter.htm

Ele também permite criptografar, assim o codigo fonte fica escondido. Mas vai precisar da senha obviamente na hora que for executar, ai não sei se é bem o que você procura.

Porém mesmo que você compile, com engenharia reversa dá pra descobrir o que faz seu programa. (dá uma trabalheira dos DEMO, mas dá). Porém, claro, no caso ali da senha do programa que eu falei, ai só por tentativa e erro e ai, ulálá, se for uma senha boa, tipo, 7, 10, 20 caracteres quem tentar descobrir vai ficar com cabelo branco e corre o risco de nem estar vivo pra ver quando der hehehe

Espero ter ajudado :)

cis

cis

Membro

• Membro
  • PipPip
  • 91 posts
valeu dstter!
O bat-to-exe-converter eu já conhecia. A pergunta seria se existe (ou se é prático obter) o recíproco: exe to bat.

Engenharia reversa permite somente descobrir o que o programa faz, ou também recupera o próprio (até os comentários dele, por exemplo)?

Especificamente, eu queria esconder somente que é passado como parâmetro.

Um Bytecode, gerado por algumas linguagens, esconde o código?

dstter

dstter

Novato

• Novato
  • Pip
  • 13 posts
Puxa, ai eu fico te devendo. Em programação eu sou infinitos zeros depois da virgula hehe. Mas sei que na hora que o programa é compilado, o compilador pula os comentários. Então, se eles não vão junto, acho que não tem como recuperar ou saber quais comentários o programador fez.

Quando um programa é compilado ele vai pro codigo de máquina, então, eu acho que só uma pessoa que entenda isso pra conseguir entender o que o programa faz. Codigo binário por sua vez que é maçante pra burro, hehe. Em informatica eu costumo dizer que tudo tem uma solução e um jeito, mas com certeza, uma vez compilado descobrir o que ele faz não vai ser pratico, isso eu posso garantir.

Eu não posso te garantir em todos os casos se tem como reverter exe pra bat (partindo da ideia que o arquivo foi um bat uma vez na "vida") mas eu acho que com esse programa deve ter um jeito sim.

Eu acredito que ele seja só um executável que coloca um bat em uma pasta temporária e depois o abre, como esses sfx do winrar, winzip, 7zip. O arquivo sfx é composto por um programinha bem pequeno e o arquivo compactado propriamente dito, então teria como recuperar só o arquivo compactado, acredito que o mesmo se aplique no que o batch to exe faz, então teria como trazer de volta sim.

Como esconder só os parâmetros não me ocorreu nada, eu acho que só criptografado tudo mesmo. Ou fazendo o programa em outra linguagem e compilando.

Tipo, fazer em C e dar chamadas para sistema fazer o que o bat deveria fazer. Ai eu acho que na hora de compilar tudo seria passado pra linguagem de máquina e ai ia dar uma trabalheira dos inferno pra alguém reverter. E ai entra aquele negocio, eu não me matar 10 anos pra burlar uma conta e chegar lá e não ter dinheiro nenhum hehehe /arrancaoscabelo, o mesmo vale ai, se o seu programa é algo MUUITO importante que pode despertar a curiosidade alheia do que ele faz, o melhor é criptografar e claro, cada vez que for executar colocar uma senha (mas ai só você poderia executar, porque se informar a senha, ai dá pra desfazer) Agora se for algo mais aplicação domestica, acho que ngm vai se matar pra tentar entender ele.

Mas dar vai. Eu perdi um arquivo 7z e como meu conhecimento em programação é muito ruim, eu tô indo mesmo por engenharia reversa pra entender o programa. (o que é uma vergonha, já que ele é Código aberto hehe, mas como eu não sei ler... ) e consegui entender bastante coisas dele já. Se meu raciocínio estiver certo, eu estou a poucos detalhes de trazer meu arquivo de volta.

Reverter sempre vai dar, mas dando muito trabalho. Um programa milagroso que vai fazer isso com dois cliques, ainda tá longe de existir.

Lembrando também que se pode descobrir o que ele faz, mas não o codigo que ele foi compilado especificamente. Então, trazer o codigo fonte escritinho tal como era outra vez, acho que só o Chuck Norris consegue hoje e nos próximos 20 anos hehe (depois disso prefiro não opinar)

Sei que ficou meio confuso, mas espero que tenha conseguido te ajudar :)

cis

cis

Membro

• Membro
  • PipPip
  • 91 posts
obrigado, dstter.

então, pesquisando vi que há os programas descompiladores. mas pelo menos eu não conheço um automático que devolva o codigo fonte.

parece que são formas mesmo só para dificultar, valeu!
abraço.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos