Após ajudar alguns usuários com algumas dúvidas a respeito do Compartilhamento e Segurança no Windows XP, resolvi fazer um tópico dedicado a responder algumas perguntas como estas:
1. O que é Compartilhamento? E o que é Segurança?
2. Como habilitar/desabilitar os compartilhamentos do meu computador?
3. "Ao acessar um computador em rede recebo mensagens do tipo: Acesso Negado. Você não possui permissões para acessar este recurso ou mensagens parecidas, ou seja, não consigo acessar o computador e os compartilhamentos dele pela rede, o que pode ser? como resolvo isso?"
Dúvidas como as listadas acima poderão ser esclarecidas com a leitura deste tópico.
Então vamos lá!
Para começar, sugiro a leitura do meu tópico Dicas sobre Segurança e Privacidade.
É importante a leitura do tópico acima, pois nele explico como definir senhas para todos os usuários do seu Windows XP e isso é essencial para um computador que está em Rede. Nele também faço uma rápida explicação do que é Compartilhamento e Segurança porém não entro nos detalhes que explicarei neste.
Compartilhar alguma coisa é permitir que outro usuário a visualize ou altere ou utilize.
Segurança é a definição de permissões. É o controle do que será acessado e por quem (que usuários, ou grupo de usuários, poderão acessar quais recursos do meu computador).
Por definições padrões no Windows XP, ao instalarmos algum dispositivo/placa de Rede os recursos de Compartilhamento e Segurança já são instalados para aquela Conexão de Rede e já estão Habilitados. O Firewall do Windows também já vem configurado com uma exceção para permitir o acesso aos compartilhamentos do seu computador.
Baseado no exposto acima, podemos concluir que se o firewall estiver bloqueando o acesso, ou a minha conexão de rede não estiver com a opção habilitada, o compartilhamento não irá funcionar corretamente!
Verificando se o Firewall está permitindo o acesso aos Compartilhamentos:
1. Acesse o Menu Iniciar -> Executar e digite firewall.cpl e clique em Ok, conforme ilustrações abaixo:

2. A tela ilustrada pela figura abaixo irá aparecer. Caso a opção Ativado esteja marcada, deve-se deixar desmarcada a opção Não permitir exceções:

3. Acesse a "aba" Exceções e certifique-se de marcar a opção Compartilhamento de arquivo e impressora. Se quiser que o Firewall bloqueie o acesso aos compartilhamentos basta desmarcar esta opção:

4. Na "aba" Avançado, ilustrada pela imagem abaixo, você pode selecionar quais conexões de rede você deseja que o Firewall monitore:

Até aqui vimos se o nosso Firewall está permitindo que o acesso aos compartilhamentos seja feito. Agora não paramos por aí, temos que verificar ainda se a nossa Conexão de Rede está com o serviço de Compartilhamento de arquivos e impressoras instalado e ativado. Para isso, siga as instruções abaixo:
1. Acesse o Menu Iniciar -> Executar e digite ncpa.cpl e clique em Ok. Irá aparecer as Conexões de Rede, como na imagem abaixo:

2. Clique com o botão direito do mouse na Conexão de Rede Local e acesse o item Propriedades. Irá aparecer a tela ilustrada pela imagem abaixo:

3. Verifique se o item circulado em vermelho na imagem acima existe e está marcado nas propriedades da sua conexão de rede. Caso não esteja marcado, marque esta opção e clique em Ok.
Até agora, vimos que nossa Conexão de Rede e o nosso Firewall está permitindo o acesso aos compartilhamentos.
Mas e aí, como eu configuro alguma pasta para que alguém da minha Rede possa acessar? É aqui que, agora, veremos como definir o tal "Compartilhamento" e a tal "Segurança".
Escolhendo entre compartilhamento simples ou com definições avançadas de segurança e definindo uma pasta compartilhada:
1. Acesse o Menu Iniciar -> Programas -> Acessórios -> Windows Explorer. Na janela que aparecer, procure o Menu Ferramentas -> Opções de Pastas, conforme ilustrado pela imagem abaixo:

2. Na janela que aparecer, acesse a "aba" Modo de exibição, role a barra de rolagem até o final e verifique a opção Usar compartilhamento simples de arquivo (recomendável), conforme ilustrado pela imagem abaixo:

Continua no próximo post...
Editado por trcosta, 16 outubro 2008 - 02:05.

Entrar
Cadastre-se

Este tópico está fechado

Voltar para o topo