Ir para conteúdo

Foto

Qual o recurso mais importante em um antivírus?

• Este tópico está fechado Este tópico está fechado
51 respostas neste tópico

Enquete: Qual o recurso mais importante em um antivírus? (127 membros votaram)

Votar

FallenHawk

FallenHawk

Fundador

• Administrador
  • 10.785 posts
  • Local:Maringá - PR
Vamso analisar cada uma das respostas:

Capacidade para detectar todos os trojans e rootkits
Você pode não saber, mas a maioria dos antivírus não é capaz de detectar rootkits mesmo que eles estejam presentes no sistema.

Atualmente o único antivírus que faz grandes esforços para detectar rootkits é o F-Secure. Outras empresas como a McAfee negaram que o problema deva ser resolvido por um antivírus.

Capacidade para remover infecções complicadas
A grande vantagem dos anti-spywares sobre os antivírus é que eles foram desenvolvidos para remover infecções complicadas que requerem não só a remoção dos arquivos mas sim a remoção de diversas entradas no registro.

Você acha que os antivírus também deviam possuir essas funcionalidades?

Atualizações rápidas
Alguns antivírus possuem atualizações tão grandes que podem fazer um usuário de conexão lenta desistir de atualizar o antivírus.

Você acha que o tamanho das atualizações é importante para os antivírus?

Detectar os últimos vírus e trojans assim que eles estiverem na rede
Certos antivírus como o Norton não publicam atualizações logo que os vírus são detectados a não ser em casos extremos, fazendo com que os usuários apenas recebam a atualização depois de serem infectados.
Isso é mais notável em trojans locais, como nossos famosos trojans de banco aqui no Brasil.

Uma boa interface e facilidade de uso
Não adianta você ter algo que você não pode usar, mas você acha que a interface gráfica deveria ser uma prioridade entre as empresas de segurança em geral?

Scanning rápido
Alguns antivírus possuem tantos recursos que faz com que o scan leve horas até ser finalizado.

Você acha que a velocidade de scan é importante, ou prefere os recursos mais avançados?

Alertas sobre os últimos acontecimentos no mundo da segurança
Diversos antivírus possuem um serviço de alerta, onde o antivírus recebe uma mensagem da companhia sobre os últimos acontecimentos no mundo da segurança, junto com instruções de como se proteger. Nós sabemos que informação é a maior amiga do usuário no mundo da segurança, mas você acha que informar deveria ser um trabalho do antivírus?

Se quiser comentar, não deixe de responder!

Abraços,

Altieres Rohr // Ira Racional // Twitter
Garagem 42 - tecnologia e cultura
st-cs.jpg
aris.png You shall be as gods

Diogo Baptista

Diogo Baptista

Colaborador Emérito

• Emérito
  • 850 posts
  • Local:Rio de Janeiro - RJ
Hummm..... Se eu pudesse votaria na metade, mas acho que um sério problema nos antivírus seria a capacidade de remover tais vírus. Se nem infecções simples eles quase nem resolvem, imaginem graves infecções. Porque o Norton detecta o Startpage mas não consegue eliminá-lo?
Stealthwind / Reporte Fraudes!

JoseMelo

JoseMelo

Assistente Profissional

• Assistente Profissional
  • 128.165 posts
  • Local:Uberaba - MG
Acho que a tomada de decisão é importante. Já testei alguns antivirus que quando detectam a anomalia não toma a decisão de fazer o tratamento do problema. Ele te pergunta o que fazer. Se você é um usuário sem nenhuma experiência ficará na dúvida, deleto, coloco em quarentena, deixo ficar como está? Isto é um ponto importante para um bom antivirus, a tomada de decisão sem interferência do usuário.

Editado por josemelo, 08 abril 2005 - 21:05.

FallenHawk

FallenHawk

Fundador

• Administrador
  • 10.785 posts
Bom, alguns antivírus usam listas para tomar a decisão automaticamente, por exemplo:

Limpar (Desinfectar o arquivo)
Apagar
Mover para a quarentena
Renomear

Assim, se o primeiro não for possível os demais serão tentados em ordem e, caso nenhum tenha dado certo, o usuário é avisado de que não foi possível fazer nada com o arquivo.

O problema é que, quando os antivírus tomam decisões sem perguntar os usuários, os falsos-positivos se tornam um problema gravíssimo, visto que se um arquivo legítimo for detectado como vírus ele será removido... Se bem que isso já é um problema real hoje, já que a maioria dos antivírus utiliza essas listas automáticas.

st-cs.jpg

Dohko

Dohko

Editor Emérito

• Geek
  • PipPipPipPip
  • 3.471 posts
  • Local:Rio de Janeiro - RJ

Apagar
Mover para a quarentena
Renomear

Se não me engano, quem faz isso é o AVAST!.

Acredito que um bom antivírus seja aquele te tem a sua biblioteca mais completa e atualizada, e claro uma boa interface para os usuários que não sabe "lidar" com o AV poder corrigir os seus problemas.

Abraço

LEandro

Voorhees

Voorhees

Membro

• Membro
  • PipPip
  • 61 posts
O essencial seria:

- Capacidade para detectar todos os trojans e rootkits

- Capacidade para remover infecções complicadas (de que adianta encontrar senão consegue remover?)

- Detectar os últimos vírus e trojans assim que eles estiverem na rede (Atualizações diárias) ...o Norton é o pior,dentre outras coisas, porque você só recebe atualizações semanalmente!

Seria muito Bom:

- Alertas sobre os últimos acontecimentos no mundo da segurança (Os antivírus tivessem janelinhas informando sobre novos golpes que estariam acontecendo na rede e alertando as pessoas a não cairem nesse tipo de golpe).

- Atualizações Rápidas!!(Porque o Norton manda alguns pacotes de 8mb)Imagine em uma conexão discada?

Agora acho que dentre esses, acho menos importante a interface( os usuários podem gastar um maior tempinho tentando aprende a mexer :D)

E a demora de scan também acho nem ser muito inconveniente,o camarada deixa o computador ligado a madrugada intera baixando coisa no e-mule,porque não deixa o pc meia hora dando scan?

Minha Opinião!!!!

valeu Galera!!!! :tchau:
Se A Morte Fosse Um Dom
Os Deus Não Seriam Imortais

oraffaxx

oraffaxx

Novato

• Membro
  • Pip
  • 2 posts
Não sou da área mas como usuário, concordo com o Josemelo pois o antivirus tem de tomar a decisão sobre a melhor maneira de proteger o computador.
Mas que após a tomada de decisão o usuário fosse alertado sobre o que foi feito com o arquivo contaminado. B)
Athlon Xp 2000+ 1.66
Asus A7V8X-X
256MB RAM DDR 333
GeForce4 440MMX 64MB
Seagate ST340014A 40GB
Combo Lg 52x32x16x
Windows XP PRO SP2
Mozilla Firefox 1.0.3

leoreis

leoreis

Novato

• Membro
  • Pip
  • 16 posts

Bucketheadkrz em 08/04/2005, 01:09 AM

Porque o Norton detecta o Startpage mas não consegue eliminá-lo?

Só uma correção... a symantec remove sim o StarPage.
http://www.linhadefe...jans/startpage/

:D

FallenHawk

FallenHawk

Fundador

• Administrador
  • 10.785 posts
Detectar (listado no V-INFO) e remover são coisas diferentes.

st-cs.jpg

Cyber[BR]

Cyber[BR]

Novato

• Membro
  • Pip
  • 7 posts
  • Local:Balneário Camboriú / SC
Eu acho que uma boa interface + a facilidade de uso ajudaria bastante, o Anti Vírus até teria que se atualizar automaticamente, sem ter a interferência ou configuração do usuário...a maioria nem sabe que é preciso atualizar o software Anti Vírus, e quando aparece uma tela avisando que um vírus foi detectado e pergunta o que é para ser feito, é um Deus-nos-acuda...muitas vezes por falta de conhecimento, o usuário deixa a máquina ficar infectada com medo de apagar algum arquivo importante...

Mané X

Mané X

Membro Avançado

• Membro
  • PipPipPip
  • 320 posts
  • Local:Contagem - MG
Isso de "Qual é o melhor ant-vírus"o que vocês preferem em um "AV"?É igual perguntar "Qual é o melhor processador:Pentium ou Atlhon? ou Os INTEL ou os AMD?"
Sempre da uma polêmica danada...
Agora faço uma pergunta: Pra vocês, o que importa num antivírus, ele ter uma ótima busca, pegando todos os vírus conhecidos ou ter uma boa heurística, pegando vírus desconhecidos?
Uma coisa que já fiz, foi instalar um por um, antivírus e está-los com vírus já conhecidos para saber qual era melhor que qual.....sempre gostei disso.Eu gostava muito do NOD32 mas depois que fui rodar um back orifice no meu computador ( um trojan muito manjado, que a maioria dos antivírus acham) o NOD não achou nem o cliente e muito menos o server..isso me decepcionou um pouco....(obs: versão 2.0).
O Karspersky, é bom, pega muito vírus porque ele tem atualização de 3 em 3 horas...ja usei...não gostei......
É questão de gosto..hj uso o MCAFEE ENTERPRISE 8.0, o único que pega vírus que infecta pcs pro estouro de pilha....recomendo.......
Meu primeiro antivírus por incrível que pareça foi o NORTON, que hoje não recomendo pra ninguém, pelo fato de ser muito pesado, de dar muito conflitos e se hoje vocês pegarem os melhores antivírus como o BITDEFENDER, ele tem definições para vírus de mais de 100.000 malwares se não me engano..ja o NORTON...pouco mais de 70.000 Embarassed
Bacharelando em Ciência da Computação. - Tudo na vida é questão de costume!

PV

PV

Membro Avançado

• Membro
  • PipPipPip
  • 470 posts
*Capacidade para detectar todos os trojans e rootkits
*Detectar os últimos vírus e trojans assim que eles estiverem na rede
*Alertas sobre os últimos acontecimentos no mundo da segurança

Achei estes os pontos mais cruciais.Mas acabei votando no último,que seria realmente uma inovação.Seria mesmo uma prevenção.Pois vários vírus e trojans são pegos em armadilhas,enviadas em links de e-mails,sobre títulos sugestivos.Até mesmo no caso da nova mania,de enviar armadilhas nos programas de mensagens instantâneas,a disseminação se reduziria consideravelmente com mais informação ao usuário.

John =P

John =P

Membro

• Membro
  • PipPip
  • 124 posts
  • Local:Ribeirão Preto - SP
Votei na 1ª.

Tenho medo mesmo é de rootkit, vírus é fichinha perto dele.

Marcos Gru

Marcos Gru

Colaborador Emérito

• Emérito
  • 3.592 posts
  • Local:Guarulhos - SP
Sem dúvida que todos os recuros acima mensionados são importantes, porém acho que faltou um item: o "Suporte Técnico". Quem paga por um produto com essa característica, sempre poderá ter problemas técnicos, e aí que um bom suporte técnico faz a diferença.

Sds,
Marcos
......<Efetivamente construindo o Brasil>......

Cerebrother

Cerebrother

Membro

• Membro
  • PipPip
  • 162 posts
Para mim, o mais importante é a heurística, podendo assim responder rápido a ataques...

Cerebrother :legal:
Imagem Postada

Chaos.fox

Chaos.fox

Membro

• Membro
  • PipPip
  • 85 posts
Um bom antvirus é aquele q possui todos(ou no minimo a maioria)das opções listadas na enquete, não adianta ter, por exemplo, um antvirus q detecta todos os virus e tem um pessimo ant-spyware.Hoje em dia todos esses recursos são de suma importancia para os internaltas.

Mas se for para escolher um importante eu escolho "Capacidade para detectar todos os trojans e rootkits" :legal:
Imagem Postada
Imagem Postada

Cris Figueira

Cris Figueira

Membro Avançado

• Membro
  • PipPipPip
  • 307 posts
  • Local:Rio de Janeiro
Na real, gostaria que os AV tivessem todas as opções da enquete, mas votei na primeira opção.

Eu acho que cada vez mais os usuários estão precisando de técnicos e de pessoas ligadas a área de segurança para livrar seus pcs das pragas, devido a complexidade dos AV e de sua ineficácia, mas é aquela coisa, tem muito mais vírus, malwares, worms,rootkit, trojans, dinheiro, softwares,monopólios,hardware,sistemas, entre as empresas e os usuários finais do que imagina nossa vã vontade de querer um bom AV.

Abraço
Carpe Diem

amdreh

amdreh

Membro

• Membro
  • PipPip
  • 115 posts

Apagar
Mover para a quarentena
Renomear

Se não me engano, quem faz isso é o AVAST!.

O Avast sempre q acha alguma coisa aparece uma tela pergutando se você deseja mover para a quarentena, excluir, curar, mover/renomear ou ignorar o tal arquivo
Já o AVG pelo q eu lembre ele em alguns casos faz automático

Detectar e remover são coisas diferentes.

Eu que o diga nos meus tempos de AVG...

Editado por amdreh, 09 março 2006 - 10:51.

FFelipe

FFelipe

Assistente Emérito

• Emérito
  • 3.548 posts
  • Local:São Paulo-SP
Eu acho que o recurso mais importante é a Capacidade para detectar todos os trojans e rootkits.(votei nele)
é logico que tambem é muito importante uma boa atualização tambem é importante Detectar os últimos vírus e trojans assim que eles estiverem na rede e etc...
Um otimo antivirus seria aquele que tivese quase todas as opções citadas acima.
Mas isso é muito dificil

Abraços. :legal:

Fye

Fye

Novato

• Membro
  • Pip
  • 36 posts
eu acho essencial q todo av possa remover e encontrar todas as infecçoes ^^
mas o q eles deveriam ter msm: *dizer se o arquivo infectado pertence ao windows.......mts usuarios, mts msm, sempre ficam sem saber o q fazer quando o av encontra um virus dentro da pasta windows, com medo de danos irreversiveis acabam não fazendo nada e dexando o virus onde esta, entao se na hora de apagar determinado arquivo o av explicasse q ele n pertence ao windows, as pessoas ficariam mais seguras :lol:

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos