Linha Defensiva

Vale a pena usar dois antivírus?

Altieres Rohr | 04/09/2006 17h34

“Gostaria de saber se posso ter mais de um antivirus, se isso causaria conflitos ou transtornos, já que não podemos ter 100% de segurança com apenas um.”

Muitos usuários instalam dois (ou mais) softwares antivírus no computador para tentar ter mais segurança, como é o caso deste leitor da Linha Defensiva que enviou sua dúvida para o Dúvida do Leitor.

É necessário deixar claro que estamos falando apenas de antivírus (AVG, McAfee, Norton, avast!, etc) e não de anti-spywares (como Ad-Aware, Spybot S&D, etc). São classes diferentes de programas e, muitas vezes, você pode querer um antivírus e um anti-spyware ou até mesmo dois anti-spywares. Com antivírus, o correto é ter apenas um software instalado na máquina.

O primeiro problema que aparece com o uso de dois antivírus no computador é a diminuição de performance. E, embora ambos os softwares estejam rodando e utilizando mais recursos do seu PC, você não estará recebendo o dobro da proteção. Isso porque os antivírus terão o registro do mesmo vírus, ou seja, um antivírus ficará rodando na maioria do tempo para nada. Só nos casos em que um antivírus falhar e não detectar a praga é que o outro será útil. Em outras palavras, ter dois antivírus no PC não vale a pena.

Também poderão ocorrer conflitos entre os softwares, dependendo quais forem os programas utilizados. O problema mais comum é que um antivírus detecte a quarentena do outro: o antivírus X detectará a quarentena do Y e moverá os arquivos infectados para a sua; quando o Y for executado, ele detectará a quarentena do X e a história se repete. Outro problema que pode ocorrer é de um antivírus travar o arquivo que foi detectado pelo outro, o que não permitirá que o arquivo seja limpo ou removido.

Teoricamente, você estará um pouco mais seguro com dois antivírus. Mas, se um antivírus não for suficiente para você manter o micro limpo, dois ou três a mais não resolverão o problema. Isso porque é muito comum que apenas poucos antivírus detectem as pragas mais novas, enquanto as pragas mais antigas são geralmente detectadas por quase todos os softwares. Não existe também um antivírus que sempre esteja a frente dos outros: todos falham, não importa quais você escolher.

É muito melhor tentar proteger o seu PC utilizando um pouco de cuidado, bom senso e práticas de navegação segura do que dois softwares antivírus, visto que o antivírus é a sua última camada de proteção e não deve ser a única, mesmo que a outra camada seja apenas a sua intuição.

Na dúvida sobre um arquivo específico, você pode utilizar os antivírus online VirusTotal e Jotti, que examinam o arquivo em diversos antivírus diferentes. Se você quiser utilizar outros antivírus online, lembre-se de desativar o seu software antes de iniciar o exame. Seja qual for o método preferido, não é necessário ter dois antivírus instalados e rodando na sua máquina para ter a proteção de múltiplos antivírus.

 

Esta matéria foi feita para responder uma dúvida de um leitor. Envie também a sua dúvida.

imprimir
Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores

  • Severino Félix

    “Só nos casos em que um antivírus falhar e não detectar a praga é que o outro será útil”

    e não é isso que queremos?

  • http://linhadefensiva.uol.com.br Altieres Rohr

    Severino Félix

    Se a praga for nova o suficiente, nenhum dos antivírus vai pegar, o que significa que ter dois antivírus não vai adiantar.

    Para as demais, ter dois antivírus apenas reduz o desempenho, sem oferecer proteção adicional.

    Para resumir, os incômodos gerados pelo uso de dois softwares antivírus são maiores do que os benefícios.

  • http://www.webaudit.com.br Marcos Depresbiteris

    Duas coisas são verdadeiras, na leitura de vossos comentários:
    a) a performance do PC cairá
    b) o que um não “pega” ou outro poderá “pegar”

    A terceira verdade:
    pragas novas, podem passar pelos dois

    A quarta, e última: importante é prevenir, que remediar!

    Assim, se puder usar, use, mesmo que a performance caia. Só para se ter uma idéia, ninguem sabe ao certo quantos tipos de virus existem, quantos são criados diariamente e, o que é pior, quanto estão em fase de desenvolvimento.

    Marcos Depresbiteris

  • LeoReis

    Mas e se eu deixar um AV rodando e o outro não. O outro eu só uso para fazer varredura, ele não vai ficar na memória… ai não tem problema né?!?

  • http://linhadefensiva.uol.com.br Altieres Rohr

    Marcos Depresbiteris

    Experiência em casos ao vivo no fórum nos diz que mesmo usuários com dois ou até mesmo três antivírus serão infectados. Existem pessoas que não usam nenhum e não são infectadas. Utilizar dois antivírus não faz parte da solução.

    Não adianta, por exemplo, utilizar dois antivírus e não atualizar o sistema porque acredita que o antivírus adicional ‘substitui’ a atualização, o firewall ou qualquer outra medida de segurança. Cada uma tem sua importância e utilizar dois antivírus apenas reforça uma delas e não o conjunto como um todo.

    LeoReis

    Nem sempre é fácil desinfectar uma praga depois que ela está na sua máquina, portanto você perderá o maior benefício do antivírus, que é detectar a praga antes que ela infecte o sistema. A maioria dos antivírus também não desfaz as mudanças feitas por um trojan, por exemplo, após desinfectá-lo, portanto o antivírus é mais importante na prevenção do que em qualquer outra coisa.

    Além disso, sempre que você precisar usar o outro antivírus, o principal deve ser desativado, o que cria uma complicação toda vez que você precisa examinar apenas um arquivo, por exemplo, no outro antivírus.

  • João Leme

    Para evitar vírus antes de tudo é necessária muita malícia.
    Um computador com sistema operacional bem atualizado e um bom antivírus dão conta do recado.
    Já usei vários antivirus e nunca tive problema com pragas de qualquer tipo.
    Acho que dois antivirus é muita perca de tempo e sacrificio do desempenho da máquina, gerar uma redundancia inútil na verificação de cada arquivo acessado é loucura…

 
 
Boletim informativo Cadastre-se e receba em seu e-mail

Anuncie | Termos de Uso | Politica de Privacidade | WP

Editado por Altieres Rohr. Mantido pelo Staff Linha Defensiva

Contato Geral:

Parceiro
Site Seguro