Ir para conteúdo

Foto

Iniciando em programação

• Por favor, faça o login para responder
11 respostas neste tópico

L.Fernando

L.Fernando

Novato

• Novato
  • Pip
  • 15 posts
  • Local:São Vicente
Olá, sou novo aqui.

Gostaria de saber qual melhor linguagem de programação a aprender e qual curso, para iniciar. Tenho conhecimento e já desenvolvi alguma coisa em Access, mas sei que é um pouco limitado, por isso queria aumentar o conhecimento em linguagem para desenvolver aplicações mais bem elaboradas e consistentes.
É posivel aprender com livros e tutoriais ou tem que ser curso mesmo?

Abraço

GiovaneMartins

GiovaneMartins

Geek

• Membro
  • PipPipPipPip
  • 2.058 posts
  • Local:Porto Alegre-RS
Olá Fernando,

Gostaria de saber qual melhor linguagem de programação a aprender

Também estou começando a aprender programação, e já tentei aprender algumas linguagens como Visual Basic, delphi, etc. A que melhor me adaptei foi C, que é um pouco complicada mas dá uma base para outras linguagens.

É posivel aprender com livros e tutoriais ou tem que ser curso mesmo?

Olha, acho que é mais fácil e empolgante aprender sozinho do que com cursos, além de ser perfeitamente possível, já que na internet existe muito material sobre as linguagens mais conhecidas, principalmente se você souber inglês, já que a maioria dos sites e tutoriais estão nesse idioma.

No site Apostilando você encontra diversas apostilas em português sobre C e C++, além de outras linguagens de programação.

Outra dica é aprender HTML, que não é uma linguagem para desenvolvimento de aplicações, mas pode ajudar muito no desenvolvimento web. :legal:
[Linha Defensiva no Twitter] [Linha Defensiva no Facebook]

Imagem Postada
Retribua a nossa ajuda não abandonando seu tópico. Obrigado.
Blog do Giovane | Twitter - @giovane_vaz

Astromech

Astromech

Moderador

• Moderador
  • 2.051 posts
  • Local:Porto Alegre - RS
Você pode também fazer o curso da Softblue: Logica de Programação http://www.softblue....CO ON LINE LO06

Creio que ajudará bastante nesse inicio ao mundo da programação, o curso é guiado por você, ou seja o tempo é você que decide, e o melhor, é gratuito :legal:

ofernandofilo

ofernandofilo

Membro

• Membro
  • PipPip
  • 100 posts
Caro amigo,

Você disse que é iniciante em programação. Saiba, pois, que linguagens de programação não são nem um pouco importantes.

Você precisa aprender Algoritmo. Depois Estrutura de Dados. Depois Orientação a Objetos. Depois Banco de Dados.

A linguagem é mera ferramenta. Tem hora certa pra usar o martelo e tem hora certa pra usar a chave de fenda, e nenhuma ferramenta é melhor que a outra. Elas possuem habilidades diferentes.

Para mim, existem 2 boas linguagens para aprender programação:

Pascal e Java!

Pascal
*pros: é praticamente o algoritmo traduzido para inglês
*cons: existem poucos detalhes feios na linguagens, falta de ortogonalidade

Java
*pros: é extremamente portável, roda em tudo sem problemas e lindamente bem documentada
*cons: é linguagem orientada a objetos, demora mais tempo entender alguns detalhes

Na verdade, eu sou meio contra a linguagem C para novatos, pois:
A implementação é super dependente do compilador. O que funciona num compilador não funciona em outros e normalmente as pessoas começam a programar com compiladores muito antigos - do tipo Turbo C/C++, Dev-C++...

Por isso, você vai cansar de encontrar códigos na internet que não funcionam na sua casa...

abraços

L.Fernando

L.Fernando

Novato

• Novato
  • Pip
  • 15 posts
:D
Obrigado pela dica, irei seguir a sequencia de qprendizado que passou.

Esfera

Esfera

Membro

• Membro
  • PipPip
  • 76 posts
Olá,

Apesar da mais comun, eu acho que deveria aprender C, ja que é uma linguagem ampla que da horizontes para as outras linguagens.
:P

darkcripter

darkcripter

Novato

• Novato
  • Pip
  • 47 posts
Eu programao C/PERL/PHP/ASP/SQL eu mais se adaptei em C , por isso fiz curso e tenho certificado , mais para inicio para ter base aprende sobre logica de programacao e comeca com um "HTML"
Analisando de malwares.
Imagem removida.

L.Fernando

L.Fernando

Novato

• Novato
  • Pip
  • 15 posts
:D
Obrigado pelas dicas.
Já li algo sobre lógica de programação e um pouco de HTML.
Já criei alguns BD em access e gostei. Programação é uma área que atrai, por isso estou pedindo opniões de quem conhece para me dar um Norte a seguir.

Obrigado a todos.

Esfera

Esfera

Membro

• Membro
  • PipPip
  • 76 posts
Tem um curso bom também.. mas é pago... tem ampla variedades de cursos...
o Ensino é muito bom.. vale apena conferir..
www.treinaweb.com.br
la da pra aprender muito.. mas como eu disse, o curso é shaware ehhe..
mas existe varios outros gratuitos pela internet!

Myssbot

Myssbot

Novato

• Novato
  • Pip
  • 2 posts
O artigo é sobre todas as várias linguagens de programação. Se você está confuso querendo saber por onde começar a sua aventura na programação este artigo para é você.

Vamos começar ... Primeiro decida quais são suas necessidades. Muitas vezes em fóruns e nas salas de chat eu ouço a mesma pergunta repetidamente. "Qual linguagem de programação que devo aprender?", Mas a resposta é diferente para cada pessoa. No entanto, existem algumas perguntas comuns que você pode perguntar a si mesmo para descobrir um bom ponto de partida. O que eu quero realizar? Primeiro você deve começar a pensar sobre o que você deseja criar hora da programação. Você quer fazer sites legais, e aplicações web, ou talvez um aplicativo do Windows rápido para calcular a quantidade de tinta necessária para pintar um quarto? Ou sobre a criação de vídeo, flash, e gráficos 3D. Existem linguagens projetadas para fazer tudo isto e muito mais! Você só precisa descobrir quais são as suas necessidades e desejos.

Tenha em mente

Quando você começar a programar, o mais importante para aprender a programar é aprender sobre as bibliotecas ou módulos da linguagem. Maior foco no básico e certifique-se entendê-las antes de prosseguir.

A linguagem é bem documentada?

Você vai ser capaz de encontrar muitas informações sobre a línguagem? Tipo livros, tutoriais na internet, e a documentação oficial está lá disponível para a sua linguagem? É sempre bom ter uma boa comunidade em torno da linguagem também. A maioria das comunidades on-line são baseadas em fóruns, IRCs e listas de discussões. Lembre-se que o Google é seu amigo. Basta dar uma pesquisado no Google para encontrar tutoriais e comunidades on-line, confira Fórums ou Lojas para livros etc...

Qual o nível de arquitetura que eu quero programar?

Computador não entende o código fonte que escrevemos. Eles só entendem códigos de máquina, a "língua do computador". Código de máquina pode ser pensado como binário, apenas dois estados 0 ou 1 ou interruptores que são ativados ou desativados. Poderíamos dizer que há cerca de 4 diferentes níveis de linguagens de programação. Baixo, Média, Alta e Muito Alta. Quando é dito uma linguagem ser uma linguagem de baixo nível, significa que o código-fonte é mais intimamente relacionado com o código de máquina. Isto significa que o código fonte é um pouco mais enigmático e complexo, mas você tem controle muito fino e muito poder sobre o seu programa. Se é uma linguagem de alto nível, isso significa que ele está mais perto de linguagem legível para humanos e, é muito mais fácil de conseguir fazer coisas comuns (e algumas incomuns). Embora alguns dos detalhes mais finos são escondidos do programador. Os benefícios de uma linguagem de nível baixo é a velocidade e poder. O problema é que você não gostaria de escrever por exemplo um Game inteiro em uma linguagem de baixo nível, porque seria grande, complexo e difícil de entender.

Algumas linguagens são/ou podem ser "bytes compilados". Isto significa que quando o código fonte é compilado, ele não é diretamente transformado na "linguagem do compuador". Em vez disso é transformado em uma "linguagem intermediária" chamada de "códigos byte"(byte codes). Os códigos byte estão em um nível mais baixo do que o código fonte escrito pelo programador, mas não está pronto para ser executado pelo computador, lembre-se que a "língua dos computadores são os códigos binários". Os códigos byte são executados através de uma máquina virtual, que por sua vez traduz para a linguagem dos computadores(binários). Algumas das linguagens mais populares que utilizam esse método é o Java, plataformas .NET(pronuncia-se "Dot Net") e a plataforma mono.

