Ir para conteúdo

Foto

Informações sobre os plugins de bancos


  • Este tópico está fechado Este tópico está fechado
Não há respostas para este tópico

#1
FallenHawk

FallenHawk

    Fundador

  • Administrador
  • 10.783 posts
  • Sexo:Masculino
  • Local:Maringá - PR
Prezados,

Os plugins de segurança dos bancos representam talvez o principal investimento em segurança para o uso de internet banking no Brasil, pelo menos envolvendo diretamente o usuário final do serviço. Por isso sua remoção deve ser feita com cuidado.

O primeiro fator a considerar é sua segurança. Se você é usuário do internet banking, remover o software não faz sentido porque você irá precisar dele na próxima vez que tentar acessar o serviço. Os plugins não lhe protegem apenas durante o acesso, mas também dos ataques que podem ocorrer entre um acesso e outro.

Sua segunda preocupação deve ser a origem do programa de desinstalação. Como se trata de um programa destinado a usuários que pretendem desinstalar um software bancário, criminosos podem realizar “ataques direcionados”, isto é, fazer desinstaladores que acompanham cavalos de tróia capazes de roubar as senhas.

Por fim, deve-se estar pronto para arcar com as consequências de ter a conta roubada. O banco poderá reclamar e negar-se a ressarcir o valor roubado caso perceba que não há software de segurança instalado.

Se você não é mais cliente do banco ou não vai mais acessar o internet banking por algum computador, você pode entrar em contato com o banco e pedir instruções para remover de forma segura o plugin.

Ciente de tudo isso, a Linha Defensiva lembra que o computador é seu e a decisão de instalar ou retirar um software do seu sistema é sua, seja no caso dos plugins ou quaisquer outros, recomendados aqui no fórum ou em outros websites.

Não estamos dizendo que você não deve desinstalar o plugin, nem estamos dizendo que você deve fazê-lo. Estamos apenas provendo as informações que consideramos relevantes para que os internautas façam a escolha certa.


Atenciosamente,
Equipe Linha Defensiva

Altieres Rohr // Ira Racional // Twitter
Garagem 42 - tecnologia e cultura
st-cs.jpg
aris.png You shall be as gods





0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos