Assistência gratuita para remoção de vírus, malwares e outras pragas

A ÁREA REMOÇÃO DE MALWARE DA LINHA DEFENSIVA FOI ENCERRADA EM 01/06/2017. NÃO SERÃO ACEITOS NOVOS TÓPICOS. A INFORMAÇÃO ABAIXO É APENAS PARA REFERÊNCIA E REGRAS PARA OS CASOS EXISTENTES.

 

AGRADECEMOS A COMPREENSÃO


A Linha Defensiva oferece um serviço para a remoção de vírus, cavalos-de-tróia, spywares e outros códigos maliciosos e softwares indesejados. Ele funciona através do nosso fórum. Você deve criar um tópico e nos enviar certas informações em logs e, de acordo com as informações presentes nesses logs, nós poderemos lhe fornecer as instruções para remover as pragas presentes em seu sistema.

Abaixo você confere um guia passo-a-passo para criar um log e postá-lo no fórum para que possamos lhe ajudar.

Registro no fórum

Para criar um tópico é necessário que você faça um registro no fórum.

Cadastro no fórum da Linha Defensiva

Cadastro no fórum da Linha Defensiva

Depois de acessar o fórum, basta clicar no link mostrado na imagem para ser levado até a página de registro. Nessa página você deve escolher nome de usuário (nickname) e digitar o seu endereço de e-mail. Confirme os números que aparecerem e marque a caixa “Eu concordo” e então clique em Cadastrar. Se você preferir, pode fazer login com sua conta do Facebook, clicando no ‘F’.

Depois disso você deve checar o seu e-mail para receber o e-mail de validação. O e-mail de validação possui um link que você deve acessar para confirmar o seu cadastro no fórum.

Nota: Se você não receber o seu e-mail de confirmação dentro de 6 horas, envie um e-mail para geral@linhadefensiva.com.br com o nome de usuário escolhido e diga que você não recebeu o e-mail de validação.

Cadastros feitos com integração pelo Facebook não necessitam de validação. Se você é capaz de postar no fórum, seu cadastro já está validado.

Depois de validar o seu cadastro, basta clicar no link login e digitar o seu usuário e a sua senha para entrar no fórum.

Criando o Tópico e um Log

Novo Tópico

Depois de terminar o registro, você deve acessar o fórum Remoção de Malware na lista de fóruns e clicar no botão Novo Tópico (se estiver com dificuldade para achar esse botão, veja aqui; se preferir ir direto para a tela, clique aqui). A tela para criar um novo tópico será exibida.

Você deve digitar um Título do tópico e uma mensagem explicando resumidamente o problema que você tem.

Para terminar, você deverá criar o log, que depende outras ferramentas. Para isso, siga atentamente esses passos:

  1. ZA-Scan
    1. Clique aqui para fazer o download do ZA-Scan.exe. Salve-o diretamente na área de trabalho
    2. Rode o ZA-Scan clicando duas vezes sobre ele
    3. Quando o exame terminar, o bloco de notas abrirá.
    4. No Bloco de Notas, clique em Arquivo > Salvar. Salve o arquivo como “za-scan” na sua Área de Trabalho.
  2. MbrScan
    1. Baixe MbrScan.exe  para sua Área de Trabalho
    2. Dê um duplo-clique para executar a ferramenta. Clique no botão Scan. Ao final do exame clique no botão Report. Abrirá um bloco de notas com o resultado do exame. É salvo na Área de Trabalho com o nome de MbrScan.log.
  3. Farbar Scanner
    1. Baixe Farbar Service Scanner e salve na área de trabalho. Execute a ferramenta.
    2. Além da “caixa” Internet Services que já vem marcada, marque também:
      • Windows Firewall
      • System Restore
      • Security Center/Action Center
      • Windows Update
      • Windows Defender
    3. Clique em Scan e aguarde o exame acabar. Ao final será gerado um arquivo chamado FSS.txt que é salvo na mesma pasta em que está o FSS, ou seja, na Área de Trabalho.
  4. Postando os relatórios
    1. Neste passo, você deve ter os arquivos ZA-Scan.txt, FSS.txt e MbrScan.log em sua Área de Trabalho. Observe que as terminações (.txt e .log) podem estar invisíveis. Não tem problema.
    2. Volte para seu navegador web. Você deve estar com a tela do tópico aberta. Vá até o final da caixa e procure a área “Anexar Arquivos”.

      Área para anexo de arquivos

      Área para anexo de arquivos

    3. Aqui, há duas maneiras de proceder.
      1. Maneira 1: Clique no botão ao lado da caixa (“Selecionar arquivo”, na imagem acima, mas o texto pode variar dependendo do arquivo). Escolha um dos 3 arquivos criados na sua área de trabalho (ZA-Scan, FSS e MbrScan). Clique em “Anexar Arquivo”. Repita o processo para os outros dois arquivos
      2. Maneira 2: Clique no texto “Use o sistema avançado que permite…”. A página vai recarregar e aparecer um botão chamado “Escolha os arquivos”. Clique nesse botão, vá à Área de Trabalho e selecione os 3 arquivos de uma só vez (segure a tecla CTRL e clique em cada um deles, ou faça uma “caixa” selecionando os 3 arquivos). Confirme e os arquivos serão enviados.
    4. Clique no botão Criar novo tópico para confirmar a criação do novo tópico
    5. Depois você verá o tópico postado. É recomendado que você configure essa página como sua página inicial ou coloque nos favoritos para monitorar respostas ao seu tópico

Tudo que você deve fazer agora é esperar até que alguém responda o seu tópico.

