Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Júlio_Mondragon

Dual boot Vista e XP em Hds separados

6 posts neste tópico

Olá pessoal, estou com problemas para carregar dual boot. Antes de tudo, esclareço que já pesquisei por longos dias a solução do meu problema, porém não consegui. Como considero na minha opinião este fórum um dos mais sérios, esclareço a bronca visando alguma luz.

Tenho dois Hds com 40 Ghz cada ( C e D, master e slave, respectivamente ). Inicialmente possuia o XP. Então fiz backup dos dados para a unidade D e instalei o Vista (original, caso alguém se questione). Utilizei-o normalmente e gostei muito. Porém, o slot da minha placa de vídeo é um AGP e a placa possui 256 MB off board. Isto jogou meu PC em queda livre na avaliação de desempenho do Vista e realmente ele ficou lento nesse quisito, tirando o prazer de qualquer jogo por exemplo, por mais simples que fosse.

Então tive a idéia de instalar o XP na unidade D (slave) e fazer dual boot. Não deu certo. Comecei a pesquisar e cheguei até o VistaBootPro (mas ele serve para dual boot em partições no mesmo HD somente). Resultado: o XP carregava enquanto o Vista ficava dormindo. Coloquei o CD do Vista e fiz o boot através dele. Aí, só carregou o Vista e nada do XP (deu erro ao carregar arquivo ntldr.dll no XP se não me engano). Pelo que li quando pesquisei, o Vista em Hds separados deveria reconhecer o outro sistema, mas não ocorreu.

Fiz o contrário, XP na unidade C (master) e Vista na D (slave), também não deu, pois carrega sempre o último sistema instalado.

Os dois Hds estão no IDE primário, enquanto no IDE secundário, os leitores de DVD e CD.

Inclusive, tirei o leitor de CD e coloquei um terceiro HD no lugar ficando apenas com o DVD. A intenção era instalar um sistema no IDE secundário, mas quando o fiz o DVD não leu os drivers do XP que estão em CD (pura bucha!!!). Então, recoloquei o driver de CD e ficou tudo como estava.

Enfim, estou com o Vista pronto pra instalar, mas não posso abrir mão do XP em função das incompatibilidades entre os drivers e do desempenho de alguns programas. No geral para navegar, downloads e outros o Vista roda legal.

Se puderem me ajudar ficaria grato, pois eu sou leigo no assunto. Abraços.

PC: AMD Athlon 2.6 GHZ - 1.5 GHZ de RAM - 2 HDs de 40 GHZ Sansung - Placa Mãe ASUS modelo: A7V8X-MX

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como não informa se efetuou algo do tipo...já tentou seguir estes procedimentos?

http://www.syschat.com/dual-boot-vista-xp-...46.html?garpg=3

Ítens 3 e 4.

Caso não tenha tentado, poderá utilizar também esta alternativa:

http://support.microsoft.com/kb/317521/pt-br

Enfim, creio que dual-boot só funcione com HD único particionado.

Algo referente a seu problema:

http://forum.outerspace.com.br/archive/ind...p/t-152376.html

Compartilhar este post

Link para o post

Buenas...

Bom, na verdade eu já tentei algumas formas de configurar o boot. As informações dos links se assemelham aos passos que executei.

Eu também já havia particionado o HD e instalado um sistema em cada partição. Tentei o XP primeiro, e o Vista depois e vice versa. (parece que essa palavra perdeu o hífen)

Sempre prevaleceu o boot do ultimo sistema instalado. Como exemplo, se considerarmos que o XP foi o último sistema instalado, ele é que fará o boot certo?

Fui até o Prompt de comando através do DVD do Vista e digitei:

Bootrec.exe/fixMBR

Bootrec.exe/fixBoot

Depois, uma vez reiniciado:

bcdedit –set {ntldr} device partition=C:

bcdedit –set {ntldr} path \ntldr

bcdedit –displayorder {ntldr} –addlast

bcdedit -set {ntldr} description "Microsoft Windows XP"

O que de fato aconteceu em todas as tentativas foi o seguinte:

""erro ao carregar arquivo "ntldr", isso aconteceu sempre""

Encontrei muitas maneiras de configurar dual boot em Hds separados, mas no fim das contas todos faziam referência a Hds particionados e não separados.

Caso seja possível, se der, esse link mostra o mesmo problema. Só não o segui por medo de que ocorra a falha ao carregar o "ntldr". Se puder dar uma olhada no link, esse seria bem o meu caso.

http://www.revistawindowsvista.com.br/node/994

Desde já, grato.

Editado por Júlio_Mondragon

Compartilhar este post

Link para o post

É praticamente o mesmo passo que indiquei em um link acima. Acho que se o sistema está recem formatado e ainda não há arquivos pessoais, acho que vale a pena testar.

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeço a paciência pela ajuda.

Finalmente consegui instalar com dual boot. Tive que fazer isso hoje na minha folga em função da demora nas instalações e etc.

Acredito que como você disse, o XP estava bem intalado, sem muitas alterações, restando apenas o Vista. E isso talvez foi o fator possibilitou o dual boot sem alguma troca de arquivo acidental. Pelo menos eu acho.

Instalei normalmente no outro HD e ele apresentou o menu de dual boot de forma automática.

O pior momento se deu até a escolha do XP no menu, pois já estava esperando a mensagem de erro "ntldr" como sempre e quando vi o XP carregou sem problemas.

Outro detalhe é que acredito ser sempre melhor instalar o Vista após o XP, pelo menos em Hds separados.

Obrigado!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Problema Resolvido!

Caso o autor necessite que o tópico seja reaberto, entre em contato com um dos membros da equipe de moderação.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.