Ir para conteúdo

Foto

Dicas: Compartilhamento e Segurança no Windows XP


  • Este tópico está fechado Este tópico está fechado
2 respostas neste tópico

#1
trcosta

trcosta

    Membro Avançado

  • Membro
  • PipPipPip
  • 239 posts
  • Sexo:Masculino
Olá!

Após ajudar alguns usuários com algumas dúvidas a respeito do Compartilhamento e Segurança no Windows XP, resolvi fazer um tópico dedicado a responder algumas perguntas como estas:

1. O que é Compartilhamento? E o que é Segurança?

2. Como habilitar/desabilitar os compartilhamentos do meu computador?

3. "Ao acessar um computador em rede recebo mensagens do tipo: Acesso Negado. Você não possui permissões para acessar este recurso ou mensagens parecidas, ou seja, não consigo acessar o computador e os compartilhamentos dele pela rede, o que pode ser? como resolvo isso?"


Dúvidas como as listadas acima poderão ser esclarecidas com a leitura deste tópico.

Então vamos lá!

Para começar, sugiro a leitura do meu tópico Dicas sobre Segurança e Privacidade.

É importante a leitura do tópico acima, pois nele explico como definir senhas para todos os usuários do seu Windows XP e isso é essencial para um computador que está em Rede. Nele também faço uma rápida explicação do que é Compartilhamento e Segurança porém não entro nos detalhes que explicarei neste.

Compartilhar alguma coisa é permitir que outro usuário a visualize ou altere ou utilize.

Segurança é a definição de permissões. É o controle do que será acessado e por quem (que usuários, ou grupo de usuários, poderão acessar quais recursos do meu computador).

Por definições padrões no Windows XP, ao instalarmos algum dispositivo/placa de Rede os recursos de Compartilhamento e Segurança já são instalados para aquela Conexão de Rede e já estão Habilitados. O Firewall do Windows também já vem configurado com uma exceção para permitir o acesso aos compartilhamentos do seu computador.

Baseado no exposto acima, podemos concluir que se o firewall estiver bloqueando o acesso, ou a minha conexão de rede não estiver com a opção habilitada, o compartilhamento não irá funcionar corretamente!

Verificando se o Firewall está permitindo o acesso aos Compartilhamentos:

1. Acesse o Menu Iniciar -> Executar e digite firewall.cpl e clique em Ok, conforme ilustrações abaixo:

Imagem Postada
->
Imagem Postada
->
Imagem Postada

2. A tela ilustrada pela figura abaixo irá aparecer. Caso a opção Ativado esteja marcada, deve-se deixar desmarcada a opção Não permitir exceções:

Imagem Postada

3. Acesse a "aba" Exceções e certifique-se de marcar a opção Compartilhamento de arquivo e impressora. Se quiser que o Firewall bloqueie o acesso aos compartilhamentos basta desmarcar esta opção:

Imagem Postada

4. Na "aba" Avançado, ilustrada pela imagem abaixo, você pode selecionar quais conexões de rede você deseja que o Firewall monitore:

Imagem Postada


Até aqui vimos se o nosso Firewall está permitindo que o acesso aos compartilhamentos seja feito. Agora não paramos por aí, temos que verificar ainda se a nossa Conexão de Rede está com o serviço de Compartilhamento de arquivos e impressoras instalado e ativado. Para isso, siga as instruções abaixo:

1. Acesse o Menu Iniciar -> Executar e digite ncpa.cpl e clique em Ok. Irá aparecer as Conexões de Rede, como na imagem abaixo:

Imagem Postada

2. Clique com o botão direito do mouse na Conexão de Rede Local e acesse o item Propriedades. Irá aparecer a tela ilustrada pela imagem abaixo:

Imagem Postada

3. Verifique se o item circulado em vermelho na imagem acima existe e está marcado nas propriedades da sua conexão de rede. Caso não esteja marcado, marque esta opção e clique em Ok.

Até agora, vimos que nossa Conexão de Rede e o nosso Firewall está permitindo o acesso aos compartilhamentos.

Mas e aí, como eu configuro alguma pasta para que alguém da minha Rede possa acessar? É aqui que, agora, veremos como definir o tal "Compartilhamento" e a tal "Segurança".

Escolhendo entre compartilhamento simples ou com definições avançadas de segurança e definindo uma pasta compartilhada:

1. Acesse o Menu Iniciar -> Programas -> Acessórios -> Windows Explorer. Na janela que aparecer, procure o Menu Ferramentas -> Opções de Pastas, conforme ilustrado pela imagem abaixo:

Imagem Postada

2. Na janela que aparecer, acesse a "aba" Modo de exibição, role a barra de rolagem até o final e verifique a opção Usar compartilhamento simples de arquivo (recomendável), conforme ilustrado pela imagem abaixo:

Imagem Postada
Observação: Guarde bem esta opção, você pode precisar desmarcar esta opção caso deseje definir permissões detalhadas para cada usuário do computador, como veremos adiante.

Continua no próximo post...

Editado por trcosta, 16 outubro 2008 - 02:05.

"Without oars you cannot cross in a boat".


"Quando apontar com um dedo, se lembre que outros três dedos teus apontam para ti".

#2
trcosta

trcosta

    Membro Avançado

  • Membro
  • PipPipPip
  • 239 posts
  • Sexo:Masculino
Continuação...

3. Com a opção acima marcada para usar o compartilhamento simples, clique em Ok. Localize no seu computador uma pasta com arquivos que você deseja compartilhar, clique com o botão direito do mouse na pasta e acesse o item Compartilhamento e Segurança. No meu caso para exemplo, possuo uma pasta chamada "ThiagoTools" no disco local "C:" e vou compartilhá-la, conforme ilustração abaixo:

Imagem Postada

4. Após realizar os procedimentos acima, a janela ilustrada pela imagem abaixo irá aparecer. Basta marcar a opção Compartilhar esta pasta na rede e na caixa de texto ao lado de Compartilhamento: digite o nome que será visto pelos usuários da Rede ao acessarem esta pasta. A opção Permitir que usuários da rede alterem meus arquivos só deve ser marcada se você quer realmente que as pessoas da rede possam Criar, Alterar e até Apagar seus arquivos desta pasta:

Imagem Postada

5. Basta clicar em Ok e pronto, o compartilhamento está configurado e já acessível através da Rede.

Mas e agora? Eu gostaria que apenas um usuário, ou um grupo de usuários, ou alguns usuários tivessem acesso a esse compartilhamento. Como eu faço?

Nesse caso você deve DESmarcar a opção Usar compartilhamento simples de arquivo que está na "aba" Modo de Exibição do Menu Ferramentas -> Opções de Pasta, como mostrado no post anterior.

Agora que a opção está desmarcada, ao acessar com o botão direito do mouse a pasta e clicar sobre compartilhamento e segurança aparecerá uma "aba" a mais nas opções, esta "aba" chama-se Segurança. Além disso, um botão a mais também aparecerá na "aba" Compartilhamento, este botão chama-se Permissões e será usado para definirmos que usuários terão acesso a essa pasta compartilhada! Veja a ilustração abaixo:

Imagem Postada

O que nos interessa aqui é o botão Permissões. Ao clicar nesse botão, irá aparecer a tela ilustrada pela imagem abaixo. Nesta tela, por padrão, já está selecionado "Todos" os usuários. Você pode remover este "Todos" e adicionar apenas aquele/aqueles usuário(s) que você deseja usando os botões "Adicionar" e "Remover":

Imagem Postada

Fácil, não é mesmo?

Continua no próximo post...
"Without oars you cannot cross in a boat".


"Quando apontar com um dedo, se lembre que outros três dedos teus apontam para ti".

#3
trcosta

trcosta

    Membro Avançado

  • Membro
  • PipPipPip
  • 239 posts
  • Sexo:Masculino
Continuação...

Agora, mesmo após ter configurado essas opções todas, algumas vezes alguns usuários se deparam com problemas ao acessar o computador com compartilhamentos através da rede. Mensagens como Acesso negado. Você não possui permissões para utilizar este recurso. Entre em contato...bla bla bla podem aparecer.

Para solucionar este problema você pode seguir os procedimentos abaixo. Estes procedimentos mostrados são também uma forma alternativa de permitir ou bloquear o acesso de alguns usuários e grupos de usuários aos recursos compartilhados do seu computador. No exemplo abaixo vamos ativar a Conta Convidado e permitir que Convidados acessem os nossos recursos, para evitar mensagens como as que citei acima.

Ativando a conta Convidado e alterando as Atribuições de Direitos dos Usuários para permitir o acesso de Convidados ao computador através da Rede.

1. Acesse o Menu Iniciar -> Executar e digite nusrmgr.cpl e tecle Ok, isto irá abrir a tela de Contas de Usuários. Nesta tela, ilustrada pela figura abaixo, clique na conta Convidado.

Imagem Postada

2. Na tela que aparecer, ilustrada pela imagem abaixo, clique em Ativar a conta de convidado.

Imagem Postada

3. Agora volte ao Menu Iniciar -> Executar e digite gpedit.msc e tecle Ok para abrir a tela de Diretivas de grupo. Nesta tela aberta expanda os itens que estão no lado esquerdo marcados em vermelho na figura abaixo: Configurações do Computador -> Configurações do Windows -> Configurações de Segurança -> Diretivas Locais e clique sobre o item Atribuição de direitos do usuário. Na tela da direita aparecerão vários itens. Veja na imagem abaixo os que estão circulados em vermelho chamados Acesso a este computador pela rede e Negar acesso a este computador pela rede.

Imagem Postada

4. Dê duplo clique no item Negar acesso a este computador pela rede e na tela que aparecer caso tenha o usuário Convidado listado remova-o da lista e clique em Ok como ilustrado pela figura abaixo.

Imagem Postada

5. Dê agora um duplo clique no item Acesso a este computador pela rede e adicione na lista o usuário Convidado. A tela é semelhante a tela mostrada acima, basta clicar em Adicionar usuário ou grupo digitar o nome convidado e clicar em verificar nomes e clicar em Ok e em Ok novamente.

6. Após as alterações feitas acima, feche as janelas abertas e vá em Menu Iniciar -> Executar e digite gpupdate /force e clique em Ok para que as alterações nas Diretivas sejam aplicadas.

Ufa! Meus dedos estão pedindo uma folguinha, :)

Espero que este tópico colabore com vocês, qualquer dúvida abra o seu tópico e pergunte o que desejar!

Abraços a todos,

Thiago R. Costa

Editado por trcosta, 16 outubro 2008 - 01:58.

"Without oars you cannot cross in a boat".


"Quando apontar com um dedo, se lembre que outros três dedos teus apontam para ti".




0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos