Ir para conteúdo

Foto

Seu PC está lento?


  • Por favor, faça o login para responder
Não há respostas para este tópico

#1
Kururmin

Kururmin

    Membro

  • Membro
  • PipPip
  • 67 posts
Sintomas:
Seu computador funcionava normalmente e de uma hora para outra começou a ficar lento, está travando, está aparecendo umas mensagens estranhas de erro, está reiniciando sozinho?


Possíveis causas:
Existem duas possíveis causas para um computador não estar funcionando adequadamente: Ou é problema nos programas, geralmente no sistema operacional, ou seja, no programa Windows que é o responsável por fazer o computador funcionar ou é problema nas peças que fazem parte do computador como por exemplo o HD, memória RAM, fonte de alimentação de energia, processador, cooler travado (ventilador), placa de vídeo ou placa mãe, estas são as peças que geralmente causam problemas estranhos de comportamento, caso tenham sofrido alguma avaria. Aos programas de computador chamamos de software e as peças chamamos de hardware, por isso dividimos os problemas em duas categorias: software (programas) ou hardware (peças). Em resumo, se o micro está com problema, no popular costuma se dizer: ou é pau no Windows ou é pau em alguma das peças do computador. Veja abaixo as possíveis causas que podem estar relacionadas aos programas e as causas que podem estar relacionadas as peças do computador.

Problemas de Software
Em muitos casos os micros se comportam de maneiras estranhas, ficando lento, travando e emitindo mensagens de erros, pois foram infectados por um vírus de computador, o vírus de computador nada mais é do que um software ou seja um programa. Acreditem, mesmo tendo instalado um antivírus pode-se pegar vírus de computador. Veja na matéria vírus de computador o motivo que leva um computador com antivírus a pegar vírus.
Outro fator que causa lentidão e travamento de micro é devido o fato do Windows ter sido danificado, o Windows é um software responsável pelo gerenciamento e funcionamento do computador. Os fatores que levam o Windows a danificar são muitos, por isso citaremos apenas alguns exemplos: Vírus é um dos fatores que geralmente danificam o Windows, os próprios usuários do computador podem excluir arquivos necessários para o correto funcionamento do Windows, Instalar e Desinstalar Jogos no computador não deveria, mas também podem danificar o funcionamento do Windows.


Problemas de Hardware
Problemas de Hardware, ou seja, alguma peça do computador pode ter tido um defeito só que muitas vezes ela continua funcionando e isso faz com que seu micro não funcione corretamente. Vários são os motivos que podem levar uma peça a estragar, como picos de luz, umidade, aquecimento ou batidas bruscas no equipamento por exemplo.

Possíveis Soluções:
O ideal é levar o micro a uma assistência técnica especializada em computadores, pois lá existem as peças, os equipamentos e os profissionais capacitados para realizar um trabalho adequado. Com isso o usuário evita perdas de informações, desgastes e dores de cabeça. Indicamos sempre uma assistência em primeiro lugar pois geralmente o usuário não possui em sua casa uma fonte de alimentação reserva para o caso da sua ter queimado ou um pente de memória RAM de reserva para verificar se a memória do micro está com problema ou um segundo processador ou HD entre outros.
Outra alternativa para quem não deseja ir a uma assistência técnica seria Formatar, Remover todas as partições existentes no HD, recriá-las e Reinstalar o Windows e todos os programas novamente. Formatar significa apagar tudo que existe no computador, por isso antes de realizar este processo o ideal é fazer um BACKUP que é o ato de salvar todas as informações importantes em um local de armazenamento seguro como um DVD, PEN DRIVE ou outro HD por exemplo. O Processo de Formatação e Reinstalação do Windows resolve 90 por cento dos casos de lentidão e travamento causados por vírus ou problemas de configuração do Windows desde que tenha sido seguido os passos corretos de Formatação e Instalação. Muitas pessoas instalam o Windows por cima de uma versão anterior existente no computador e não removem as partições existentes isto faz com que os vírus permaneçam no micro e os problemas continuem a ocorrer. Veja a matéria "Como Formatar e Reinstalar o Windows" para aprender o processo correto.