Caso você tenha dificuldade com algum desses passos, veja este vídeo. O vídeo está desatualizado (não possui as instruções para o ZA-Scan), mas algumas tarefas, como a postagem no fórum e o anexo dos logs, permanecem idênticas. A única diferença é que você baixará o ZA-Scan no lugar da ferramenta HijackThis.

Respostas

Editor-Chefe
Editor
Coordenador
Análise e Resposta a Incidentes de Segurança
Especialista
Profissional
Assistente
Grupo de Estudo

É de extrema importância que você não responda o seu tópico até que algum membro autorizado o responda. Membros autorizados possuem um dos ícones mostrados ao lado. Se o seu tópico for respondido por uma pessoa que não possui um desses ícones, imediatamente entre em contato com uma das pessoas na equipe de moderação.

Quando os ajudantes autorizados procuram tópicos para responder, eles acessam os tópicos que não têm resposta. Se o seu tópico já tiver respostas feitas por algum membro do fórum que não é autorizado, seu tópico não será encontrado pelos membros autorizados e portanto não será respondido.

Responder

Quando um membro autorizado lhe passar algumas instruções, você deverá utilizar o botão Responder, enquanto visualiza o seu tópico, para informar os resultados, independetemente se tudo deu certo ou ocorreu algum erro. É sempre indispensável que você informe tudo o que ocorreu enquanto seguia as instruções passadas.

Sem resposta?

Se o tópico que você criou está sem resposta há mais de 5 dias, você deve entrar em contato com alguém da moderação ou criar um novo tópico, dependendo do caso. Existe tópico no fórum que explica os prazos. Note que você também deve manter seu tópico ativo com respostas.

Regras

Nenhuma contribuição monetária é repassado aos voluntários que constituem os grupos autorizados. Eles respondem pelo simples prazer de ajudar os outros. Portanto, os mesmos não possuem a obrigação de responder todos os tópicos postados, então trate o serviço como um privilégio e não como um direito.

Sendo assim, é importante que você siga essas regras para que nós possamos lhe ajudar:

  1. Seja educado e lembre-se de que esse é um auxílio prestado sem nenhuma garantia. Falta de respeito para com o assistente não será tolerada. Os voluntários têm o direito de negar a prestação do auxílio caso se sintam ofendidos com comentários ou exigências que tratarem a ajuda como direito ao invés de privilégio.
  2. O serviço gratuito de remoção de malware visa atender apenas o usuário doméstico. Logs de computadores corporativos, mesmo que de uso particular, não serão analisados. Neste caso consulte o departamento de suporte da empresa.
  3. Cada usuário tem direito a apenas 1 log por mês. O objetivo da limitação é incentivar que o usuário infectado busque medidas de proteção ao invés de sempre voltar aqui toda vez que é infectado.
  4. De acordo com a regra acima, não é permitido que você tenha mais de 1 tópico ativo na área Remoção de Malware. Tópicos arquivados e nos casos resolvidos também contam. A contagem de 1 mês é feita após o fechamento do tópico, ou seja, você precisa esperar 1 mês a partir do fechamento do seu tópico para poder abrir um novo.
  5. Não envie MPs (Mensagems Privadas) para usuários do fórum pedindo ajuda. A prática de enviar este tipo de MP para vários usuários é considerada spam, que pode acarretar no banimento de quem as enviar.
  6. Não poste um mesmo log postado no fórum Linha Defensiva em outros fóruns. As instruções recebidas nos dois fóruns podem ser incompatíveis, causar problemas e fazer algum assistente gastar seu tempo inutilmente. Como regra geral, todo log postado na Linha Defensiva que for duplicado em outro fórum será removido.
  7. Seja paciente e dê continuidade ao seu tópico, respondendo todas as perguntas feitas pelos Assistentes e não tenha pressa. Seu retorno é muito importante para quem lhe ajuda.
  8. Caso decida solicitar a ajuda da Linha Defensiva, não tente realizar sozinho nenhum procedimento de limpeza. Em especial, não execute por conta própria ferramentas utilizadas no fórum Remoção de Malware. O uso indevido de algumas ferramentas poderá danificar o seu computador ou, no mínimo, remover parcialmente os sinais de uma infecção que serviriam de informação ao analista. A equipe não será responsabilizada por consequências resultantes de uso indevido e/ou não-informado das ferramentas.

Em postagens na área Remoção de Malware, essas regras valem como as regras gerais do Fórum, como consta na regra 2.4

Outras áreas do fórum

Somente a área Remoção de Malware é que funciona com as regras descritas acima. As dúvidas presentes nas demais áreas do fórum não possuem um limite de tempo para resposta e podem ser respondidas por qualquer usuário, inclusive você.

Qualquer dúvida, basta criar o tópico na área Remoção de Malware da forma que você conseguir, que o responsável pelo seu tópico irá lhe ajudar a criar um log e passar as demais instruções.

Todos os membros do fórum, inclusive os participantes da área Remoção de Malware, são voluntários. Procure entender caso algum membro demore a responder o seu tópico ou seu caso leve um certo tempo para ser resolvido. Lembre-se que o serviço oferecido é 100% gratuito.