Sentinel

Polícia prende acusado de fraude no Mercado Livre

11 posts neste tópico

Polícia prende acusado de fraude no Mercado Livre

Um jovem acusado de dar golpes em aproximadamente 500 usuários do Mercado Livre foi preso em Belford Roxo, Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. O criminoso, usuário do Mercado Livre desde março de 2004, detinha mais de 300 avaliações positivas quando iniciou a oferta de câmeras fotográficas digitais no site dos leilões iniciando uma grande sequência de golpes.

Quando a esmola é grande o santo desconfia

Os preços exigidos pelo jovem eram 50% mais em conta que os praticados no varejo. Em um único mês, o suspeito efetuou 500 vendas de câmeras. Para ganhar tempo e convencer os compradores a depositar o pagamento, o jovem enviava caixas vazias pelos Correios. A tática visava enviar um número de rastreamento para o comprador acreditar que, de fato, seu pedido foi despachado.

Endereços alterados

O golpista tomava ainda o cuidado de preencher o endereço com pequenos erros, a fim de dificultar a entrega dos Correios, o que lhe dava tempo para aplicar mais golpes. Quando os primeiros usuários perceberam que foram vítimas de uma fraude, recorreram à polícia.

Erro Fatal

O suspeito cometeu um erro simples na operação, forneceu sua própria conta bancária para receber os depósitos. Segundo a Polícia Civil do Rio, os investigadores conseguiram o nome do acusado por meio de seus dados bancários e o prenderam quando ele ia ao banco sacar dinheiro. A prisão foi feita por investigadores do 54º DP.

Qualificações Positivas

No perfil do usuário do Mercado Livre, existem agora 325 qualificações negativas. Vários usuários dizem ter ido à polícia denunciar o golpe. No perfil, as vítimas pedem que a polícia investigue também os usuários que deram qualificação positiva ao golpista. A suspeita é que o jovem não tenha agido sozinho, mas contado com a ajuda de outros usuários para se tornar MercadoLíder e acumular qualificações positivas.

Resumo

Como noticiamos anteriormente a polícia tem feito um excelente trabalho na repressão ao crime de Internet. É cada vez maior o número de criminosos que são pegos em fraudes virtuais e a legião dos que vão pra cadeira ver o sol nascer quadrado felizmente, ou infelizmente, cresce com grande velocidade no Brasil.

Blindagem Digital - Alexandre Freire

http://blog.imasters.uol.com.br/alexandref...-mercado-livre/

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
O suspeito cometeu um erro simples na operação, forneceu sua própria conta bancária para receber os depósitos.

mas o q é q esses caras tem na cabeça afinal?!?!?!?!?!?!?

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar do Mercado Livre ser a terceira empresa mais reclamada no site Reclame Aqui nunca tive problemas - sorte? Somente fiz pequenas compras e pagando sempre por boleto bancário ou depósito bancário, pesquisando e lendo muito as qualificações dos vendedores. Sempre compro pelos vendedores bem qualificados e com número muito grande de vendas.

Vejo nessa noticias que a internet não é mundo sem Lei, e que tomado os devidos cuidados ainda podemos usufruir de sites como o ML para fazer compras. Só não arrisco usar o cartão de crédito em qualquer tipo de compra!

Acredito que esforços devam ser feitos – por parte de quem?* - para tornar a internet ainda mais segura, caso contrário, que sentido terá a existência da internet?

*Acho que cada um pode contribuir um pouco para uma interent mais segura.

Compartilhar este post

Link para o post

mas o q é q esses caras tem na cabeça afinal?!?!?!?!?!?!?

Nada! Sorte nossa, porque é menos um golpista livre para passar outros para trás.

Compartilhar este post

Link para o post

Também já comprei pelo ML e não tive problemas.

O negócio msm é pesquisar bem, ver se ele tem mais de um produto para vender.

E se você quer um maquina digital, vá até uma loja comprar, é mais seguro, pois a maioria de vitimas de fraude compram coisas com um valor alto (a partir de uns 200 reais).

A coisa mais cara q comprei lá foi no valor 60,00 reais, e ainda fui buscar.

E quando comprei um produto que vinha pelo correio (veio de Pelotas), eu pensei muito, pesquisei bastante antes de dar o lance, ainda mais q a taxa de entrega do produto não seria coprada.

Com o ML precisa-se ter muito cuidado, a muitos golpistas, mas também há pessoas honestas q acabam sendo prejudicas por esses malandros.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal! Gostaria de fazer algumas considerações sobre este tópico.

Esta notícia é recente, mas não é muuuito recente. Este caso aconteceu no final do passado e felizmente este cidadão já foi preso desde antes do Natal.

Sou vendedor e comprador no Mercado Livre desde 2003 e convivo diariamente com os problemas de segurança do site. Acreditem, já foi muito pior e ainda está longe de ser o ideal. No passado, muitas quadrilhas (ironicamente muitas eram de Brasília) tomavam conta literalmente do site e era muito difícil o controle. Virando um paraíso para os estelionatários.

Nos últimos meses o ML tem melhorado algumas ferramentas de segurança, que já proporcionou uma melhora significativa. Bom para quem compra e bom para quem vende.

O que acontece é que as pessoas acabam se deslumbrando pela compra de produtos baratos, muitos são falsificados e outros produtos "vendidos" nem existem.

Como comprador, nunca levei "volta" no ML, nem em outros sites. Sempre me preocupei com as condições gerais de compra, pesquisando muito antes quando o site é desconhecido e etc, como disse o Sentinel.

Agora, não são só os compradores que sofrem com os safados do ML e com outras dezenas de sites falsos de vendas pela internet. Como vendedor, posso afirmar que 60% das minhas vendas são de compras falsas, que além de atrapalharem as vendas, muitas vezes acabo perdendo a tarifa do anúncio. Sem mencionar alguns compradores que não fazem a menor idéia de como comprar pela internet e ainda querem benefícios de envio por Sedex a cobrar sem pelo menos se dispor a pagar antecipadamente o valor do frete. Quem garante que ele(a) vai buscar a mercadoria nos correios?

Infelizmente é complicado para todos, mas é só ter muita cautela que tudo pode dar certo no final.

Realmente a melhor dica é a comparação das qualificações. Não veja só as dos vendedores. Verifique como o vendedor qualificou o comprador e a réplica do comprador (principalmente dos antigos), se houver. Depois verifique se não existe muitas qualificações (+) cruzadas. De compradores novos (com poucas qualificações ou nenhuma), que tenham os mesmos vendedores em seus perfis. E produtos baratos demais, geralmente são falsificados. Alguns vendedores também colocam seus produtos com valores baixos, mas cobram um custo muito caro pelo frete, quando na verdade enviam por e-sedex (que sai muito mais barato para o vendedor).

É por aí...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já tomei cano no Mercado Livre!

felizmente foi somente de 25 reais... mas fiquei muito ######!

O mercado livre não fez nada!

Entrei em contato com o gerente da poupança da Caixa e fui muito bem atendido... não sei o que fizeram com o cara...

Só sei que eu persegui ele por muito tempo, todos anúncios dele eu abarrotava de links com denuncias. ehhehe

Compartilhar este post

Link para o post
...Só sei que eu persegui ele por muito tempo, todos anúncios dele eu abarrotava de links com denuncias. ehhehe

Mesmo o cara continuando no ML, e você lá em cima, vendo ele vender outros produtos, o ML não fez nada? Você mandava e-mail explicando para o ML a situação? Pedia para excluir ele?

Tem muito tempo? Caso não tenha poste o nome do vendedor aí pra ninguém comprar com ele!

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Sim...

Entrei em contato com o ML... mas a atitude deles no máximo é bloquear o usuário... Não fazem nem uma investigação e nem reportam as autoridades!

Eu cheguei a criar um site, com informações do estelionatário e divulgava em todos os anúncios dele...

Compartilhar este post

Link para o post

Bem feito pra esse cafajeste... Que ele sofra o que merece na prisão virando mulher de criminoso!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia gente. Por incrível que pareça as fraldas quadruplicaram sobremaneira, desde a criação do ML. Hj o maior problema são os falsos Compradores que estão usando suporte Site do Mercado Livre para enganar os Bons Vendedores.  Eu sou uma prova disso. Coloquei meu Celular S7 edge pra venda no ML e apareceram vários interessados consumidores. Mais descobrir que 95 a 96% desses supostos consumidores são Estelionatários. Por pouco nao perdi 1.370$. Guardei mais de 16 imail e fotos desses "supostos consumidores". Eu ia fazer uma denúncia na Delegacia, no intuito de rastrearem esses ladrões, mais nao sinto confiança que minha denúncia passará disso. No Brasil a impunidade ainda reina. O mercado livre deveria ter um mecanismo de rastreio automático por segurança. Desde as perguntas na página do ML até o endereço do suposto(a) comprador. Desde já, mim coloco a disposição da Polícia Federal para tentar prender essa quadrilha cibernética que usa o nome do Mercado Livre indevidamente para enganar as pessoas. Um abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.