Problemas causados por defeitos de Hardware:
Se após formatar e reinstalar o Windows de acordo ensina a matéria "Como Formatar e Reinstalar o Windows" o seu computador continuar com problemas, então pode ser que exista algum defeito de Hardware no seu micro ou seja alguma peça (HD, Memória RAM, Fonte, Processador, Cooler, Placa de Vídeo ou Placa Mãe) podem estar com problema.

Possíveis Soluções:
O ideal é levar o micro a uma assistência técnica especializada em computadores, pois lá existem as peças, os equipamentos e os profissionais capacitados para realizar um trabalho adequado.
Abra o computador e limpe o cooler (ventilador) pois ele pode estar cheio de pó e travado, com isso ele não refrigera o processador e faz com que o micro trave e reinicie sozinho podendo queimar o processador por aquecimento.
Limpe a fonte o ideal é dar um jato de ar em todas as peças do micro para retirar o pó.
Retire os pentes de memória RAM dos SLOTS (encaixe onde elas ficam presas) e passe um elástico de amarrar dinheiro nos contatos da memória.
Se o seu micro possui apenas um pente de memória RAM experimente colocá-la no outro SLOT ou seja no outro encaixe pois o SLOT onde ela encontra-se atualmente pode esta com problema ou mau contato. Ao local onde se encaixe a memória RAM chamamos de SLOT ou banco de memória.
Outra alternativa para quem não deseja ir a uma assistência técnica seria retirar todos os componentes ligados a placa mãe. Aos componentes que não podem ser retirados pois estão ligados ou seja soldados na placa mãe chamamos de OnBoard e aqueles que podem ser retirados chamamos de Off-Board. Se a placa de som do seu micro for off-board retire-a, retire também a placa de modem, a placa de captura de vídeo caso exista, a placa de scanner, enfim deixe somente os componentes necessários para que o micro possa ser ligado. Os componentes básicos que o micro necessita para ligar é somente a placa mãe, a placa de memória RAM, o HD, a placa de vídeo o processador e a fonte. Caso seu micro possua dois pentes de memória RAM retire um dos dois pentes e deixe o micro com apenas um deles. Tente agora Formatar e Reinstalar tudo novamente somente com estes componentes básicos. Este teste é para que possamos identificar qual dos componentes pode estar causando defeito, pode ser que seja aquela placa de captura de TV que você instalou recentemente ou pode ser aquela outra placa nova XYZ que esteja travando o micro, por isso precisamos tentar descobrir. Somente através das tentativas e acertos é que podemos quem sabe identificar qual é o problema, a não ser que se leve o micro a uma assistência pois lá eles possuem equipamentos que identificam se o problema é no processador na memória na placa mãe entre outros.
Tente trocar a memória RAM de SLOT (local onde se encaixa a memória RAM)
Tente limpar os contatos da memória RAM com uma borracha escolar branca e macia.
Tente limpar os SLOTs de memórias RAM, limpe o cooler e a fonte.
Tente trocar de HD
Tente trocar de placa de vídeo
Tente trocar os Flat Cable do HD e do aparelho leitor de CD.
Dica: Não tente trocar de processador, prefira levar o micro a uma assistência técnica especializada.

Problemas causados logo na Instalação
Muitas vezes temos problemas logo na instalação do Windows, aparece uma tela azul e não continua o processo de instalação ou o micro fica reiniciando e não continua a instalação.

Possíveis Soluções:
Tente trocar o CD ROM de Instalação do Windows ele pode estar riscado
Tente trocar o aparelho leitor de CD ROM pois ele pode estar com problema de leitura
Tente copiar o conteúdo inteiro do CD de instalação do Windows para dentro HD do computador caso a cópia seja bem sucedida significa que o CD ROM e o leitor estão em boas condições e o problema pode estar na memória RAM, no processador ou na placa mãe.
Tente trocar a memória RAM de SLOT (local onde se encaixa a memória RAM)
Tente limpar os contatos da memória RAM com uma borracha escolar branca e macia.
Tente limpar os SLOTs de memórias RAM, limpe o cooler e a fonte.
Tente trocar de HD
Tente trocar de placa de vídeo
Tente trocar os Flat Cable do HD e do aparelho leitor de CD.

Dica: Não tente trocar de processador, prefira levar o micro a uma assistência técnica especializada.

Editado por LUA, 01 junho 2008 - 02:41.





0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos