Ir para conteúdo

Foto

Brasil 'exporta' vírus que roubam senhas de banco


  • Por favor, faça o login para responder
Não há respostas para este tópico

#1
Dyego Bustorff

Dyego Bustorff

    Monitor - ARIS

  • ARIS-LD
  • 1.483 posts
  • Sexo:Masculino
Imagem Postada

A fabricante de antivírus Kaspersky Lab informa que ataques a usuários de internet banking em Portugal estão utilizando códigos de vírus brasileiros. A praga, conhecida como "Cossta", é utilizada principalmente no Brasil, mas algumas versões da praga já estão atuando quase que exclusivamente em Portugal, segundo Fábio Assolini, analista de vírus da Kaspersky.

Uma das pragas encontradas em Portugal consegue monitorar o acesso a quatro bancos do país. Depois que a senha for digitada pelo internauta, as informações são enviadas aos criminosos. "As técnicas empregadas para roubar clientes portugueses são basicamente as mesmas utilizadas no Brasil", afirma Fábio.

Os ataques começam por e-mail, tentando convencer a vítima a clicar em um link na mensagem. O download do vírus é então oferecido e, se for executado, ficará ativo no sistema operacional. Esse modelo é idêntico ao adotado pelos criminosos brasileiros.

Os vírus também foram detectados em Angola. De acordo com a Kaspersky, há usuários de bancos portugueses no país, por isso a existência de ataques com as mesmas pragas disseminadas em Portugal.

Segundo estatísticas recentes, 30% dos correntistas portugueses ? 2,2 milhões ? acessam a conta bancária pela internet. No Brasil, que produz um em cada três vírus bancários do mundo, esse número é de 38 milhões? 40% do total.

FONTE: Gamevicio




0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos