Schmitz

Criando Programas Portáteis Com WinRAR

28 posts neste tópico

O que é um programa portátil?

É um programa que pode ser executado sem precisar instalá-lo em seu computador!

Então vamos lá...

1º Passo:

Abrir a pasta onde se encontra instalado o programa que queremos trabalhar!

Imagem:

4909891gy8.jpg

2º Passo:

Seleccionar todos os ficheiros e pastas!

Depois, escolha um ficheiro aleatório e sobre o mesmo clique com o botão direito do rato e escolha:

Adicionar para "StaxRip.rar"

Imagem:

2406832mm1.jpg

3º Passo:

O ficheiro StaxRip.rar foi agora criado!

Corte e cole no Ambiente de Trabalho ou na sua pasta de trabalho.

4º Passo:

Abrir o ficheiro StaxRip.rar.

Imagem:

6485854kj0.jpg

5º Passo:

Clicar em SFX e de seguida, na nova janela, em Opções SFX avançadas...

Imagem:

2144945mh4.jpg

6º Passo:

Na aba Geral, tomar as seguintes configurações:

1. Caminho para extrair: escolher Criar na pasta atual

2. Programa de configuração > Executar após a extracção: StarRip.exe

Imagem:

4156836ax2.jpg

7º Passo:

Na aba Métodos, tomar as seguintes configurações:

1. Ativar Descomprimir para pasta temporária

2. Método de espera: Ocultar tudo

3. Modo de substituição: Perguntar antes de substituir

Imagem:

imagembl3.jpg

8º Passo:

Na janela que nos resta, verificar se está escolhido o módulo Default.SFX e fazer OK!

Imagem:

5843658xs2.jpg

9º Passo:

Se for programas pequenos, praticamente o programa é criado a velocidade da luz,

se for muito grande tem de esperar!

E pronto, tem o seu programa portátil feito!

NOTAS:

Neste tutorial usei o programa StaxRip, logicamente também se aplica a outros programas!

No 6º Passo em 2. Programa de configuração > Executar após a extracção:, tem de colocar o nome do ficheiro executável, neste caso, era StarRip.exe - o nome do ficheiro não pode ter espaços! Como resolver?

1. Copie a pasta onde se encontra instalado o programa que quer trabalhar para o Ambiente de trabalho ou a sua pasta de trabalho;

2. Se o ficheiro executável tiver espaços (ex: DVD Shrink.exe), edite e elimine o espaço e terá algo deste género: DVDShrink.exe

Terá de fazer isto para todos os programas deste género!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

PERFEITO!!!!!!!!!!!

MUITO BOM!!!!!!

Exelente tuto, meus parabens....ja fiz meus primeiros "portables" :D

Obrigado :legal:

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

substituir imagem?? :huh:

em nenhum momento pede pra substituir imagem :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Maravilha!!

Ótimo Tutorial!!

Sempre quiz saber como se fazia programas portateis!!

Valeu!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom o tutorial.

Só me restaram duas dúvidas:

1.ª - Para programas atualizáveis (anti-vírus, por exemplo), poderemos atualizar o próprio programa portátil durante seu uso ou teremos que refazer tudo a cada atualização ?

2.ª - Alguém conseguiu fazer o Spybot 1.6.0 portátil ?

Eu tentei com todos os arquivos .exe da lista e não consegui. (vejam a imagem abaixo):

ws75tx.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
1.ª - Para programas atualizáveis (anti-vírus, por exemplo), poderemos atualizar o próprio programa portátil durante seu uso ou teremos que refazer tudo a cada atualização ?

Não, terá que refaze-lo

2.ª - Alguém conseguiu fazer o Spybot 1.6.0 portátil ?

Eu tentei com todos os arquivos .exe da lista e não consegui.

Veja o atalho dele na área de trabalho, para de qual arquivo executavel o atalho é.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Não, terá que refaze-lo

Ok, só interessante para programas fixos que não precisem de atualização.

Agora com respeito ao Spybot,vejam a imagem abaixo:

294mk9u.jpg

Esse destino de aplicativo não consta da lista.

Como resolver ?

Compartilhar este post

Link para o post

Qual e a versao desse winrar?

porque no que eu tenho não tem esse SFX.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, só interessante para programas fixos que não precisem de atualização.

Agora com respeito ao Spybot,vejam a imagem abaixo:

294mk9u.jpg

Esse destino de aplicativo não consta da lista.

Como resolver ?

Amigo, não sei se você já consegiu, eu fiz da seguinte forma e deu certo. Copie e cole para (configuração do programa) (Executar após a extração) o caminho a seguir; C:\Arquivos de programas\Spybot - Search & Destroy\SpybotSD.exe Minha versão do spybot é 1.6.2. Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post
substituir imagem??  :huh:

em nenhum momento pede pra substituir imagem  :blink:

Cara fiz tudo certinho, muito massa mesmo.

Achei super prático e eficiente,mas tenho algo que queria acresentar, todos os portáteis que fiz duncionou legal até aí está tudo massa e foi bem explicado parabéns. As vezes sou assim, as messoas me dão uma mão e já quero a perna.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Queria saber como eu mudo o ícone do programa já que todos os que criei apareçem com o um icone do WinRAR e não consigo mudar em propriedades.

Programa portáril muito massa, programa personalizado melhor ainda.

kkkkkkkkkkkk!

A sim, fiz um catalogo de apresentação em Flash que abre automaticamente com o Flash player quase todo PC tem, por isso quis colocar minha ideia em pratica assim, mas meu catalogo apesar de criado não consigo mudar o icone.

Me ajudemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm plissssssssssssss!

Conseguindo ou não mudar não vem muito ao caso, agradeço o tutorial, ajudou prá cassete.

:wiggle:

:tchau:

Qualquer resposta odlifi@hotmail.com

Compartilhar este post

Link para o post

Formatei recentemente meu PC e reinstalei a nova versão do WinRAR, só que essa nova versão não tem a opção "Adicionar para StaxRip.rar " no menu de contexto.

Como proceder agora ?

Compartilhar este post

Link para o post
Formatei recentemente meu PC e reinstalei a nova versão do WinRAR, só que essa nova versão não tem a opção "Adicionar para StaxRip.rar " no menu de contexto.

Como proceder agora ?

Olá, Sbandeira se você não estiver na pasta StarRip não terá a opção "Adicionar para StaxRip.rar " e sim a opção: "Adicionar para APastaQueVoceEsta.rar".

ex.: se você estiver na pasta "teste" terá uma opção "Adicionar para teste.rar ",

se você estiver na pasta "linhadefensiva" a opção sera "Adicionar para linhadefensiva.rar "

entendeu??

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Pô, aCqua, que voada minha. Bastava ter olhado a barra de endereço da figura do tutorial.

Tem horas que a gente procura o mais difícil e esquece do óbvio, não é verdade ?

Obrigado por me chamar atenção para o óbvio, pois eu estava procurando chifre em cabeça de cavalo.

Compartilhar este post

Link para o post
Pô, aCqua, que voada minha. Bastava ter olhado a barra de endereço da figura do tutorial.

Tem horas que a gente procura o mais difícil e esquece do óbvio, não é verdade ?

Obrigado por me chamar atenção para o óbvio, pois eu estava procurando chifre em cabeça de cavalo.

Sim sim sem strees, nada pelo toque. valeu B)

Compartilhar este post

Link para o post

Caro ODLIFI.

Primeiro, quero parabenizar ao autor do tutorial com o Winrar, embora seja melhor fazer com pequenos programas, já que com maiores, leva muito tempo para descomprimir e depois começar a funcionar.

Depois de fuçar muuito, descobrir como mudar o ícone e é muito fácil. Baixe um programa de edição de ícone, icon fx, por exemplo, pois é muito bom; extraia o ícone do programa executável, terá que se antes de comprimi-lo no winrar sfx. Depois, vá na aba texto e ícone e clique em procurar. Indique o caminho do ícone e tecle ok. comprim o arquivo do ícone junto com os arquivos do progrma executável e pronto, o ícone do sfx será agora o do programa.

espero haver ajudado......

Compartilhar este post

Link para o post

Odlifi, para colocar um ícone personalizado no arquivo SFX, vamos voltar ao 7º Passo, depois que voce fizer as alterações ditas pelo tutorial antes de clicar em OK voce pode clicar em Texto e icone, e na caixa Personalizar ícone SFX, voce pode clicar em Procurar em Carregar ícone SFX do arquivo e procurar um ícone que esteja no formato ".ico".

Poste respostas...

Compartilhar este post

Link para o post

Usei o tutorial para criar alguns portateis,mas eles só funcionaram no meu pc em outro pc não funcionava ou o programa pedia serial.Qual problema pode ter acontecido? :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

É bom o pessoal se interessar por este assunto, não podemos passar a vida a inst programas.

Eu faço isto há anos mas de uma outra forma:

1-instalo o programa

2-Copio a pasta de instalação para outro local

3-desisntalo o programa

4-Corro o programa a partir da copia, e se funciona testo em outro computador

Por vezes não funciona porque precisa algun .dll que fica em \windows\system32\

e neste caso antes de desinstalar verifico as dependencias do executável e copio também os dlls em falta.

Programas que necessitam de licênça nem sempre funcionam, no entanto tenho vários em uso aos quais consegui dar a volta, por exemplo:

Bentley Microstation V8 (inclui o ficheiro da licença para um primeiro uso)

Flash 8

Photoshop CS3

e alguns jogos como:

Need for Speed Carbon e Underground

Já tentei o AutoCad, mas ele usa um programa separado para a licença, o que já me fez perder horas.

Compartilhar este post

Link para o post

Achei otimo o tutorial mas preciso de um jeito de tornar por exemplo o Photoshop CS2 funcionar no portatil pois as vezes visito os clientes e tenho que modificar alguma foto e ai não da pra instalar na maquina dele. alguém sabe como posso fazer funcionar ??? Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom, retirei uns programas da raiz... show... porém, necessito de exclarecimentos acerca de programas que rodam com o cd inserido no cd-rom... Esse procedimento pode ser utilizado por programas que, após serem instalados, so rodam apartir de um cd? O nome do programa que busco portabilizar é o Juris Síntese, de pesquisa juridica. Busquei informações para particionar a pen drive para poder rodar uma iso la, não obtive nenhum resultado satisfatorio pro XP, apenas linux, não tentei pra esse O.S.

Realmente necessito de ajuda.

Grato pela atenção,

Alvaro

Compartilhar este post

Link para o post

karamba...

belo tuto mesmo..

eu sabia desse esquema do " arquivo sfx " mas nunca imaginei q dava para criar programas portateis também..

mas valeu, vou tentar aqui também..

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigo é muito bom encotrar pessoas como você que disponibiza um pouco do seu tempo para ajudar os outros.....

...Quero te parabenizar pelo tutorial acredite se quiser eu estava a procura de alguns programas portateis para poder usar na faculdade eis que eu mesma consegui fazer

o meu portable bom isso né, o que eu consegui fazer? simples fiz um portateil do adobe photoshop cs5 demais não é,eu testei em outro sistema e ficou beleza beleza.... agora estou fazendo dos outros portateis como indesign, illustrator etc.

Meus Parabéns mais uma vez .

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.