Segurança na Web | 01/02/2005 01h44 - Atualizado em 05/05/2008 03h47

Sistema de Nomes de Domínio

Como surgiu

Na Internet toda a comunicação entre dois computadores necessita que cada um saiba o endereço IP do outro. Desse modo você necessita do endereço IP para se comunicar com qualquer computador na Internet.

Como endereços IP não são fáceis de lembrar foi decidido que cada computador teria um nome. Para isso era colocado um arquivo
HOSTS em cada computador. Este arquivo HOSTSpossuía uma referência IP » Nome de todos os computadores. Este”nome” era o nome de cada computador. Assim as pessoas poderiam acessar os computadoresutilizando um nome em vez do IP. O nome seria convertido para o IP pelo computador observando a lista do arquivo HOSTS.

Quando o número de computadores cresceu mais e mais ficou difícil possuir um arquivo HOSTS em todos os computadores com a referência do nome para cada computador. Foi criado, então, o DNS, Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínio. Este sistema consegue transformar nomes em IP sem a ajuda de um arquivo HOSTS.

O que é um domínio

linhadefensiva.org é um domínio. Você não precisou saber o IP do site para se conectar no nosso site, pois seu computador converteu ele para o endereço IP correto. O ato de converter o nome do domínio para o IP chama-se resolver, portanto você ‘resolve nomes de domínio’.

Como funciona

Quando você digitouwww.linhadefensiva.org no endereço do seu navegador, seu computador fez uma conexão com um servidor de DNS para obter o IP do domínio. Este servidor de DNS, provavelmente mantido pelo seu provedor, tentou procurar o endereço IP do domínio.

O servidor de DNS do seu provedor é que faz o resto do trabalho. Ele se conectou em um servidor raiz do DNS para procurar o endreço IP. Este servidor respondeu algo como: “não sei o endereço IP do LinhaDefensiva.org, mas sei quem possui a informação dos domínios .org.” O servidor do seu provedor se conecta no servidor dos domínios .org, que responde algo como “não sei o IP do LinhaDefensiva.org, mas sei quem possui essa informação.” Ele se conecta, então, no servidor indicado e recebe uma resposta: “o IP do linhadefensiva.org é esse”. Finalmente ele consegue o endereço e passa essa informação para o seu computador.

Com o endereço IP em mãos você conseguiu se conectar no nosso site.

Subdomínios

www.linhadefensiva.org é diferente de linhadefensiva.org. Eles poderiam inclusive ser sites completamente diferentes. Você pode até mesmo entrar em vários sites sem digitar o “www” antes do nome, pois o “www” foi apenas criado para diferenciar os servidores web, assim como o “ftp.dominio.com” é usado para diferenciar um servidor FTP que roda no mesmo servidor que o dominio.com.

Você poderia ter vários subdomínios, como por exemplo “gosto.do.dns.linhadefensiva.org”.

Referência

Se você quiser ler mais sobre o DNS, existem dois artigos muito bons, ambos em inglês:

 

Alertas no Twitter

 
Parceiro
Site Seguro

Anuncie | Termos de Uso | Politica de Privacidade | WP

Editado por Altieres Rohr. Mantido pelo Staff Linha Defensiva

Contato Geral:

English ©2004-2015 Linha Defensiva. Todos os Direitos Reservados.