Vamos ao que interessa: Comentários sobre as linguagens!

Vou dar uma pequena lista de linguagens de programação, que eu acho que os serão úteis para os iniciantes.

Aviso: Esta não é uma lista completa de todas as linguagens!

= Web Sites =

Básicos websites de texto estático pode ser criado com uma combinação de linguagem e alguns gráficos.

XHTML
Tipo: Markup Language
Voltadas para: Websites
Dificuldade: Muito Fácil
Compatibilidade: Funciona com os navegadores modernos (Firefox, Chrome, Safari, Explorer)
Documentação: O que não falta é documentação. Eu acho que os tutoriais w3school cobre quase tudo, por isso é improvável que você precise de um livro.
Links: www.w3schools.com
Notas: Tudo que você precisa é um bom editor de texto. No entanto, existem também programas mais complexos como o Dreamweaver para ajudar
simplificar a criação de páginas XHTML.

CSS
Tipo: Style Sheets (Folhas de Estilo)
Voltadas para: Websites
Dificuldade: Fácil
Compatibilidade: Funciona com os navegadores modernos (Firefox, Chrome, Safari, Explorer)
Documentação: Grande quantidade tutoriais on-line. Você pode achar útil comprar um livro, pois irá explicar mais sobre design.
Notas: Tudo que você precisa é um bom editor de texto. No entanto, existem também programas mais complexos como o Dreamweaver para ajudar a simplificar a criação de arquivos CSS. CSS é uma linguagem para estilos que define o layout de documentos HTML. Por exemplo, CSS controla fontes, cores, margens, linhas, alturas, larguras, imagens de fundo, posicionamentos e muito mais.

= Aplicações Web =

Javascript
Tipo: Interpretado / scripting
Voltadas para: Aplicações Web
Dificuldade: Fácil - Médio
Documentação: Ótimos tutoriais on-line, mas você pode achar um livro útil.
Notas: Isto dá aos web designers uma linguagem de script para incorporar-la nas páginas web. Pode criar caixas pop up, validar formulários XHTML e muito mais. O código é executado pelo navegador.

PHP
Tipo: Interpretado / scripting
Voltadas para: Aplicações Web
Dificuldade: Médio
Compatibilidade: O código é executado no servidor
documentação: Bons tutoriais on-line, pode precisar de um livro, para o processo de aprendizagem mais completa.
Notas: Como o código é executado no servidor o usuário não pode ver o código fonte, isso adiciona um nível de protecção e segurança para coisas como formulários de login e transações online.

= Banco de Dados =

Bases de dados permitem armazenar toneladas de informação de uma forma lógica. No desenvolvimento de software você pode usá-los para manter o controle de membros de sites, a pontuação em um jogo, folha de pagamento de empregados, e muito mais.

SQL
Tipo: Structured Query Language (Linguagem de Consulta Estruturada)
Nível: Muito Alto
Voltadas para: Bancos de dados
Dificuldade: Médio - Difícil
Compatibilidade: Usado com muitos sistemas de gestão de banco de dados os principais são (MySQL, Access, PostgreSQL, Oracle, SQLite, e muito outros)
Documentação: A documentação é grande, muitos livros e tutoriais on-line.
Notas: SQL é uma linguagem padrão para acessar bancos de dados. Existem muitas versões diferentes da linguagem SQL. No entanto, para ser compatível, todas elas tem suporte, pelo menos aos principais comandos (como SELECT, UPDATE, DELETE, INSERT,WHERE) de uma maneira similar.

= Aplicações Desktop =

VB.net
Tipo: Byte Compilado
Nível: Alto
Voltadas para: .NET ou plataformas Mono.
Compatibilidade: .NET em Windows, ou Mono em Windows, Linux & Mac.
Documentação: .NET é bem suportado pela Microsoft e há muitos livros disponíveis. Mono está de acordo com a maior parte dos padrões .NET.
Links: http://msdn.microsof...ic/default.aspx

http://www.mono-proj...sic.NET_support

Notas: VisualBasic.NET é uma língua diferente, no sentido de sintaxe e blocos de código. Palavras reservadas como Dim ... Ass, ou Begin ... End são usados ​​em vez de símbolos como em linguagens de estilo C.

C #
Voltadas para: .NET ou plataformas Mono.
Compatibilidade: .NET em Windows, ou Mono em Windows, Linux & Mac.
Documentação: Não falta documentação.
Links: http://msdn.microsof...p/aa336809.aspx

http://www.microsoft...xpress/vcsharp/

http://mono-project.com/Main_Page

Notas: Nova grande linguagem desenvolvida pela Microsoft. Muitas vezes comparada com o Java, mas minha opinião é que o C # é superior para o desenvolvimento em Windows. Também funciona bem com a plataforma Mono para linux.

C / C + +
Tipo: Compilado
Nível: Médio
Voltadas para: aplicações Desktop.
Dificuldade: Difícil
Compatibilidade: Existem compiladores para todas as plataformas.
Documentação: Milhões! Livros, on-line, as pessoas, tem de toneladas! -=)
Links: http://www.cplusplus.com/doc/tutorial/

http://www.cprogramming.com/

Notas: É agora uma linguagem mais antiga, mas ainda muito útil quando você precisa desenvolver aplicações com muitas ferramentas poderosas em um programa.

= Multifuncional (Desktop, Aplicações Web e Aplicativos Móveis) =

Java
Voltadas para: Portabilidade (Celulares, Tablet etc...)
Dificuldade: Médio - Difícil
Compatibilidade: Cross platform (Multi-plataformas)
Documentação: Bem documentado
Links: http://java.sun.com/...books/tutorial/
Notas: Bom para o ensino de programação orientada a objeto. Muitas bibliotecas, tornando o desenvolvimento de programas complexos mais fácil.

Python / Jython / IronPython
Tipo: Interpretado / Byte Compilado
Voltado para: Tudo, e RAD (Rapid, Application Development)
Dificuldade: Fácil
Compatibilidade: Cross platform (Multi-plataformas)
documentação: Muito bem documentado
Links: http://www.python.org

http://www.jython.org/

http://ironpython.net/

Notas: Linguagem fantástica para iniciantes! O interpretador Python é escrito em C. O código de byte é específico para a plataforma python. Jython compila para código Java byte e, é executado na máquina virtual Java. IronPython compila a CIL(Common Intermediate Language) para. NET ou plataformas Mono.

= 3D Gráficos ou Jogos em Flash =

Processing
Voltadas para: Imagens em 3D, animação e interações.
Compatibilidade: plataforma Java
Documentação: Bem documentado
Links: http://processing.org/
Notas: Uma linguagem divertida e interessante para fazer um trabalho em 3D.

Actionscript
Tipo: Interpretada
Voltadas para: 2d Animações em Flash e Flex 3D
Dificuldade: Média
Compatibilidade: Flash Player ou Flex.
Documentação: Normal
Links: http://www.actionscript.org
Notas: Esta é uma linguagem popular para esta tarefa específica.

= Embedded Systems =

Máquinas de lavar, televisores, relógios, torradeiras, etc ..

Assembly
Tipo: Assembled
Nível: Baixo
Voltadas para: nichos especiais quando necessário
Dificuldade: Muito Difícil
Compatibilidade: Cada arquitetura de processador tem sua própria versão.
Documentação: Normal
Links: http://webster.cs.ucr.edu/
Notas: Se você aprender Assembly para uma arquitetura, não será difícil programar para outras diferentes. Você apenas tem que aprender um novo conjunto de instruções.

Então, agora você está esclarecido sobre isso "Que linguagem de programação devo aprender?

fonte: http://itekweb.com/d...de-programacao/

sandro100

sandro100

Novato

• Novato
  • Pip
  • 1 posts
estou muito enteressado em linguagem de progamação quero saber com o q começar
alguma dica para me ajudar??
agradeço a todos!!

ofernandofilo

ofernandofilo

Membro

• Membro
  • PipPip
  • 100 posts
Tem gente que não gosta de levantar tópicos antigos [ok, ok, é outra discussão]

Amigo,

Talvez não lhe agrade, pois, normalmente, não agrada a muitos.

O básico é o seguinte, estude:
1)algoritmo;
2)estrutura de dados;
3)orientação a objetos;

Isso é o básico e não tem nada a ver com linguagem. Talvez seja necessário que você conheça alguém pessoalmente para lhe indicar livros e acompanhar seu desenvolvimento.

abraços

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos